TRABALHANDO CONTEÚDOS DE QUÍMICA E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DO DESCARTE DO LIXO ESCOLAR NA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR HILDEMAR PEREIRA FIGUEREDO EM 2010



TRABALHANDO CONTEÚDOS DE QUÍMICA E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DO DESCARTE DO LIXO ESCOLAR NA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR HILDEMAR PEREIRA FIGUEREDO EM 2010


Deuzanira do Nascimento
Graduando em Química pela Universidade Estadual de Roraima-UERR,
Email: [email protected]


Josimara Cristina de Carvalho Oliveira
Doutora em Química pela UNESP
Universidade Estadual de Roraima-UERR, 0xx9532382013
[email protected]
Resumo

A Educação Ambiental, tema cuja relevância tem sido percebida em toda a extensão da sociedade civil, é abordada nesse artigo com o foco no lixo como um dos grandes problemas da atualidade. É apresentado o conceito de lixo, destacando a importância da Educação Ambiental através de um trabalho de conscientização que envolve a o conhecimento do problema e uma proposta de se trabalhar a questão do lixo para ensinar conteúdos de química e usar todas as técnicas utilizadas para sua destinação, é realizado um breve histórico da educação ambiental. Por fim, são analisados os resultados de um diagnóstico de conhecimento dos alunos da EJA da Escola Municipal Professor Hildemar Pereira de Figueredo, no município de Rorainópolis-RR sobre o problema do lixo e suas possíveis soluções.

Palavras-chave:
Educação ambiental; Lixo Escolar; Reciclagem; Comunidade Escolar.
Abstract
Environmental education, a topic whose importance has been realized to the fullest extent of civil society, is addressed in this article with a focus on waste as a major problem nowadays. It presented the concept of waste, highlighting the importance of environmental education through an awareness campaign that involves the knowledge of the problem and a proposal to work the issue of junk content for teaching chemistry and use all the techniques used to its destination, is presented a brief history of environmental education. Lastly, we analyzed the results of a diagnosis of students' knowledge of Adult School Hall Professor Hildemar Pereira de Figueredo, in the municipality of Rorainópolis-RR on the litter problem and possible solutions.

Introdução
A questão ambiental é um tema relevante que precisa ser discutido em toda extensão da sociedade civil. Além da discussão, também se faz necessário que sejam empreendidas ações em vários níveis, tais como: individual, empresarial, institucional, governamental, não-governamental, local, regional, nacional e internacional.
Os conceitos em Educação Ambiental para a sustentabilidade, assim como os de liberdade, justiça e democracia, não são simples. Apresentam conformidades com diferentes ideologias e programas delineados por conhecimentos, valores e filosofias distintas. Assim, a função chave da Educação Ambiental para a sustentabilidade é ajudar o indivíduo a compreender, a refletir e agir nesses conceitos, para a adoção de alternativas futuras.
O acúmulo do lixo nas cidades é, sem dúvida, um dos grandes problemas ambientais da atualidade. Os altos custos de implantação e manutenção dos sistemas de coleta e tratamento do lixo têm levado muitas vezes ao fracasso as tentativas dos órgãos governamentais em resolver esta questão.
A escola, por ser difusora de conhecimentos e formadora de opiniões, deve abordar e apresentar meios simples e práticos para enfrentar o problema do lixo através do desenvolvimento de atividades que propiciem reflexão, participação e, acima de tudo, comprometimento pessoal e mudança de atitudes para com a proteção da natureza. Sendo assim, as escolas cumprem um papel fundamental, ao lado das empresas e da mídia, de formar cidadãos críticos e formadores de opiniões.

Metodologia

A presente pesquisa foi realizada na Escola Municipal Professor Hildemar Pereira Figueiredo, localizada na Rua Orestes s/nº, Centro, no município de Rorainópolis - RR. Abordando o primeiro semestre de 2010.
Inicialmente foi realizado um levantamento bibliográfico sobre questões ambientais e os impactos gerados pelo lixo, suas formas de reutilização e reciclagem.
Para que a coleta de informações fosse realizada foi aplicado questionários com os alunos para verificar o conhecimento destes sobre a temática abordada.
A pesquisa foi de natureza quantitativa, envolvendo questões subjetivas e objetivas e explorando aspectos relacionados ao conhecimento sobre o lixo e medidas que podem ser adotadas diante da sua existência. Os sujeitos da pesquisa foram estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) que atende a uma comunidade que precisa ser sensibilizada para as práticas ambientais relacionadas ao lixo. O questionário foi respondido por vinte alunos da EJA Noturno, com faixa etária entre 17 e 20 anos.
O questionário esteve composto de cinco questões: O que é lixo (questão 1), processo de separação do lixo (questão 2), porque o lixo é um problema (questão 3), destino final do Lixo (questão 4), possíveis soluções para o problema do acúmulo do lixo (questão 5).

