Dificuldades na Escrita







Dificuldades na Escrita


Porque será que tantas crianças possuem dificuldades na escrita? E falar bem quer dizer escrever bem?E falar errado no que interfere?
As escolas públicas no Brasil seguem projetos pedagógicos que algumas vezes não estão adequados a realidade sócio-cultural das crianças, isso interfere no aprendizado,pois não atinge aos objetivos adequados para a alfabetização.
Os educandos trazem consigo a falta de contato com livros,revistas, jornais e uma boa alimentação tão necessárias ao desenvolvimento físico e cognitivo do ser humano. Esses na maioria das vezes filhos de pais analfabetos, que não conseguem ajudá-los na orientação de tarefas em leitura e escrita.
Ao fazerem parte desta realidade essas crianças, quando aprendem a falar não sabem pronunciar corretamente certas palavras e acabam por não receber o auxílio adequado ao redigir pequenos textos ou até mesmo frases.
E como poderão escrever com menor quantidade de erros possíveis.O exercício constante de leitura e escrita fazem com que estas crianças ampliem seu vocabulário e façam sua auto-correção.
Ao falar são emitidos sons,e ao emiti-los eles podem sair com trocas de letras,com ausência delas ou sem concordância nas frases,cabe ao professor ou adulto responsável fazer essa intervenção.
Para realizar a escrita pensamos nas palavras que serão compostas ,depois nas sílabas que constituem essa determinada palavra,em seguida nas letras que serão usadas para formarem as sílabas e consequentemente a palavra estará formada.Isso acontece automaticamente com o nosso cérebro depois que somos alfabetizados.
É comum saber que aqueles leitores fluentes possuem uma boa escrita ortográfica ,mas nem sempre quer dizer que ele se apropriou das regras determinadas pelas convenções da escrita.
Se o educando ler e fala corretamente, entende-se então que ele é possuidor de uma capacidade adequada para a escrita perfeita.
Jaime Luiz Zorzi no livro "Aprendizagem e Distúrbios da Linguagem Escrita" pág.34 escreveu:"a partir do momento em que a criança atinge o nível alfabético,para que possa dominar a ortografia ela deverá entre outras coisas, vir a compreender que um mesmo som pode ser escrito por diferentes letras, ou que uma mesma letra pode representar sons diversos".
Então o professor deverá fazer intervenções em cima das dificuldades de apropriação da ortografia, afinal, se o aluno ler, compreende, interpreta e escreve, atua e modifica o seu meio.



Autor: Régia Patricia Da Silva Mota


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