LER E SE ENVOLVER



GESTARII- PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR





Juliana Cordeiro de Lima e Carvalho Santos











LER E SE ENVOLVER



























Candeal,
Novembro de 2009.


GESTARII- PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR

COLÉGIO ESTADUIAL JOSÉ RUFINO








LER E SE ENVOLVER




































Candeal,
Novembro de 2009.
SUMÁRIO


1 Problemática.....................................................................................................3


2 Temática...........................................................................................................3


3 Justificativa.......................................................................................................4


4 Fundamentação teórica....................................................................................5


5 Objetivos..........................................................................................................8


6 Metodologia......................................................................................................9


7 Conteúdos.......................................................................................................10


8 Cronograma....................................................................................................11


9 Avaliação........................................................................................................12


10 Referências...................................................................................................13

















1 PROBLEMÁTICA


O que os professores do Colégio Estadual José Rufino no município de Candeal-BA podem fazer para sensibilizar os estudantes do ensino fundamental a buscarem soluções coletivas para a falta de interesse pela leitura?



2 TEMÁTICA


Os professores do Colégio Estadual José Rufino no Município de Candeal-BA, por meio de atividades que sensibilizem os estudantes, para as questões do tema proposto, irão desenvolver atividades educativas mencionando a necessidade de soluções imediatas de âmbito pessoal e comunitário a fim de incentivar à leitura com o intuito de instigar, de forma lúdica e agradável através do ler e ouvir histórias possibilitando ao sujeito desenvolver sua sensibilidade, seu gosto artístico, como também ampliar sua maneira de ver e entender o mundo. Partindo daí, surgiu a idéia de aventurá-los no mundo da leitura, mas com o propósito de ler com prazer, gosto, estimulando, então, o pensamento crítico e criativo e tentar sanar a idéia de que "ler é muito chato". O projeto será desenvolvido com os alunos da 5ª série do colégio Estadual José Rufino- Candeal-BA.
4













3 JUSTIFICATIVA

Este projeto de leitura é importante e necessário por se configurar como elemento fundamental para contribuir para a emancipação do sujeito, tornando-o um cidadão mais consciente, com uma visão mais ampla do mundo, e ajudando-o na transformação de si e da realidade em que vive.
Sabendo-se que a leitura faz parte de nossas vidas, é primordial que a Escola continue auxiliando e aperfeiçoando o gosto e o prazer pela mesma.
É através da leitura que se forma cidadãos críticos e seletivos em busca de um melhor aprendizado sócio-cultural. É de vital importância que todo o corpo docente e discente esteja envolvido para um melhor êxito, a fim de despertar o gosto pela leitura e contribuir para a formação de leitores. É necessário envolver e estimular nossos alunos, para que possam desenvolver habilidades de leitura, escrita e oralidade
Entende-se, também, que as diferentes formas de leitura e comunicação estimulam a expressão oral e escrita, desenvolvem a criatividade e a imaginação, provocando diálogos e discussões.
Sabendo que o aluno tem pouco contato com a leitura em seu ambiente familiar e apresenta, na escola, dificuldades de aprendizagem decorrentes dessa carência, faz-se então necessária a realização de um trabalho que desperte o gosto e o hábito da leitura, condição indispensável ao desenvolvimento social e à realização individual do educando.
A idéia foi concebida a partir da inquietação que nos atormentava em relação à falta de interesse da maioria de nossos alunos pela leitura, por desconhecerem o ato de ler por prazer e com prazer.




5

4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA


Este projeto de leitura é importante e necessário por se configurar como elemento fundamental para contribuir para a emancipação do sujeito, tornando-o um cidadão mais consciente, com uma visão mais ampla do mundo, e ajudando-o na transformação de si e da realidade em que vive.
Sabendo-se que a leitura faz parte de nossas vidas, é primordial que a Escola continue auxiliando e aperfeiçoando o gosto e o prazer pela mesma.
É através da leitura que se forma cidadãos críticos e seletivos em busca de um melhor aprendizado sócio-cultural. É de vital importância que todo o corpo docente e discente esteja envolvido para um melhor êxito, a fim de despertar o gosto pela leitura e contribuir para a formação de leitores. É necessário envolver e estimular nossos alunos, para que possam desenvolver habilidades de leitura, escrita e oralidade.
Sabendo que o aluno tem pouco contato com a leitura em seu ambiente familiar e apresenta, na escola, dificuldades de aprendizagem decorrentes dessa carência, faz-se então necessária a realização de um trabalho que desperte o gosto e o hábito da leitura, condição indispensável ao desenvolvimento social e à realização individual do educando.
A idéia foi concebida a partir da inquietação que nos atormentava em relação à falta de interesse da maioria de nossos alunos pela leitura, por desconhecerem o ato de ler por prazer e com prazer.
A leitura não é uma habilidade que se desenvolva por decreto, lei ou ordem, mas, sim, uma habilidade que envolve a decisão do leitor. Ler por obrigação, sem curtir o texto, só para cumprir um dever escolar, longe de criar leitores, pode até "vacinar os alunos contra o hábito de ler". Cada história é o que lemos o que escutamos, principalmente, o que sentimos. Dentro desse pressuposto desenvolveremos o Projeto " Ler e se envolver"
O reforço à leitura e à escrita neste, visa ensinar e dar condições ao alunado para que se aproprie do conhecimento historicamente construído e se insira nessa construção, como produtor de novos conhecimentos, favorecendo seu crescimento cultural, intelectual, artístico e social, enquanto cidadão dinâmico, participativo e leitor da realidade.
É inegável a importância da leitura na formação dos indivíduos, no seu aperfeiçoamento e no exercício pleno da cidadania. A partir do momento em que o aluno se torna capaz de atribuir um sentimento às palavras e de construir uma concepção de mundo a partir da compreensão, análise e crítica do que é lido, a leitura passa a ter um significado mais amplo.