Resultados e Discussão
Os conhecimentos dos estudantes do EJA da escola mun. Hildemar P. Figueiredo sobre o lixo

O lixo foi definido pelos estudantes em função de sua utilidade, da sua disposição final e da sua relação com a saúde (se causa ou não doenças). A definição mais usada pelos estudantes foi de que "lixo é tudo aquilo que não serve para ser utilizado e que jogamos fora".
Para Oliveira e Carvalho (2004, p. 89), "o lixo pode ser definido como todos os tipos de resíduos sólidos resultantes das diversas atividades humanas ou de material considerado imprestável ou irrecuperável pelo usuário".
No Brasil, o lixo é composto na sua maior parte (60%) por restos de alimentos. Esse desperdício poderia ser evitado com o uso de embalagens adequadas e de melhor manuseio (GONÇALVES, 2005).
Alguns produtos classificados como lixo eram também considerados aproveitáveis ou recicláveis pelos entrevistados. Notou-se uma distinção de conceitos entre o que é considerado "velho" e o que "não presta".
Vários produtos foram considerados lixo: resíduos domésticos, cascas de frutas e verduras, mato, latas e vidros usados, pilhas de rádio descarregadas, plásticos usados, eletrodomésticos velhos, ferro velho, restos de construções.

Conhecimento dos alunos sobre o processo de separação do lixo

De acordo com as resultados obtidos, percebemos que todos os estudantes sabem da existência do processo da separação do lixo por reciclagem e que possuíam razoável facilidade para discernir entre o que é e o que não é reciclável. (GRAF 1 e 2).





















GRÁFICO 1 - demonstrativo dos itens recicláveis (em porcentagem)

Todos responderam que papéis e jornais são recicláveis, resultado que, provavelmente, relaciona-se com a difusão desta informação na mídia e também com o contato com o símbolo da reciclagem em materiais escolares, como livros e cadernos.











GRÁFICO 2 - demonstrativo dos itens não reciclados (em porcentagem)

Os itens jornal, caixas, folhas de caderno, provas, compostos de papel foram amplamente indicados como recicláveis (75 a 95%). Podemos notar, então, a capacidade dos estudantes em associar o "ser de papel" e o "ser reciclável". Dentre os demais itens, o metal foi o que obteve menor indicação como material reciclável (70%), mas, mesmo assim, foi uma pontuação alta.
Os resultados indicam que a informação sobre o que é reciclável parece ser acessível, certamente veiculada tanto pela mídia, quanto pelos sinais visuais presentes nas caixas de coleta seletiva espalhadas na cidade e no pátio da própria escola, associando uma cor (vermelho, azul, amarelo e verde) a um item reciclável.
Dentre os itens não-recicláveis nenhum recebeu 100% de indicação como não-reciclável (GRAF 2), demonstrando a necessidade de trabalhos que envolvam a miliarização dos estudantes com matérias que não apresentam características de reciclável. Os itens: etiqueta, papel sanitário, papel sujo e fotografia foram indicados com baixos percentuais como sendo recicláveis, certamente pela associação com sua composição de papel. Os casos mais preocupantes foram dos itens: cano, vidros de janela e espelhos, sendo apontados por mais de 60% dos entrevistados como recicláveis.
Para os estudantes, a maior parte do lixo produzido diariamente pela família é orgânico, constituído por restos de alimentos, cascas de frutas e de verduras, sendo que a atividade de jogar o lixo até o ponto para ser coletado é realizada diariamente ou em dias alternados. Eles relataram o reaproveitamento de certos produtos antes do acondicionamento do lixo em sacos plásticos. Alguns afirmaram: "separar os materiais como: papel, metal, vidros para facilitar a reciclagem" ou que "existem elementos como as baterias de celular que afetam a atmosfera e o ser humano, por isso devem ser enterrados". Percebemos que houve uma preocupação dos estudantes com a necessidade de se fazer uma coleta seletiva dos resíduos sólidos como medida para se evitar que as pessoas mantivessem contato com esses elementos considerados prejudiciais à saúde.

