Condutância do dossel?
O que é isso?
As plantas perdem água para atmosfera por meio de suas folhas. Estas apresentam aberturas microscópicas que permitem a saída de água para a atmosfera na forma de vapor.
Nesse contexto, a condutância do dossel é uma medida da facilidade com que a água pode se mover para fora das folhas das plantas para a atmosfera. Quando ela é baixa, a resistência à difusão de vapor de água é alta. De forma análoga, quando ela é alta, a resistência é baixa e as taxas de transpiração serão altas desde que haja energia solar disponível para realizar a evaporação e também haja grande quantidade de água no solo.
A condutância do dossel tende a ser muito baixa quando o conteúdo de água no solo é baixo. Do contrário, com abundância de água e luz, a condutância passa a ser alta. Essa regulação ocorre para economizar água que é de suma importância para o funcionamento do vegetal.
Na escala de uma planta, a condutância do dossel, ou melhor, da copa, é regulada pelo grau de abertura dos estômatos. No entanto, ao analisar a variação da quantidade de folhas que uma árvore, por exemplo, apresenta ao longo das estações do ano, por estar diretamente ligado a perda de água, a quantidade de folhas está diretamente relacionada à condutância quando observa-se um indivíduo (como no exemplo, uma única árvore).
Preparado a partir de:
EAMUS, D. Impacts of plantation age, fire and disturbance on catchment water yield. Sydney: Land & Water Australia, 2009.
Autor: Luiz Felippe Salemi
Artigos Relacionados
Plantas: Entendo A Camada Limite Da Folha
Rugosidade Do Dossel?
Interceptação?
Freatófitas?
Transmissividade: O Movimento Da água Subterrânea
Plantas Esclerófilas?
Testador De Transmissão De Vapor De Água De Alta Precisão Para Mostrador Flexível