Navegar é preciso



Não é raro encontrar no mercado de trabalho pessoas que, mesmo tendo uma formação específica: MBA, mestrado, doutorado se sentem insatisfeitas com suas profissões e, buscam por outras áreas de atuação para se desenvolverem e descobrirem novas habilidades. Mas nem sempre os meios para identificar e fazer essa transição se apresentam de forma fácil. É ai que entra o Coaching, uma das mais eficazes ferramentas para auxiliar nesse processo.

Tomar a decisão de mudar de ramo ou empresa, geralmente nasce de um momento de grande insatisfação por parte do profissional. Nesse sentido, alguns fatores podem ser decisivos: ambiente de trabalho onde as possibilidades de crescimento são incompatíveis com as ambições almejadas, designações rotineiras e desmotivadoras, falta de identificação com as ideologias da instituição, desejo de ser seu próprio chefe, ou ainda, sentir-se mal aproveitado ou mesmo desrespeitado por seu superior.

Entretanto, passar por essa mudança de forma não traumática exige que o profissional assuma certos riscos, que incluem: ficar desempregado, colocar em cheque a sua estabilidade financeira e a de sua família e não alcançar, de imediato, o que deseja com a nova empreitada.

Para que essa decisão seja tomada de forma consciente, o processo de Coaching visa auxiliar o profissional e identificar as melhores maneiras de passar por tão significativa mudança e os melhores meios para alcançar o objetivo planejado

Através de um trabalho multidisciplinar, que envolve: Psicologia, Sociologia, Neurolinguística mescladas com técnicas da Administração de Empresas entre outras, o Coaching busca oferecer: autoconhecimento, descoberta de habilidades, identificação de valores, compreensão e motivação para que o cliente passe por essa redefinição de objetivos e assim, possa focar em pontos reais, que o levem a realização de suas metas.

Mudar é preciso e assumir os riscos também. É certo que nem todos estão preparados para fazer isso de forma assertiva. Mas é notório também que aqueles que não elegem os riscos como barreiras e se dispõem a fazer transições buscando o melhor para suas vidas, através do auxilio do Coaching, estão um passo à frente de conseguir sucesso, que todos os demais.

Por José Roberto Marques, presidente do Instituto Brasileiro de Coaching(IBC);
Master Coach Trainer pela Graduate School of Master Coaches (EUA/UK/AUSTRÁLIA);
Administrador de Empresas e Gestor de Pessoas há 25 anos;
Psicoterapeuta e Trainer em Programação Neurolinguística;
Especialista em Linguagem Ericksoniana, Treinamento Comportamental e Desenvolvimento Organizacional.



Autor: Instituto Brasileiro De Coaching (Ibc)


Artigos Relacionados


Papo De Coaching Com Thiago Cury

Papo De Coaching Com Thiago Cury

Como Funciona O Método Coaching

Coaching Não é Mentoring

Executive Coaching: A Arma Secreta Para Liderança De Alto Impacto

Coaching Pessoal E Coaching Profissional

Coaching Como Ferramenta De Desenvolvimento Humano