Educação à Distância



A Educação à Distância vem crescendo de forma surpreendente nesta última década no Brasil. Tomou proporções maiores com o advento da internet e do avanço das Tecnologias de Informação e dos meios de comunicação.
Sabe-se que em um mundo globalizado e extremamente exigente na contratação de seus funcionários, a qualificação torna-se indispensável para a empregabilidade. Entretanto, as dificuldades existentes em cursar graduação e pós-graduação (lato sensu) no ensino tradicional, impossibilitam o aprimoramento dessas pessoas. Assim, a Educação à Distância aparece como alternativa eficiente e eficaz, oferecendo ensino-aprendizagem de qualidade as pessoas que não possuem acesso ao modelo presencial tradicional.
Conforme dados coletados na UNIUBE (Universidade de Uberaba); maior instituição de ensino privada do Triângulo Mineiro, na região do Estado de Minas Gerais, entre 2004 e 2010 o número de discentes matriculados na Educação Presencial Tradicional, houve uma alteração mínima, onde em 2004 haviam 12.121 alunos matriculados para 11.997 alunos matriculados em 2010. Em contra partida, o número de discentes matriculados na Educação à Distância nesse mesmo período, passou de zero em 2004, para 19.963 em 2010. Ou seja, em 6 anos de Educação à Distância oferecidos pela UNIUBE, atingiu um número de alunos que jamais em mais de sessenta anos de serviços prestados na área de Educação Presencial Tradicional, essa instituição conseguiu atingir este patamar.
De acordo com dados fornecidos pela INEP(Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), entre 2002 a 2008, a procura por cursos de graduação presencial tradicional e à distância no Brasil, houve um acréscimo significativo. Onde na graduação Presencial Tradicional, passaram de 3.479.913 alunos em 2002, para 5.080.056 alunos em 2008; contando com alunos de Universidades públicas e privadas. Já na Educação à Distância, passaram de 40.714 alunos em 2002, para 727.961 alunos em 2008; contando com alunos de Universidade públicos e privados. A INEP informa também, que haviam 21.873 inscritos em 2003, número que passou para 430.229 em 2006. Com isso, a EAD cresceu quase 20 vezes (1.867%) no Brasil, entre 2003 e 2006.
Dessa forma, percebe-se claramente que a EAD é uma realidade. Não é a educação do futuro[...]É a educação do presente!




Autor: Romeu Miguel


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