Pergunta besta, tolerância zero.



Pergunta besta, tolerância zero.
A frase acima é usada por um grupo de pessoas para caracterizar indivíduos sem conteúdos que insistem em fazer perguntas bestas acerca de algum assunto, esse determinado grupo vem crescendo consideravelmente a cada ano, podendo ser observado constantemente dentro das universidades publicas e particulares, sendo esse o principal motivo que me levou a escrever sobre o assunto.
"Pergunta besta tolerância zero" é uma frase que atribuo aos ditos universitários que insistem interromper a aula para fazer perguntas tolas e que não trará nenhum conhecimento acerca do conteúdo que esta sendo ministrado, fazendo as perguntas apenas por questão de exibicionismo ou simplesmente para chamar a atenção do professor, causando assim um desconforto e quebra de raciocínio dos demais estudantes.
Caros colegas não devemos esquecer que, não estamos mais no jardim de infância ou ensino fundamental, e que toda pergunta idiota tem um resposta superficial e inacabada, lembre-se estamos agora em uma universidade e que a mesma é estruturada por três pilares que deveram ser concretizados plenamente, que é o ensino, pesquisa e extensão, e que os mesmo nos remete ao conhecimento cientifico lógico que tem que ser ensinado primeiro pelo professor, antes e depois pesquisado pelo aluno para que o mesmo tenha as mais diferentes fundamentações teóricas, havendo assim uma troca de conhecimento entre ambos.
Embora não podemos deixar o professor isento de sua parcela de culpa, pois o mesmo em sala de aula tem a obrigação de determinar o rumo do conteúdo a ser ministrado, fazendo da pergunta sem nexo algo que se relacione com o assunto, ampliando assim o conhecimento ou simplesmente deixando-a para responder em outro momento. Mas eis a questão! O mesmo acaba às vezes "viajando na maionese" com o aluno, causando um desrespeito e uma postura ante-didática diante os demais alunos da turma.
Diante da problemática apresentada devemos fazer uma reflexão analisado a nossa postura enquanto acadêmicos, e nos policiando a respeito das perguntas feita em sala de aula, pois os nossos questionamentos e perguntas devem contribuir para a construção do conhecimento.
"Conhecimento real é saber a extensão da própria ignorância."
Autor: Confúcio


Autor: Gerbson Frank C. C. Aguiar e Jeônys C. C. Aguiar "alunos do corpo discente da Faculdade São Luis"


Autor: Gerbson Frank Caldas Carvalho Aguiar


Artigos Relacionados


Vocês Entenderam?

Filosofia: Para Que Serve ?

Relação Professor-aluno Na Sala De Aula

Perguntas Que Movem O Mundo

O Papel Da Reflexão Na Atividade Do Educador

O Aluno E A Confiança Em Si Mesmo.

Reflexão Na Formação Docente: Em Questão