Para Ziraldo (19980

"...A leitura deveria ser, para o adolescente, tão boa como comer um doce de coco. A leitura tem que ser uma coisa doce, e não algo imposto.(...) Quem não lê como criança, não vai ler como adulto.


O aluno através da leitura entra em contato com as diversas formas de conhecimento, mas é via leitura que é introduzido no mundo do imaginário, desenvolvendo sua sensibilidade, seu gosto pela leitura e ampliando sua maneira de ver e de entender o mundo.
Leitura não se restringe ao ato de ler livros, mas também de ler jornais, revistas, filmes, quadros, charges e outros textos. Os projetos advindos deste, terão a liberdade de escolha sobre os gêneros e os tipos de texto a serem usados para o desenvolvimento do seu projeto. O importante é criar espaços no sentido de desenvolver o gosto pela leitura.
Não se forma bons leitores se eles não têm um contato íntimo com os livros. Há inúmeras maneiras de fazer isso. O importante é o material escrito apresentado aos alunos seja interessante e desperte o desejo e a curiosidade.
A escola deve insistir e usar dos mais diversos recursos para desenvolver o gosto pela leitura, pois a capacidade de ler e compreender o que é lido estão intimamente relacionados ao nível de conhecimento que o aluno pode apresentar no seu desempenho dentro e fora do ambiente escolar. O prazer da descoberta de outros mundos e de outras linguagens só ocorre na medida em que for possível ao leitor desvendar o seu próprio meio em que vive.
A leitura é o principal aspecto constituinte do pensamento crítico. O bom leitor é capaz de relacionar as intenções comunicativas impostas no discurso entre o sujeito que produz o artigo com os outros que o recebem, pois o texto só existe quando há comunicação, interpretação entre produtor e o público que se pretende atingir.
De acordo com ZOTZ A leitura pode ser prazerosa e, muitas vezes, representa uma forma de lazer:

" E que prazer gostoso é esse de ler um bom livro! Capaz de levar-nos ao riso e à tristeza, de tornar-nos íntimos e velhos conhecidos de seus personagens, de fazer-nos acompanhar gulosos e sedentos seu enredo, de transportar-nos a outros mundos, de dar vida aos sonhos"


"Um país se faz com homens e com livros", escreveu Monteiro Lobato. Nas entrelinhas pode-se entender que as nações necessitam de grandes idéias, de pessoas que saibam pensar, pois, a leitura é um processo contínuo
de aprendizagem, uma fonte inesgotável de conhecimentos que ajudam a perceber o mundo, propiciando o crescimento interior e oportunizando a vivência das mais diferentes emoções.
Dentre as experiências de vida das pessoas, a leitura aparece como uma das mais adequadas para fazê-las viajar, conhecer e encontrar sentido na vida. Este sentido vem, em grande parte, do conhecimento e do modelo que a família passa na infância. Estimular o apreço pelo livro e pela literatura é despertar também o interesse pela informação.
As Teorias da Leitura oferecem várias maneiras de se ler um texto, mas a leitura vai depender de como se lê e do momento histórico do discurso.
"Os verdadeiros analfabetos são os que aprenderam a ler e não lêem" (QUINTANA, Mário). Essa capacidade de formar um leitor, está ligada à diversidade de leitura, um bom leitor não é aquele que lê muitas vezes o mesmo tipo de texto, mas é aquele que lê diversos tipos de texto com profundidade. Cada vez que se lê o mesmo texto, certamente se terá novas interpretações dentro do momento histórico da leitura.
A literatura é algo sempre em movimento, que exige um trabalho ativo e criador da parte do leitor. É preciso que haja uma interação constante entre as duas partes, texto e leitor, para que haja literatura. E essa interação se realiza através do ato de leitura.
De acordo com Iser, as obras permanecem mas as interpretações que lhes damos variam pois, cada vez que há leitura, há atribuição de sentido (1996, p.54). Se por leitura deve-se entender a interação entre o texto e o sujeito, pode-se deduzir que o contexto histórico, cultural e social modificam as perspectivas e as representações que definem o ato de ler. Assim, o efeito estético, ou a beleza, resulta do prazer que o sujeito que recebe a obra experimenta ao responder aos apelos contidos na sua estrutura formal, atualizando as potencialidades inscritas na forma do texto, captando a sua indeterminação, preenchendo os seus vazios.


8
5 OBJETIVOS



5.1 OBJETIVO GERAL


Despertar o gosto de ler nos alunos e, consequentemente, formar alunos capazes de interpretar bem o que lêem, de se expressar corretamente e elevar o nível de aprendizagem do alunado nas diversas áreas do conhecimento.


5.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

A proposta de se trabalhar com o tema "ler e se envolver" inserida numa perspectiva mais ampla do tema, tem como objetivos:
§ Compreender a leitura e suas diferentes dimensões;
§ Estimular o educando a prática da leitura, despertando assim, a imaginação, a criatividade e a fantasia e o prazer de ler;
§ Formar leitores críticos e reflexivos;
§ Estimular de forma criativa, a formação do hábito de leitura e escrita, explorando a intertextualidade através da leitura de contos infantis, fábulas e outros;
§ Propiciar o contato com diferentes tipos de leituras;
§ Exercitar a habilidade de falar em público;
§ Desenvolver a oralidade;
§ Construir textos escritos e textos orais;
§ Exercitar a reescrita da história dos livros;
§ Estimular a convivência em grupo.




