CORREÇÃO DE PROVAS DE BIOLOGIA DO VESTIBULAR UFRN 2010: UMA MANEIRA DE VISUALIZAR OS ERROS MAIS FREQUENTES.



CORREÇÃO DE PROVAS DE BIOLOGIA DO VESTIBULAR UFRN 2010: UMA MANEIRA DE VISUALIZAR OS ERROS MAIS FREQUENTES.

Felipe César Neves Miranda ¹
Polliane Fernandes ²
Sidicléia Kécia Vieira ³
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Biociências, Departamento de Fisiologia - PIBID ? Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência ? Av. Senador Salgado filho, Lagoa Nova, CEP: 59.000.000 - Natal ? RN


RESUMO: O presente trabalho realizado foi focado na correção de provas com questões discursivas de biologia do vestibular da UFRN 2010 por um grupo composto de doze alunos divididos em quatro subgrupos de três alunos cada. A prova corrigida era composta de quatro questões discursivas, o que facilitou a divisão dos subgrupos, sendo sorteada entre eles a questão correspondente para respectiva correção. Onde todos os membros dos subgrupos corrigiram suas questões pré-selecionadas e com o fim da correção elaborarão tabelas comparativas com os principais erros, acertos e concepções alternativas encontradas nas provas, escritas pelos vestibulandos.


PALAVRAS-CHAVE: Correção, Provas, Vestibular e Biologia.



INTRODUÇÃO


As provas de vestibular da disciplina de biologia recentemente têm abordados diversos assuntos do 1º, 2º e 3º ano do ensino médio, mas os assuntos que ainda surgem com mais freqüência são os referente à botânica, zoologia e ecologia. Exaltando assim a real importância de um professor biólogo dentro de sala de aula, onde muitas vezes encontramos casos em que esse professor é substituído por um médico que possui facilidade em assuntos como fisiologia humana, bioquímica e citologia; mas ao mesmo tempo possui grande dificuldade nos temas mais abordados nos vestibulares de todo o Brasil. Não diferentemente das instituições de ensino superior do Brasil, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte tem suas provas discursivas e subjetivas elaboradas com os principais temas já citados anteriormente. A comperve (Comissão Permanente do Vestibular) é a responsável pela elaboração das provas do vestibular da UFRN no presente momento e tem um elevado conceito de elaboração de provas em nível nacional quando comparada a outras universidades reconhecidas do país. Para averiguar o nível de erros e acertos nas provas subjetivas de biologia do vestibular 2010 da UFRN, sob a supervisão do professor Alexandre Menezes, seus doze bolsistas do projeto PIBID fizeram a correção das trezentas provas durante o período de tempo de quatro meses, em um rodízio constante de provas entre os bolsistas para que no final do prazo estipulado pelo professor fosse entregue um relatório comparando os índices de acertos e erros na prova. A atividade executada ajuda os futuros professores de biologia a detectar os principais erros ensinados pelos professores dentro de sala de aula, onde muitos erros foram encontrados iguais ao mesmo modo de redigir do vestibulando. Esses erros mostram-se em prevalência em grande número de provas. Ao final das correções todos os subgrupos elaboraram artigos científicos embasados nas correções das seguintes provas.


METODOLOGIA


A prova discursiva de biologia do vestibular da UFRN 2010 continha quatro questões discursivas dos assuntos de ecologia, fisiologia humana, zoologia e botânica. Durante a divisão dos subgrupos e das questões pré-selecionadas para correção fomos sorteados com a questão de número três, que continha um texto introdutório como é mostrado a seguir extraído do sítio da Comperve: "Em uma comunidade de região semi-árida, as pessoas cujas casas estavam localizadas em terreno inclinado observaram que o solo sofria erosão, facilmente, nos curtos períodos chuvosos. Preocupadas com o fato, dentre outras ações, essas pessoas decidiram plantar uma espécie de gramínea, por todo o local, para evitar o problema." Após a pequena afirmação que vinha na prova para facilitar o entendimento do aluno, a banca examinadora perguntava em duas alternativas segundo o sítio da Comperve: "A) Explique como a decisão da comunidade nessa situação poderia prevenir a erosão no local, estabelecendo uma relação entre esse processo e o sistema radicular da grama." E "B) Comparando o sistema radicular da grama com o de um juazeiro ou de uma mangueira, explique que problemas a grama enfrentará com o fim da estação chuvosa nessa região." Que continha como chave de resposta para a alternativa (A) De acordo com o sítio da Comperve à seguinte afirmação: "A grama tem um sistema radicular fasciculado (?em cabeleira?), superficial e que forma um emaranhado que fixa o solo." E para chave de resposta da alternativa (B) de acordo com o sítio da Comperve continha a seguinte comparação: "As plantas de grande porte como o juazeiro e a mangueira apresentam raízes profundas do tipo axial (pivotante), que permitem a captação de água subterrânea. A grama morre pela falta de água na superfície do solo." Após averiguar as chaves de resposta pedidas pela comissão organizadora do processo seletivo, nosso subgrupo deu início ao processo de correção das avaliações. Um pouco antes de iniciar as correções foram estabelecidas algumas regras básicas para a correção e para maior compreensão ao final da correção das provas pelo grupo. Regras essas que possibilitava cada alternativa ser validada como correta = (C), incompleta = (MC) e incorreta sendo representada por (E). Ao final da correção de toda bateria de provas foi feita a comparação entre as avaliações feitas por cada um dos bolsistas do subgrupo responsável pela questão três. Essa averiguação foi feita levando-se em comparação ao maior número de repetição de acertos, erros ou meio-certos dados pela equipe avaliadora. De modo que se a alternativa (A) de uma determinada prova fosse avaliada como correta por dois dos avaliadores e incorreta por um dos avaliadores a avaliação final da questão era feita através da média das assertivas feita pela equipe analisadora, que julgava a resposta como correta (C). Ao final da comparação das respostas de todas as questões foram elaboradas algumas tabelas e gráficos que podem ser encontrados em resultados e discussões. A correção só foi finalizada quando todos os integrantes do subgrupo já haviam feito suas tabelas individuais, o que facilitou para o cálculo das médias baseadas nas respostas dos alunos que participaram do processo seletivo.


