Ler para escrever bem



LER para Escrever Bem
O ler é uma pratica social que envolve atitudes, gestos e habilidades que devem ser mobilizadas pelo leitor. Para ler bem e necessário que se tenha em mente o prazer de ler para sonhar e aprender a sonhar, para deixar nossa emoção aguçada, para nossa perturbação, para poder viajar para mundos distantes, para compartilhar, para escrever e ler melhor.
Existem leitores que faz leitura pelo simples fato de esta lendo, sem levar em conta o prazer de ler para se deleitar na formulação de hipóteses. Fazem leitura de livros sem concentra nas palavras, na historia, no assunto, quando deixa o livro não sabem fazer uma reflexão ou dialogar sobre o que foi lido. A leitura usada desta forma não traz acréscimos ao leitor, se torna perda de tempo.
O ler deve ser feito de forma prazerosa, onde o leitor devera fazer anotações do que lhe chama a atenção, do que desperta seu interior, aguce sua imaginação, sua vontade de aprender e formula hipóteses. O ler de forma prazerosa traz respostas para as duvidas, as inquietações, o leitora terá sobre seu poder conceitos formulados, questionamentos e duvidas amenizados, certezas, suspeitas e informações respondidas, o que a deixa extasiado, com maior facilidade e convicção para falar e escrever.
Quanto mais se escreve, mais aprendemos a escrever sobre aquilo que escrevemos. Escrever bem não é fácil, por isso a criança deve ser sempre estimulada a fazer leituras de textos diversos pelo prazer de ler. Sabemos que existem bons livros que devem ser oferecidos para as crianças. Oferecer textos e livros de boa qualidade para que sejam discutidos e comentados com entusiasmo e de forma prazerosa.
Os professores sempre estão fazendo incentivos para que seus alunos façam leituras diversas, mas muitas vezes usam essas leituras como forma de avaliações, isso torna o ler obrigatoriedade. Os alunos ficam desmotivados, muitas vezes tem aversão pela leitura. O próprio professor como instrutor muitas vezes não tem o habito de ler, escrever ou refletir sobre livros que estão fora do seu cotidiano escola. Muitas vezes por falta de tempo ou ate mesmo por desinteresse não procuram atualizações no mundo do ler e escrever de forma diferenciada. Como um professor acomodado pode fazer incentivos para com a leitura? Tenho em mente que para ser professor, deve-se amar a profissão viajar pelo o universo do ler e escrever.
Para tornar o aluno um bom leitor deve ser trabalhado o incentivo. O prazer pelo ler e escrever deve ser incentivado com visitas a bibliotecas, leitura de livros clássicos, de textos diversos cujo tema interesse as crianças, entre outros.

Autor: Marilda Regina Caixeta


Artigos Relacionados


Ler E Escrever Por Prazer E Não Por Obrigação: Uma Luta Constante Dos Professores Nas Escolas

Como Deve Ser Trabalhada A Leitura E A Produção Escrita Na Escola?

O Desafio De Ler E Escrever

O Contexto Escolar: O Aluno, O Texto E O Professor

Ler E Escrever

Resumo Do Texto:"o Leitor Inexperiente" De M. Contente.

Crônica Em Poesia