9
6 METODOLOGIA

Esta pesquisa será de natureza qualitativa que é utilizada para descrever e analisar características de experiências vividas. Inicialmente será feita uma pesquisa bibliográfica que fornecerá bagagem teórica, assim como auxiliará na escolha do método mais apropriado. Em seguida, assumirá caráter exploratório por fornecer uma visão geral acerca do tema, voltada para o desenvolvimento do aluno leitor.
A pesquisa assume uma postura questionadora e reflexiva para mediar e organizar a interconexão de conhecimentos, procurando envolver e sensibilizar os alunos a respeito da prática da leitura.
Inicialmente será proposto o uso de imagens de sensibilização, apresentação de vídeos gerando reflexões, cartazes para mobilizar e envolver toda a comunidade escolar a participar do projeto.
Durante o evento "Ler e se envolver", realizado no auditório da escola, foi montada uma exposição de obras literárias adquiridas pela escola, além de atividades como contação de histórias e exposição de trabalhos literários desenvolvidos durante o projeto. Os livros são apresentados a partir da exposição com stander de livros, fotos, ficha técnica dos livros. Os alunos produziriam pôsteres e apresentariam suas produções. Este momento aconteceria durante a I Unidade do ano letivo de 2010.
Durante a II Unidade, como estratégia no processo de produção, serão apresentados livros que foram escolhidos de acordo com o interesse e maturidade dos alunos. As leituras foram de estilos variados: prosa, verso, teatro, possibilitando aos estudantes o convívio variados tipos de leituras.
A primeira etapa foi Leitura individual Após esta leitura, os alunos contarão aos colegas, de forma criativa e lúdica a historia de seu livro.
Como culminância acontecerá a leitura coletiva. A classe será dividida em grupos que lerão o mesmo livro, em seguida apresentarão a história do livro lido, através de peças teatrais, fantoches, HQ, maquetes no pátio da escola.


10
7 CONTEÚDOS


Leitura e interpretação;
Intertextualidade;
Tipologia textual;
Ortografia;
Narrativa;
Poesia;
Reconto;
Gêneros Textuais;
Linguagem oral;
Caligrafia.























11

8 CRONOGRAMA



ATIVIDADES PERÍODO
2010

I UNIDADE II UNIDADE
Atividades de sensibilização com o público através de imagens e cartazes e músicas. X
Visitação à biblioteca para critérios de escolha

X
Conhecimento prévio da obra: leitura do resumo, elaboração de ficha técnica da obra.

X
Proposição e revisão para preparação do stand: Cartazes, Fotografias, ficha técnica, folders, convites, faixas e etc.
Exposição de obras literárias seguida de contação de histórias exibidos no stander.
X
II Feira do livro itinerante: Stand de literatura.
X

Leitura individual e coletiva pelos alunos seguida de elaboração e revisão do texto.

X
Preparação de figurino, cenário e
ensaios.
X
Culminância: Festival de contação de histórias: apresentação dos livros pelos grupos através de peças teatrais, prosa, verso etc.

X







12
9 AVALIAÇÃO


A avaliação ocorre durante todo o processo, a partir da observação direta das atitudes do aluno-leitor no seu cotidiano.
Serão solicitados relatórios sobre as atividades propostas, bem como uma avaliação em relação ao aspecto atitudinal do hábito de leitura.
Análise dos textos produzidos, peças teatrais, atitudes de socialização e participação durante o evento.
























REFERÊNCIAS

BARROS, Aidil de J.P. de; LEHFELD, N.A. de S. Projeto de Pesquisa: propostas metodológicas. Ed. Petrópolis: Vozes, 1999

ISER, Wolfgang. O ato da leitura: uma teoria do efeito estético.
São Paulo : 34,1996, v.1.

ZOTZ, Werner e tal. Livro que te quero livre. Rio de Janeiro, Editora Nórdica

ZIRALDO, Mundo Jovem, abril/1998:.

http://www.minc.gov.br/textos/olhar/literaturainfantil.htm


























GESTARII- PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR





Juliana Cordeiro de Lima e Carvalho Santos











LER E SE ENVOLVER



























Candeal,
Novembro de 2009.


GESTARII- PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR

COLÉGIO ESTADUIAL JOSÉ RUFINO








LER E SE ENVOLVER




































Candeal,
Novembro de 2009.
SUMÁRIO


1 Problemática.....................................................................................................3


2 Temática...........................................................................................................3


3 Justificativa.......................................................................................................4


4 Fundamentação teórica....................................................................................5


5 Objetivos..........................................................................................................8


6 Metodologia......................................................................................................9


7 Conteúdos.......................................................................................................10


8 Cronograma....................................................................................................11


9 Avaliação........................................................................................................12


10 Referências...................................................................................................13

















1 PROBLEMÁTICA


O que os professores do Colégio Estadual José Rufino no município de Candeal-BA podem fazer para sensibilizar os estudantes do ensino fundamental a buscarem soluções coletivas para a falta de interesse pela leitura?



2 TEMÁTICA


Os professores do Colégio Estadual José Rufino no Município de Candeal-BA, por meio de atividades que sensibilizem os estudantes, para as questões do tema proposto, irão desenvolver atividades educativas mencionando a necessidade de soluções imediatas de âmbito pessoal e comunitário a fim de incentivar à leitura com o intuito de instigar, de forma lúdica e agradável através do ler e ouvir histórias possibilitando ao sujeito desenvolver sua sensibilidade, seu gosto artístico, como também ampliar sua maneira de ver e entender o mundo. Partindo daí, surgiu a idéia de aventurá-los no mundo da leitura, mas com o propósito de ler com prazer, gosto, estimulando, então, o pensamento crítico e criativo e tentar sanar a idéia de que "ler é muito chato". O projeto será desenvolvido com os alunos da 5ª série do colégio Estadual José Rufino- Candeal-BA.
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3 JUSTIFICATIVA