Opinião dos alunos sobre por que o lixo é um problema

Segundo os estudantes, o lixo é um problema na medida em que, acumulado no ambiente, é capaz de produzir odor desagradável, contribuir com os mecanismos que provocam desastres, como enchentes e alagamentos, servir como foco de atração de animais (gatos, cães, ratos, baratas, cobras, insetos) e provocar doenças em crianças e adultos das imediações.
Uma estudante respondeu: "as pessoas jogam lixo nos lugares indevidos, provocando entupimento dos bueiros das cidades, causando enchentes e muitas doenças". Ela explicou que o lixo acumulado entope os canais de drenagem, causando alagamentos. Durante as chuvas, o lixo e dejetos das casas acima da encosta deságuam para a baixada, provocando deslizamentos de terra, inundações, infiltrações nas casas e acidentes fatais. Tais eventos são comuns de chuvas, sendo tratados como fatalidade pelas autoridades que, corriqueiramente, não atentam para a relação entre os fatores referidos acima (falta de coleta de lixo, somada à falta de drenagem e às chuvas freqüentes, resultando nos deslizamentos e enchentes).
Algumas pessoas informaram que a ausência de coleta em locais próximos aos domicílios obriga os moradores a colocarem o lixo em pontos cada vez mais distantes. Em conseqüência desse fato, os moradores pagam a pessoas da comunidade para transportar o lixo domiciliar até as caixas coletoras, localizadas em pontos estabelecidos pelo órgão de limpeza pública, causando ônus financeiro a um já escasso orçamento doméstico.
Percebe-se uma compreensão, ainda que superficial, por parte dos estudantes, a respeito dos desastres ambientais provocados pelo lixo. Afirmam Oliveira e Carvalho (2004 p. 89) que "o lixo contribui direta ou indiretamente para a poluição ambiental. A proliferação de moscas, baratas, ratos e outros vetores que se alimentam do lixo aumenta a incidência de zoonoses". A contaminação do solo, da água, dos alimentos e dos manipuladores do lixo propicia a disseminação de algumas doenças como diarréia, leptospirose, verminose, cólera e febre tifóide.

Destino final do lixo

A atividade de enterrar ou de transportar o lixo até o ponto onde é coletado é, segundo os estudantes, realizada diariamente ou em dias alternados, seguindo, então, para os lixões ou para unidades de reaproveitamento. A reciclagem, nesse contexto, torna-se de fundamental importância, visto que o acúmulo e a má disposição do lixo, além de provocarem a proliferação de doenças, resultam na formação do chorume.


CONCLUSÃO

A reciclagem é altamente viável para reduzir a quantidade de lixo nos aterros sanitários, pois trata o lixo como matéria-prima a ser reaproveitada para fazer novos produtos e traz vários benefícios para a população, como: diminui o consumo de energia e de poluição; contribui para a limpeza da cidade e gera mais empregos. Assumir um novo comportamento diante do ambiente, conservando-o o máximo possível e passando a ver o lixo como algo que pode ser útil, e não como uma ameaça.
Nessa perspectiva, abordamos a importância de se conhecer e compreender, de modo integrado e sistêmico, as noções básicas relacionadas ao meio ambiente bem como a necessidade de darmos destinação correta ao lixo. Também visamos ressaltar a relevância da reciclagem do lixo para o meio ambiente e para os seres humanos, tema que despertou muito interesse nos estudantes participantes e que ajudou a desenvolver neles a percepção de que podem ser atualmente no que diz respeito às questões ambientais.
Assim, de acordo com a pesquisa realizada, é possível perceber que os projetos de Educação Ambiental desenvolvidos pelos professores na Escola Municipal Hildemar Pereira Figueiredo, em Rorainópolis, tem apresentado resultados positivos no que se refere à conscientização dos alunos sobre a importância da reciclagem e aproveitamento do lixo.
Portanto, ao concluir este trabalho, os resultados obtidos foram condizentes ao esperado já que, ao iniciar esta experiência, tinha-se a meta de construir esse resultado que era o de mudanças de atitude frente a determinados problemas ambientais, numa conscientização de que somos parte da natureza logo, dependemos dela tanto quanto ela depende de nós, ou que sabe muito mais, se analisarmos "quem" sobreviveria mais tempo sem "quem". Os trabalhos foram desenvolvidos num clima de seriedade, interesse e cooperação.

REFERÊNCIAS

GONÇALVES, M. de F. et al. Escola Viva: Programa de pesquisa e apoio escolares: o tesouro do estudante. São Paulo: Meca, 2005.

OLIVEIRA, M. V. de C. CARVALHO, A. de R. Princípios Básicos do Saneamento do Meio. 4.ed. São Paulo: Senac, 2004.



Autor: Deuzanira Do Nascimento


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