Perfil Sócio Demográfico De Terras Entre O Córrego Mutum E A Comunidade Da Doze



Resumo

Para entender o perfil sócio demográfico de Tangará da Serra é necessário um apanhado geral do que ocorreu no processo de colonização destas terras, pois através da a ocupação ocorre a construção histórico-cultural dos pioneiros desta região, que subiram a Serra de Tapirapuã para aqui fincarem raízes à procura de terras férteis com o propósito de desenvolver junto com o lugar, várias famílias surgem em busca da colheita de café no paraíso perdido, nome dado à região ocupada pelos índios, onde os lavradores começaram a cartografar dando inicio a formação da cidade. Havia um grande número de morte da população, enfrentavam muitas dificuldades, entre as quais doenças como malária e leishmaniose, morte por ocasionamento de inflamações de picadas de insetos. A fim de conhecer o perfil sócio demográfico, o método utilizado foi o empírico através da observação foi analisada tanto em equipe quanto no local aonde ocorreu o trabalho e as pesquisas. O perfil sócio demográfico das áreas de terras entre o córrego Mutum e a Comunidade da Doze vem a ser o que se chama uma comunidade de subsistência, ou seja, somente para o bem estar dos que ali vivem e traçam a sua história.

Palavras-chave: córrego, comunidade, perfil, demográfico.

Abstract

To understand the socio demographic profile of Tangará da Serra is necessary overview of what occurred in the process of colonization of these lands, because the occupation is through the historical and cultural construction of the pioneers of this region, which rose from the Sierra Tapirapuã here fincar roots in search of land férteis.Com the purpose of developing along with the place, many families are in search of the harvest of coffee in paradise lost, data names to the region occupied by Indians, which began mapping initiating the formation of the city. There were a large number of death of the population, facing many difficulties, among them diseases such as malaria and leishmaniasis, death by cause
of inflammation you from insects. In order to meet the socio demographic profile, the method was used by empirical observation was examined by team both on the spot where occurred the work and research. The socio demographic profile of areas of land between the stream Mutum and the Community of Twelve has to be what is called a community of subsistence, or only for the well being of living there and draw your story.

Keywords: stream, community, profile, demographic



Introdução

Entender o perfil sócio demográfico de áreas de terras no município de Tangará da Serra é necessário um apanhado geral do que ocorreu no processo de colonização destas terras, para então conseguirmos efetuar um mapeamento destas áreas (Cunha, 2006).
Deste modo mostrar como esta ocupação ocorreu para construção histórico-cultural dos pioneiros desta região, que subiram a Serra de Tapirapuã para aqui fincarem raízes à procura de terras férteis (Oliveira, 2004).
Isto se dá desde a divisão de terras na política fundiária do Estado de Mato Grosso, que confiou aos desbravastes do sertão, estes com muitas dificuldades derrubaram a mata e começaram a plantar ampliando o acumulo de capital, e com muitas dificuldades começa surgir à cidade que mais tarde chamará Tangará da Serra (Cruz, 2007).
Todo este acontecimento na colonização nos servirá de parâmetro para o mapeamento do perfil sócio demográfico das áreas rurais deste município.





Material e métodos

O método para preparação do relatório foi o empírico, de maneira que a pesquisa foi de observação sistemática, pois a observação foi planejada e estruturada com objetivos previamente definidos. A observação foi analisada tanto em equipe quanto no local aonde ocorreu o trabalho e as pesquisas. Sendo as pesquisas descritivas, pela carência de dados, é necessário descrever os elementos gerais e específicos tratando de expor todos os dados pesquisados a comunidade. A pesquisa quanto a objeto foi bibliográfica porque buscou, em contexto histórico-cultural, conhecimento indispensável para concretização deste projeto; e a campo, pois foi realizado levantamento de dados do córrego Mutum a comunidade Doze.