Este projeto de leitura é importante e necessário por se configurar como elemento fundamental para contribuir para a emancipação do sujeito, tornando-o um cidadão mais consciente, com uma visão mais ampla do mundo, e ajudando-o na transformação de si e da realidade em que vive.
Sabendo-se que a leitura faz parte de nossas vidas, é primordial que a Escola continue auxiliando e aperfeiçoando o gosto e o prazer pela mesma.
É através da leitura que se forma cidadãos críticos e seletivos em busca de um melhor aprendizado sócio-cultural. É de vital importância que todo o corpo docente e discente esteja envolvido para um melhor êxito, a fim de despertar o gosto pela leitura e contribuir para a formação de leitores. É necessário envolver e estimular nossos alunos, para que possam desenvolver habilidades de leitura, escrita e oralidade
Entende-se, também, que as diferentes formas de leitura e comunicação estimulam a expressão oral e escrita, desenvolvem a criatividade e a imaginação, provocando diálogos e discussões.
Sabendo que o aluno tem pouco contato com a leitura em seu ambiente familiar e apresenta, na escola, dificuldades de aprendizagem decorrentes dessa carência, faz-se então necessária a realização de um trabalho que desperte o gosto e o hábito da leitura, condição indispensável ao desenvolvimento social e à realização individual do educando.
A idéia foi concebida a partir da inquietação que nos atormentava em relação à falta de interesse da maioria de nossos alunos pela leitura, por desconhecerem o ato de ler por prazer e com prazer.




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4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA


Este projeto de leitura é importante e necessário por se configurar como elemento fundamental para contribuir para a emancipação do sujeito, tornando-o um cidadão mais consciente, com uma visão mais ampla do mundo, e ajudando-o na transformação de si e da realidade em que vive.
Sabendo-se que a leitura faz parte de nossas vidas, é primordial que a Escola continue auxiliando e aperfeiçoando o gosto e o prazer pela mesma.
É através da leitura que se forma cidadãos críticos e seletivos em busca de um melhor aprendizado sócio-cultural. É de vital importância que todo o corpo docente e discente esteja envolvido para um melhor êxito, a fim de despertar o gosto pela leitura e contribuir para a formação de leitores. É necessário envolver e estimular nossos alunos, para que possam desenvolver habilidades de leitura, escrita e oralidade.
Sabendo que o aluno tem pouco contato com a leitura em seu ambiente familiar e apresenta, na escola, dificuldades de aprendizagem decorrentes dessa carência, faz-se então necessária a realização de um trabalho que desperte o gosto e o hábito da leitura, condição indispensável ao desenvolvimento social e à realização individual do educando.
A idéia foi concebida a partir da inquietação que nos atormentava em relação à falta de interesse da maioria de nossos alunos pela leitura, por desconhecerem o ato de ler por prazer e com prazer.
A leitura não é uma habilidade que se desenvolva por decreto, lei ou ordem, mas, sim, uma habilidade que envolve a decisão do leitor. Ler por obrigação, sem curtir o texto, só para cumprir um dever escolar, longe de criar leitores, pode até "vacinar os alunos contra o hábito de ler". Cada história é o que lemos o que escutamos, principalmente, o que sentimos. Dentro desse pressuposto desenvolveremos o Projeto " Ler e se envolver"
O reforço à leitura e à escrita neste, visa ensinar e dar condições ao alunado para que se aproprie do conhecimento historicamente construído e se insira nessa construção, como produtor de novos conhecimentos, favorecendo seu crescimento cultural, intelectual, artístico e social, enquanto cidadão dinâmico, participativo e leitor da realidade.
É inegável a importância da leitura na formação dos indivíduos, no seu aperfeiçoamento e no exercício pleno da cidadania. A partir do momento em que o aluno se torna capaz de atribuir um sentimento às palavras e de construir uma concepção de mundo a partir da compreensão, análise e crítica do que é lido, a leitura passa a ter um significado mais amplo.


Para Ziraldo (19980

"...A leitura deveria ser, para o adolescente, tão boa como comer um doce de coco. A leitura tem que ser uma coisa doce, e não algo imposto.(...) Quem não lê como criança, não vai ler como adulto.


O aluno através da leitura entra em contato com as diversas formas de conhecimento, mas é via leitura que é introduzido no mundo do imaginário, desenvolvendo sua sensibilidade, seu gosto pela leitura e ampliando sua maneira de ver e de entender o mundo.
Leitura não se restringe ao ato de ler livros, mas também de ler jornais, revistas, filmes, quadros, charges e outros textos. Os projetos advindos deste, terão a liberdade de escolha sobre os gêneros e os tipos de texto a serem usados para o desenvolvimento do seu projeto. O importante é criar espaços no sentido de desenvolver o gosto pela leitura.
Não se forma bons leitores se eles não têm um contato íntimo com os livros. Há inúmeras maneiras de fazer isso. O importante é o material escrito apresentado aos alunos seja interessante e desperte o desejo e a curiosidade.
A escola deve insistir e usar dos mais diversos recursos para desenvolver o gosto pela leitura, pois a capacidade de ler e compreender o que é lido estão intimamente relacionados ao nível de conhecimento que o aluno pode apresentar no seu desempenho dentro e fora do ambiente escolar. O prazer da descoberta de outros mundos e de outras linguagens só ocorre na medida em que for possível ao leitor desvendar o seu próprio meio em que vive.
A leitura é o principal aspecto constituinte do pensamento crítico. O bom leitor é capaz de relacionar as intenções comunicativas impostas no discurso entre o sujeito que produz o artigo com os outros que o recebem, pois o texto só existe quando há comunicação, interpretação entre produtor e o público que se pretende atingir.
De acordo com ZOTZ A leitura pode ser prazerosa e, muitas vezes, representa uma forma de lazer:

" E que prazer gostoso é esse de ler um bom livro! Capaz de levar-nos ao riso e à tristeza, de tornar-nos íntimos e velhos conhecidos de seus personagens, de fazer-nos acompanhar gulosos e sedentos seu enredo, de transportar-nos a outros mundos, de dar vida aos sonhos"


"Um país se faz com homens e com livros", escreveu Monteiro Lobato. Nas entrelinhas pode-se entender que as nações necessitam de grandes idéias, de pessoas que saibam pensar, pois, a leitura é um processo contínuo
de aprendizagem, uma fonte inesgotável de conhecimentos que ajudam a perceber o mundo, propiciando o crescimento interior e oportunizando a vivência das mais diferentes emoções.
Dentre as experiências de vida das pessoas, a leitura aparece como uma das mais adequadas para fazê-las viajar, conhecer e encontrar sentido na vida. Este sentido vem, em grande parte, do conhecimento e do modelo que a família passa na infância. Estimular o apreço pelo livro e pela literatura é despertar também o interesse pela informação.
As Teorias da Leitura oferecem várias maneiras de se ler um texto, mas a leitura vai depender de como se lê e do momento histórico do discurso.
"Os verdadeiros analfabetos são os que aprenderam a ler e não lêem" (QUINTANA, Mário). Essa capacidade de formar um leitor, está ligada à diversidade de leitura, um bom leitor não é aquele que lê muitas vezes o mesmo tipo de texto, mas é aquele que lê diversos tipos de texto com profundidade. Cada vez que se lê o mesmo texto, certamente se terá novas interpretações dentro do momento histórico da leitura.
A literatura é algo sempre em movimento, que exige um trabalho ativo e criador da parte do leitor. É preciso que haja uma interação constante entre as duas partes, texto e leitor, para que haja literatura. E essa interação se realiza através do ato de leitura.
De acordo com Iser, as obras permanecem mas as interpretações que lhes damos variam pois, cada vez que há leitura, há atribuição de sentido (1996, p.54). Se por leitura deve-se entender a interação entre o texto e o sujeito, pode-se deduzir que o contexto histórico, cultural e social modificam as perspectivas e as representações que definem o ato de ler. Assim, o efeito estético, ou a beleza, resulta do prazer que o sujeito que recebe a obra experimenta ao responder aos apelos contidos na sua estrutura formal, atualizando as potencialidades inscritas na forma do texto, captando a sua indeterminação, preenchendo os seus vazios.


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5 OBJETIVOS



5.1 OBJETIVO GERAL


Despertar o gosto de ler nos alunos e, consequentemente, formar alunos capazes de interpretar bem o que lêem, de se expressar corretamente e elevar o nível de aprendizagem do alunado nas diversas áreas do conhecimento.


5.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

A proposta de se trabalhar com o tema "ler e se envolver" inserida numa perspectiva mais ampla do tema, tem como objetivos:
§ Compreender a leitura e suas diferentes dimensões;
§ Estimular o educando a prática da leitura, despertando assim, a imaginação, a criatividade e a fantasia e o prazer de ler;
§ Formar leitores críticos e reflexivos;
§ Estimular de forma criativa, a formação do hábito de leitura e escrita, explorando a intertextualidade através da leitura de contos infantis, fábulas e outros;
§ Propiciar o contato com diferentes tipos de leituras;
§ Exercitar a habilidade de falar em público;
§ Desenvolver a oralidade;
§ Construir textos escritos e textos orais;
§ Exercitar a reescrita da história dos livros;
§ Estimular a convivência em grupo.




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6 METODOLOGIA

Esta pesquisa será de natureza qualitativa que é utilizada para descrever e analisar características de experiências vividas. Inicialmente será feita uma pesquisa bibliográfica que fornecerá bagagem teórica, assim como auxiliará na escolha do método mais apropriado. Em seguida, assumirá caráter exploratório por fornecer uma visão geral acerca do tema, voltada para o desenvolvimento do aluno leitor.
A pesquisa assume uma postura questionadora e reflexiva para mediar e organizar a interconexão de conhecimentos, procurando envolver e sensibilizar os alunos a respeito da prática da leitura.
Inicialmente será proposto o uso de imagens de sensibilização, apresentação de vídeos gerando reflexões, cartazes para mobilizar e envolver toda a comunidade escolar a participar do projeto.
Durante o evento "Ler e se envolver", realizado no auditório da escola, foi montada uma exposição de obras literárias adquiridas pela escola, além de atividades como contação de histórias e exposição de trabalhos literários desenvolvidos durante o projeto. Os livros são apresentados a partir da exposição com stander de livros, fotos, ficha técnica dos livros. Os alunos produziriam pôsteres e apresentariam suas produções. Este momento aconteceria durante a I Unidade do ano letivo de 2010.
Durante a II Unidade, como estratégia no processo de produção, serão apresentados livros que foram escolhidos de acordo com o interesse e maturidade dos alunos. As leituras foram de estilos variados: prosa, verso, teatro, possibilitando aos estudantes o convívio variados tipos de leituras.
A primeira etapa foi Leitura individual Após esta leitura, os alunos contarão aos colegas, de forma criativa e lúdica a historia de seu livro.
Como culminância acontecerá a leitura coletiva. A classe será dividida em grupos que lerão o mesmo livro, em seguida apresentarão a história do livro lido, através de peças teatrais, fantoches, HQ, maquetes no pátio da escola.


10
7 CONTEÚDOS


Leitura e interpretação;
Intertextualidade;
Tipologia textual;
Ortografia;
Narrativa;
Poesia;
Reconto;
Gêneros Textuais;
Linguagem oral;
Caligrafia.























