A busca da felicidade



A busca da felicidade

Só se pode buscar aquilo que se conhece!
Na sociedade contemporânea tem sido comum deparar-se com pessoas criando e recriando situações que lhes favoreçam bem estar social e pessoal. Valendo-se de situações inusitadas, adotam atitudes e comportamentos dos quais possam extrair um mínimo de paz. Mesmo assim, acabam por confundir seus anseios ao fixar os momentos de felicidade nos prazeres do corpo ou do poder. É que muitas vezes o termo felicidade tem sido confundido com satisfação de prazer. Com efeito, há pessoas que estão à mira das indagações sobre o que seja realmente felicidade, se ela existe de fato; se há pessoas felizes sempre, todos os dias, enfim, os questionamentos divagam.
Na verdade, não existe uma prescrição sobre os passos para a felicidade, visto estar ela relacionada a um estado de espírito. Porém há situações voluntárias ou involuntárias que nos reportam a momentos nos quais a vivenciamos ou não. Desta forma a questão da felicidade acaba desembocando no relativismo predisposta a oscilações mediante predisposições internas inerentes ao ser humano.
É sabido por muitos que embora os avanços tecnológicos estejam bem presentes massificando-se cada vez mais e arrastando consigo a globalização com inovações surpreendendo a cada dia, mesmo assim não conseguem preencher as lacunas infalíveis que caracterizam o ser humano. As pessoas estão sempre insatisfeitas com os fatos, os acontecimentos, as buscas e procuras, os erros e acertos, enfim... Essas insatisfações abrem lacunas para a infelicidade já que algo precisa ser preenchido e esse preenchimento se dá muitas vezes ate com o inesperado, o inespecífico, com algo que aos olhos de tantos poderia ate ser insignificante.

Em que consiste a busca da felicidade
Há sem dúvidas um desejo imenso na humanidade de ser feliz, de encontrar-se com a felicidade e caminhar em parceria com ela. É como se estivéssemos sempre à espreita do tesouro escondido. Empreendemos boa parte de nossa vida em busca deste sentimento. Às vezes acertamos, às vezes não e ate nos decepcionamos quando nos prendemos a fatores externos como: posse de casa, de carro novo ou de cargo que julgamos importante. Porem a verdadeira felicidade consiste na satisfação com o que temos ou não; com a autoaceitação compreendendo-nos como seres capazes e limitados. Consiste também no compartilhar valores numa atitude gratuita sem espera de retornos. Consiste em semear a paz permitindo brilhar um novo sol sobre nós e os que nos rodeiam, lembrando que a fonte da felicidade habita dentro de cada um de nós e floresce quando partilhada com nossos semelhantes. "È como espalhar perfume sobre os outros, sempre algumas gotas cairão sobre nós mesmos. É como afirmou Maxwell : "A felicidade é um bem que se multiplica ao ser dividido."


Algumas dicas para o leitor ( buscar a felicidade)

Se chover, seja feliz com a água que molha os campos, sacia a terra sedenta e faz florescer a relva;
Se fizer sol, seja feliz aproveitando seus raios que clareiam e aquecem descortinando a muralha da escuridão;
Se houver flores em seu jardim, seja feliz, curtindo a beleza, o perfume e a ornamentação do ambiente;
Se encontrar pedras no caminho, seja feliz ao saber ultrapassá-las reconhecendo-as como parte de uma frutífera caminhada;
Se, portanto encontrar dor, alegria e dúvidas, seja feliz porque tudo isso constitui o sentido de estar vivo.
Procure fazer sempre da sua vida um hino de louvor ao Criador mesmo se estiver alegre ou triste, com saúde ou enfermo, só assim poderá provar por mais vezes o sabor de ser feliz, já que é dentro de si que a felicidade habita e se apresenta de várias faces perante seus anseios. E pense com Carl Jung: "A felicidade perderia seu significado se não fosse equilibrada pela tristeza" Nesse sentido afirma o salmista: "Os que semeiam entre lágrimas com alegria ceifarão."...
Os momentos de alegria refletem nos momentos de felicidade! E os de tristeza, também não influenciam nesse processo? O que você acha?

Valdina Germano Soares
Graduada em letras pela UFCG. Especialista em Metodologia do ensino pelo CESSF lato sensu. Teologia para Leigos FAFIC. Professora de Língua e literatura e Ensino Religioso na Escola Cristiano Cartaxo- Cajazeiras- PB

Autor: Valdina Germano Soares


Artigos Relacionados


Ser Feliz Ou Estar Feliz

Deus

Em Busca Da Felicidade

Felicidade

Alegria E Felicidade

Hoje É AniversÁrio Do Mundo

Ser Feliz