Resumo de "Realismo: reflexo ou convenção"
A seção "Realismo: reflexo ou convenção", localizada no terceiro capítulo da obra "O Demônio da Teoria" de Antoine Compagnon, coloca em discussão os conceitos atribuídos a escola literária realista, provocando, assim, a polêmica entre a idéia de cópia da realidade e de modelo literário.
No início o professor apresenta a idéia do realismo relacionado à mimèsis de Aristóteles e tão debatida entre tantos outros estudiosos, por tanto, o realismo é interpretado como imitação da realidade. Apesar de que é colocado em posição relativa, alternando-se de acordo com o conceito de verdade empregado pela cultura de cada individuo ou grupo social.
O realismo, analisado por Compagnon, é comparado aos demais estilos da teoria literária, posto como tendo suas regras e convenções, portanto, não devendo ser concebido como reflexo da realidade, nem mais natural, nem mais verdadeiro. O realismo é caracterizado por metonímias e sinédoques em oposição às metáforas do romantismo e simbolismo.
Considerado como conjunto de convenções textuais, o realismo tem quase a mesma natureza que as regras da tragédia clássica ou soneto. Em pintura, as convenções da representação são diversas, mas, a perspectiva geométrica é mais realista que as outras convenções, conclui Compagnon.
Autor: Georgia Juliana Colares Augusto Goncalves
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