11

8 CRONOGRAMA



ATIVIDADES PERÍODO
2010

I UNIDADE II UNIDADE
Atividades de sensibilização com o público através de imagens e cartazes e músicas. X
Visitação à biblioteca para critérios de escolha

X
Conhecimento prévio da obra: leitura do resumo, elaboração de ficha técnica da obra.

X
Proposição e revisão para preparação do stand: Cartazes, Fotografias, ficha técnica, folders, convites, faixas e etc.
Exposição de obras literárias seguida de contação de histórias exibidos no stander.
X
II Feira do livro itinerante: Stand de literatura.
X

Leitura individual e coletiva pelos alunos seguida de elaboração e revisão do texto.

X
Preparação de figurino, cenário e
ensaios.
X
Culminância: Festival de contação de histórias: apresentação dos livros pelos grupos através de peças teatrais, prosa, verso etc.

X







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9 AVALIAÇÃO


A avaliação ocorre durante todo o processo, a partir da observação direta das atitudes do aluno-leitor no seu cotidiano.
Serão solicitados relatórios sobre as atividades propostas, bem como uma avaliação em relação ao aspecto atitudinal do hábito de leitura.
Análise dos textos produzidos, peças teatrais, atitudes de socialização e participação durante o evento.
























REFERÊNCIAS

BARROS, Aidil de J.P. de; LEHFELD, N.A. de S. Projeto de Pesquisa: propostas metodológicas. Ed. Petrópolis: Vozes, 1999

ISER, Wolfgang. O ato da leitura: uma teoria do efeito estético.
São Paulo : 34,1996, v.1.

ZOTZ, Werner e tal. Livro que te quero livre. Rio de Janeiro, Editora Nórdica

ZIRALDO, Mundo Jovem, abril/1998:.

http://www.minc.gov.br/textos/olhar/literaturainfantil.htm



















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Juliana Cordeiro de Lima e Carvalho Santos











LER E SE ENVOLVER



























Candeal,
Novembro de 2009.


GESTARII- PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR

COLÉGIO ESTADUIAL JOSÉ RUFINO








LER E SE ENVOLVER




































Candeal,
Novembro de 2009.
SUMÁRIO


1 Problemática.....................................................................................................3


2 Temática...........................................................................................................3


3 Justificativa.......................................................................................................4


4 Fundamentação teórica....................................................................................5


5 Objetivos..........................................................................................................8


6 Metodologia......................................................................................................9


7 Conteúdos.......................................................................................................10


8 Cronograma....................................................................................................11


9 Avaliação........................................................................................................12


10 Referências...................................................................................................13

















1 PROBLEMÁTICA


O que os professores do Colégio Estadual José Rufino no município de Candeal-BA podem fazer para sensibilizar os estudantes do ensino fundamental a buscarem soluções coletivas para a falta de interesse pela leitura?



2 TEMÁTICA


Os professores do Colégio Estadual José Rufino no Município de Candeal-BA, por meio de atividades que sensibilizem os estudantes, para as questões do tema proposto, irão desenvolver atividades educativas mencionando a necessidade de soluções imediatas de âmbito pessoal e comunitário a fim de incentivar à leitura com o intuito de instigar, de forma lúdica e agradável através do ler e ouvir histórias possibilitando ao sujeito desenvolver sua sensibilidade, seu gosto artístico, como também ampliar sua maneira de ver e entender o mundo. Partindo daí, surgiu a idéia de aventurá-los no mundo da leitura, mas com o propósito de ler com prazer, gosto, estimulando, então, o pensamento crítico e criativo e tentar sanar a idéia de que "ler é muito chato". O projeto será desenvolvido com os alunos da 5ª série do colégio Estadual José Rufino- Candeal-BA.
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3 JUSTIFICATIVA

Este projeto de leitura é importante e necessário por se configurar como elemento fundamental para contribuir para a emancipação do sujeito, tornando-o um cidadão mais consciente, com uma visão mais ampla do mundo, e ajudando-o na transformação de si e da realidade em que vive.
Sabendo-se que a leitura faz parte de nossas vidas, é primordial que a Escola continue auxiliando e aperfeiçoando o gosto e o prazer pela mesma.
É através da leitura que se forma cidadãos críticos e seletivos em busca de um melhor aprendizado sócio-cultural. É de vital importância que todo o corpo docente e discente esteja envolvido para um melhor êxito, a fim de despertar o gosto pela leitura e contribuir para a formação de leitores. É necessário envolver e estimular nossos alunos, para que possam desenvolver habilidades de leitura, escrita e oralidade
Entende-se, também, que as diferentes formas de leitura e comunicação estimulam a expressão oral e escrita, desenvolvem a criatividade e a imaginação, provocando diálogos e discussões.
Sabendo que o aluno tem pouco contato com a leitura em seu ambiente familiar e apresenta, na escola, dificuldades de aprendizagem decorrentes dessa carência, faz-se então necessária a realização de um trabalho que desperte o gosto e o hábito da leitura, condição indispensável ao desenvolvimento social e à realização individual do educando.
A idéia foi concebida a partir da inquietação que nos atormentava em relação à falta de interesse da maioria de nossos alunos pela leitura, por desconhecerem o ato de ler por prazer e com prazer.