RESULTADOS E DISCUSSÕES


Ao ser feita a comparação entre os resultados obtidos por cada avaliador para se obter a média final da variância entre as diversas formas de respostas encontradas nas provas pode se dividir em diversas categorias, dentre essa: 1ª categoria - (A) e (B) Erradas, 2ª categoria - (A) e (B) Corretas, 3ª categoria - (A) e (B) em Branco, 4ª categoria - (A) Errada e (B) Incompleta, 5ª categoria - (A) Incompleta e (B) Errada, 6ª categoria - (A) Incompleta e (B) Incompleta, 7ª categoria - (A) Incompleta e (B) Correta, 8ª categoria - (A) Correta e (B) Incompleta, 9ª categoria - (A) Errada e (B) Correta, 10ª categoria - (A) Correta e (B) Errada. A porcentagem das categorias feitas no total de trezentas provas corrigidas pode ser expressa da seguinte forma no gráfico a seguir:


Outro gráfico que exprime a quantidade exata de cada categoria pode ser expresso do modo a seguir:

As colunas do gráfico representam o número de alunos divididos em suas categorias, onde a coluna vertical representa o número de alunos divididos em suas categorias, e as colunas verticais representam as diversas categorias em que as respostas foram divididas. Foi notório que após a correção das provas os erros mais freqüentes nas avaliações eram de caráter bastante proximal, muitos dessas concepções alternativas que os alunos expressam nas provas são trazidas de sua bagagem de ensino médio muito precário; essas concepções podem ser representadas pelos seguintes fragmentos textuais retirados das respostas dos vestibulandos, dentre as principais, pode se encontrar que: "... as gramíneas pertencem ao filo das briófitas ...", "... que as raízes fasciculadas ajudam na absorção de água no período das secas ...", "... as gramíneas não possuem raízes ..." , "... as gramíneas possuem raízes pivotantes longas ..." , "... as gramas sobrevivem sem dificuldade em locais secos ..." , "... o juazeiro e a mangueira morrem com a falta d?água ..." e várias respostas continham apenas o enunciado sendo reescrito no campo destinado a resposta.


CONCLUSÕES


Ao término da correção das provas foi constatado pelo nosso subgrupo que muitos dos conceitos que os alunos trazem em suas respostas nas provas, são frutos de uma má formação de professores que ensinam de modo incorreto e também de uma diversidade da qualidade da educação brasileira, onde muitos alunos possuem de excelente equipe de professores, enquanto outros possui equipe de professores defasada e ambiente escolar prejudicado em virtude de greves e outros agravantes. Ao fim, podemos concluir que a correção foi um trabalho árduo e ao mesmo momento muito produtivo, pois nos favoreceu a habilidade de correção e nos possibilitou uma ampliação do nosso campo de visão com relação aos principais erros cometidos pelos vestibulandos em provas discursivas de biologia com foco na botânica.


REFERÊNCIAS

http://www.comperve.ufrn.br/conteudo/provas/2010/BiologiaQuimicaFisica.pdf
Acesso às 00:34 AM do dia 20/12/2010
http://www.comperve.ufrn.br/conteudo/provas/2010/ExpectativaBiologia.pdf
Acesso às 00:37 AM do dia 20/12/2010

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