Resultados e discussão

Podemos ressaltar que o perfil sócio demográfico de ocupação da comunidade da doze se influencia na origem das pessoas que lá se instalaram trazendo do local de origem características que traçam o perfil do local. Sendo que, na busca de melhores condições de vida, estas pessoas construíram com seu modo de vida a esperança de uma vida melhor para suas descendência (Oliveira, 2004).
Tomando com exemplos o progresso dos estados de ascendência destas pessoas as dificuldades encontradas logo na chegada, provam que são capazes de lutar pela prosperidade da região oferecia. Após muitas lutas uns com melhores situações de vida que os que outros vivem da subsistência, mas com um sentimento não arrependido, mas uma sociedade orgulhosa de si mesma (Bertone, 2004).
Segundo Oliveira (2004) comunidade da doze tem as características de pessoas de pequena renda enquadrada na agricultura familiar que, no entanto mostra os reflexos da ocupação regional do município de Tangará da Serra o que diferencia na ocupação de outras regiões do estado ou do país. O perfil sócio demográfico das áreas de terras entre o córrego Mutum e a Comunidade da Doze vem a ser o que se chama uma comunidade de subsistência, ou seja, somente para o bem estar dos que ali vivem e traçam a sua história
As atividades de pesquisa foram executadas em áreas rurais na rod. MT - 480, entre o km 0-5, na zona rural do município de Tangará da Serra. O perfil sócio demográfico das áreas de terras entre o córrego Mutum e a Comunidade da Doze vem a ser o que se chama uma comunidade de subsistência, ou seja, somente para o bem estar dos que ali vivem e traçam a sua história (SIDOU; PENAFORT, 2007).

Considerações Finais

Considerando as estruturas que se encontram na comunidade pesquisada, como estradas pavimentadas, energia elétrica, água encanada, associação de moradores e sua proximidade com a zona urbana podem mostrar uma região com poucos problemas sócio-econômicos que são garantidos pela satisfação das famílias que residem neste local.
Porem existes algumas questões que merecem atenção para uma futura solução em pontos de infra-estruturas, ressaltando a necessidade de coleta de lixo, posto de saúde na proximidade, transporte coletivo, sistema de tratamento de água, segurança, saneamento básico, telefones públicos e residenciais, sinalização da rodovia MT - 480 e escola na proximidade. São estes alguns fatos necessários para melhoria das condições de vida daquelas famílias que ali se encontram.

Agradecimentos

Ao professor Carlos Edinei de Oliveira que nos auxiliou de forma pedagógica e técnica para realização deste trabalho, aos senhores proprietários das chácaras situadas na linha 12 que dispuseram seu tempo em nos fornecer informação necessária para realização das pesquisas. Aos acadêmicos de Agronomia e Biologia que se esforçaram em todos o sentidos para obtenção destes resultados.






Referências
BERTONE ,Leonor Ferreira; MELLO,Neli Aparecida de. Palmas: perfil ambiental e gestão urbana convergem para a sustentabilidade ambiental? Revista de Geografia da UFC, ano 03, número 06, 2004.

CUNHA, José Marcos Pinto da. Dinâmica migratória e o processo de ocupação do Centro-Oeste brasileiro: o caso de Mato Grosso Rev. bras. estud. popul. vol.23 no.1 São Paulo Jan./June 2006.
CRUZ, Montezuma. Desde d.Pedro II, terras devolutas originam conflitos. Incra recupera 14 milhões de hectares com títulos duvidosos. Agencia Amazônia de noticias de outubro de 2007
OLIVEIRA, Carlos Edinei de. Famílias e natureza: as relações entre famílias e ambiente na colonização de Tangará da Serra - MT. Tangará da Serra - MT: Sanches 2004.

PRESTES, Maria Luci de Mesquita. A pesquisa e a construção do conhecimento científico: do planejamento aos textos da escola à academia. Catanduva -SP: Rêspel 2002.

SIDOU, Soraya Alonso; PENAFORT, Jefferson Murici. Estratégias Adaptativas De Subsistência Utilizadas Pela Comunidade De São Bento - Amazônia Oriental Pará - Anais do VIII Congresso de Ecologia do Brasil, 23 a 28 de Setembro de 2007, Caxambu - MG






Autor: Jaqueline Gonçalves Soares


Artigos Relacionados


PolÍtica ComunitÁria

Roraima. Um Estado Em Desenvolvimento.

Pensamenteando...

Coleta Seletiva: InstalaÇÃo, Problemas E SoluÇÕes

Comercialização De Imóveis Para Preservação Ambiental

As Pontuais Mudanças Trazidas Pela Lei 11.689/08 = Júri

O Chão