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4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA


Este projeto de leitura é importante e necessário por se configurar como elemento fundamental para contribuir para a emancipação do sujeito, tornando-o um cidadão mais consciente, com uma visão mais ampla do mundo, e ajudando-o na transformação de si e da realidade em que vive.
Sabendo-se que a leitura faz parte de nossas vidas, é primordial que a Escola continue auxiliando e aperfeiçoando o gosto e o prazer pela mesma.
É através da leitura que se forma cidadãos críticos e seletivos em busca de um melhor aprendizado sócio-cultural. É de vital importância que todo o corpo docente e discente esteja envolvido para um melhor êxito, a fim de despertar o gosto pela leitura e contribuir para a formação de leitores. É necessário envolver e estimular nossos alunos, para que possam desenvolver habilidades de leitura, escrita e oralidade.
Sabendo que o aluno tem pouco contato com a leitura em seu ambiente familiar e apresenta, na escola, dificuldades de aprendizagem decorrentes dessa carência, faz-se então necessária a realização de um trabalho que desperte o gosto e o hábito da leitura, condição indispensável ao desenvolvimento social e à realização individual do educando.
A idéia foi concebida a partir da inquietação que nos atormentava em relação à falta de interesse da maioria de nossos alunos pela leitura, por desconhecerem o ato de ler por prazer e com prazer.
A leitura não é uma habilidade que se desenvolva por decreto, lei ou ordem, mas, sim, uma habilidade que envolve a decisão do leitor. Ler por obrigação, sem curtir o texto, só para cumprir um dever escolar, longe de criar leitores, pode até "vacinar os alunos contra o hábito de ler". Cada história é o que lemos o que escutamos, principalmente, o que sentimos. Dentro desse pressuposto desenvolveremos o Projeto " Ler e se envolver"
O reforço à leitura e à escrita neste, visa ensinar e dar condições ao alunado para que se aproprie do conhecimento historicamente construído e se insira nessa construção, como produtor de novos conhecimentos, favorecendo seu crescimento cultural, intelectual, artístico e social, enquanto cidadão dinâmico, participativo e leitor da realidade.
É inegável a importância da leitura na formação dos indivíduos, no seu aperfeiçoamento e no exercício pleno da cidadania. A partir do momento em que o aluno se torna capaz de atribuir um sentimento às palavras e de construir uma concepção de mundo a partir da compreensão, análise e crítica do que é lido, a leitura passa a ter um significado mais amplo.


Para Ziraldo (19980

"...A leitura deveria ser, para o adolescente, tão boa como comer um doce de coco. A leitura tem que ser uma coisa doce, e não algo imposto.(...) Quem não lê como criança, não vai ler como adulto.


O aluno através da leitura entra em contato com as diversas formas de conhecimento, mas é via leitura que é introduzido no mundo do imaginário, desenvolvendo sua sensibilidade, seu gosto pela leitura e ampliando sua maneira de ver e de entender o mundo.
Leitura não se restringe ao ato de ler livros, mas também de ler jornais, revistas, filmes, quadros, charges e outros textos. Os projetos advindos deste, terão a liberdade de escolha sobre os gêneros e os tipos de texto a serem usados para o desenvolvimento do seu projeto. O importante é criar espaços no sentido de desenvolver o gosto pela leitura.
Não se forma bons leitores se eles não têm um contato íntimo com os livros. Há inúmeras maneiras de fazer isso. O importante é o material escrito apresentado aos alunos seja interessante e desperte o desejo e a curiosidade.
A escola deve insistir e usar dos mais diversos recursos para desenvolver o gosto pela leitura, pois a capacidade de ler e compreender o que é lido estão intimamente relacionados ao nível de conhecimento que o aluno pode apresentar no seu desempenho dentro e fora do ambiente escolar. O prazer da descoberta de outros mundos e de outras linguagens só ocorre na medida em que for possível ao leitor desvendar o seu próprio meio em que vive.
A leitura é o principal aspecto constituinte do pensamento crítico. O bom leitor é capaz de relacionar as intenções comunicativas impostas no discurso entre o sujeito que produz o artigo com os outros que o recebem, pois o texto só existe quando há comunicação, interpretação entre produtor e o público que se pretende atingir.
De acordo com ZOTZ A leitura pode ser prazerosa e, muitas vezes, representa uma forma de lazer:

" E que prazer gostoso é esse de ler um bom livro! Capaz de levar-nos ao riso e à tristeza, de tornar-nos íntimos e velhos conhecidos de seus personagens, de fazer-nos acompanhar gulosos e sedentos seu enredo, de transportar-nos a outros mundos, de dar vida aos sonhos"


"Um país se faz com homens e com livros", escreveu Monteiro Lobato. Nas entrelinhas pode-se entender que as nações necessitam de grandes idéias, de pessoas que saibam pensar, pois, a leitura é um processo contínuo
de aprendizagem, uma fonte inesgotável de conhecimentos que ajudam a perceber o mundo, propiciando o crescimento interior e oportunizando a vivência das mais diferentes emoções.
Dentre as experiências de vida das pessoas, a leitura aparece como uma das mais adequadas para fazê-las viajar, conhecer e encontrar sentido na vida. Este sentido vem, em grande parte, do conhecimento e do modelo que a família passa na infância. Estimular o apreço pelo livro e pela literatura é despertar também o interesse pela informação.
As Teorias da Leitura oferecem várias maneiras de se ler um texto, mas a leitura vai depender de como se lê e do momento histórico do discurso.
"Os verdadeiros analfabetos são os que aprenderam a ler e não lêem" (QUINTANA, Mário). Essa capacidade de formar um leitor, está ligada à diversidade de leitura, um bom leitor não é aquele que lê muitas vezes o mesmo tipo de texto, mas é aquele que lê diversos tipos de texto com profundidade. Cada vez que se lê o mesmo texto, certamente se terá novas interpretações dentro do momento histórico da leitura.
A literatura é algo sempre em movimento, que exige um trabalho ativo e criador da parte do leitor. É preciso que haja uma interação constante entre as duas partes, texto e leitor, para que haja literatura. E essa interação se realiza através do ato de leitura.
De acordo com Iser, as obras permanecem mas as interpretações que lhes damos variam pois, cada vez que há leitura, há atribuição de sentido (1996, p.54). Se por leitura deve-se entender a interação entre o texto e o sujeito, pode-se deduzir que o contexto histórico, cultural e social modificam as perspectivas e as representações que definem o ato de ler. Assim, o efeito estético, ou a beleza, resulta do prazer que o sujeito que recebe a obra experimenta ao responder aos apelos contidos na sua estrutura formal, atualizando as potencialidades inscritas na forma do texto, captando a sua indeterminação, preenchendo os seus vazios.


