Literatura Itinerante



LITERATURA INTINERANTE


JUSTIFICATIVA

Segundo os RCNEI?S (Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil) a realização da boa leitura para as crianças, é um ato que compreende e alimenta a imaginação, e ajuda a pensar o mundo. Nesse caso, entendemos que a leitura constante, abre caminho para que ela se aproprie de diferentes linguagens e vivencie novos fartos.
O ato de contar história não é novo, ao contrário, é muito antigo; e ler histórias é uma atividade que pode ser realizada de várias formas: em conversas; com apoio de objetos, em formas de dramatização, com diferentes tons de voz, etc.
Pensando nisso, a proposta da literatura itinerante nesse espaço, é voltada exatamente, para esse sentido ? ampliar os conhecimentos, acrescentar a fantasia e o gosto pela leitura de nossas crianças.

DURAÇÃO

Ø Dez meses.

OBJETIVO

O objetivo primeiro é contribuir no que eles já conhecem, e depois acrescentar em seu repertório, histórias novas, e pouco conhecidas, ou seja, inserir novos autores, e resgatar escritores brasileiros pouco citados, além de construir nossas próprias histórias e fundamentá-las em algum tema que venha a ser desenvolvido, através dos projetos em sala. Depois, manter na vida das crianças a magia das histórias, utilizando artifícios lúdicos, inovadores e chamativos, para que estas tornem-se mais fantásticas como de costume.

DESEVOLVIMENTO

- Manuseio livre dos livros;
- Construção da arca da leitura;
- Construção do canto dos contos; (mosqueteiro, tapetes; almofadas)
- Produção de fantasia;
- Reconstruir livros, com materiais adequados ? tamanho maior que o normal, com letras grandes (tecido, EVA, papel, recortes e colagem, etc.)
- Objetos diversos (panela, chapéu, nariz, máscaras);
- Composição de poemas;
- Leitura teatral;
- Interpretação de texto com construção de objetos de sucata, que representem algo relacionado à história contada.
- Construir um livro com histórias novas inventadas;

Ø A construção da arca será um meio lúdico, e mágico, para que elas reconheçam, que os livros ali guardados, bem como, qualquer objeto de apoio, será um portal para que ele viaje na imaginação, e no mundo fantástico da leitura.
Ø A ideia do mosqueteiro, é mais uma carta na manga, para dias chuvosos ou de grande concentração, manter esse objeto em um lugar fixo, também determinará que aquele lugar, ainda que não seja usado o tempo inteiro será um espaço "encantado", mas isso, não nos limitará há um canto específico, para que a leitura aconteça, faremos com que, qualquer espaço - seja em sala, pátio, ou qualquer outro lugar em que ela esteja - seja confortável e agradável.
Ø É interessante, que o educador que trabalhará literatura nesse dia, peça aos pais, que nos envie almofadas, ou travesseiros confortáveis que sua criança costuma usar em casa; essa estratégia faz com que a criança crie uma ligação ao aconchego de seu lar, o educador poderá observar, que a escuta será mais agradável.
Ø O ideal é que as histórias contadas sejam representadas, não apenas pelo livro, mas por objetos que nos remetam ao que é contado no momento, como por exemplo: um chapéu de bruxa, ou um nariz de palhaço, até mesmo uma fantasia; os dedoches e fantoches serão mais uma alternativa.
Ø Reconstruir ou dramatizar o que se fala na roda de conversa também é interessante para tornar mais real toda fantasia criada por eles. Ou melhor, dramatizar um fato comentado por uma criança em especial
Ø Escrever um poema, com frases que o professor mais escuta dentro da sala por cada criança.

CONTEÚDO E METODOLOGIA:

- Datas comemorativas;
- Projeto do mês;
- Motricidade fina e ampla;
- Expressão corporal;
- Artes plásticas: pintura, modelagem, recorte e colagem com material diverso, desenho livre e dirigido;
- Criatividade e dramatização;
- Música e ritmo;
- Conversa informal diálogo e questionamento oral através das estórias, cartaz, figuras e relatos sobre o assunto;
- Músicas dramatizadas relacionada às estórias;
- História em seqüência;
- Dramatização (teatrinho);
- Biblioteca na sala;
- Visita há uma biblioteca; (CEU Parque Anhanguera);
- Fantoches e dedoches;
- Máscaras de personagens;
- Vídeos Relacionados;
- Bonecos móveis;





ENCERRAMENTO ou CULMINANCIA:

Apresentação das estórias e exposição dos trabalhos confeccionados pelos alunos, em mostra cultural.

AVALIAÇÃO:

Avaliação será contínua, através da observação diária das crianças no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.

BIBLIOGRAFIA:

LACERDA, Meime Gabriela.
Autor: Meime Gabriela Andrade


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