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5 OBJETIVOS



5.1 OBJETIVO GERAL


Despertar o gosto de ler nos alunos e, consequentemente, formar alunos capazes de interpretar bem o que lêem, de se expressar corretamente e elevar o nível de aprendizagem do alunado nas diversas áreas do conhecimento.


5.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

A proposta de se trabalhar com o tema "ler e se envolver" inserida numa perspectiva mais ampla do tema, tem como objetivos:
§ Compreender a leitura e suas diferentes dimensões;
§ Estimular o educando a prática da leitura, despertando assim, a imaginação, a criatividade e a fantasia e o prazer de ler;
§ Formar leitores críticos e reflexivos;
§ Estimular de forma criativa, a formação do hábito de leitura e escrita, explorando a intertextualidade através da leitura de contos infantis, fábulas e outros;
§ Propiciar o contato com diferentes tipos de leituras;
§ Exercitar a habilidade de falar em público;
§ Desenvolver a oralidade;
§ Construir textos escritos e textos orais;
§ Exercitar a reescrita da história dos livros;
§ Estimular a convivência em grupo.




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6 METODOLOGIA

Esta pesquisa será de natureza qualitativa que é utilizada para descrever e analisar características de experiências vividas. Inicialmente será feita uma pesquisa bibliográfica que fornecerá bagagem teórica, assim como auxiliará na escolha do método mais apropriado. Em seguida, assumirá caráter exploratório por fornecer uma visão geral acerca do tema, voltada para o desenvolvimento do aluno leitor.
A pesquisa assume uma postura questionadora e reflexiva para mediar e organizar a interconexão de conhecimentos, procurando envolver e sensibilizar os alunos a respeito da prática da leitura.
Inicialmente será proposto o uso de imagens de sensibilização, apresentação de vídeos gerando reflexões, cartazes para mobilizar e envolver toda a comunidade escolar a participar do projeto.
Durante o evento "Ler e se envolver", realizado no auditório da escola, foi montada uma exposição de obras literárias adquiridas pela escola, além de atividades como contação de histórias e exposição de trabalhos literários desenvolvidos durante o projeto. Os livros são apresentados a partir da exposição com stander de livros, fotos, ficha técnica dos livros. Os alunos produziriam pôsteres e apresentariam suas produções. Este momento aconteceria durante a I Unidade do ano letivo de 2010.
Durante a II Unidade, como estratégia no processo de produção, serão apresentados livros que foram escolhidos de acordo com o interesse e maturidade dos alunos. As leituras foram de estilos variados: prosa, verso, teatro, possibilitando aos estudantes o convívio variados tipos de leituras.
A primeira etapa foi Leitura individual Após esta leitura, os alunos contarão aos colegas, de forma criativa e lúdica a historia de seu livro.
Como culminância acontecerá a leitura coletiva. A classe será dividida em grupos que lerão o mesmo livro, em seguida apresentarão a história do livro lido, através de peças teatrais, fantoches, HQ, maquetes no pátio da escola.


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7 CONTEÚDOS


Leitura e interpretação;
Intertextualidade;
Tipologia textual;
Ortografia;
Narrativa;
Poesia;
Reconto;
Gêneros Textuais;
Linguagem oral;
Caligrafia.























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8 CRONOGRAMA



ATIVIDADES PERÍODO
2010

I UNIDADE II UNIDADE
Atividades de sensibilização com o público através de imagens e cartazes e músicas. X
Visitação à biblioteca para critérios de escolha

X
Conhecimento prévio da obra: leitura do resumo, elaboração de ficha técnica da obra.

X
Proposição e revisão para preparação do stand: Cartazes, Fotografias, ficha técnica, folders, convites, faixas e etc.
Exposição de obras literárias seguida de contação de histórias exibidos no stander.
X
II Feira do livro itinerante: Stand de literatura.
X

Leitura individual e coletiva pelos alunos seguida de elaboração e revisão do texto.

X
Preparação de figurino, cenário e
ensaios.
X
Culminância: Festival de contação de histórias: apresentação dos livros pelos grupos através de peças teatrais, prosa, verso etc.

X







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9 AVALIAÇÃO


A avaliação ocorre durante todo o processo, a partir da observação direta das atitudes do aluno-leitor no seu cotidiano.
Serão solicitados relatórios sobre as atividades propostas, bem como uma avaliação em relação ao aspecto atitudinal do hábito de leitura.
Análise dos textos produzidos, peças teatrais, atitudes de socialização e participação durante o evento.
























REFERÊNCIAS

BARROS, Aidil de J.P. de; LEHFELD, N.A. de S. Projeto de Pesquisa: propostas metodológicas. Ed. Petrópolis: Vozes, 1999

ISER, Wolfgang. O ato da leitura: uma teoria do efeito estético.
São Paulo : 34,1996, v.1.

ZOTZ, Werner e tal. Livro que te quero livre. Rio de Janeiro, Editora Nórdica

ZIRALDO, Mundo Jovem, abril/1998:.

http://www.minc.gov.br/textos/olhar/literaturainfantil.htm


































Autor: Juliana Cordeiro De Lima E Carvalho Santos


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