JUNTANDO A FOME COM A VONTADE DE COMER



A organização dos bichos é o típico exemplo de empresa que se firma no mercado com produtos de alta qualidade, mais cometendo o erro drástico de querer aumentar os lucros sem melhorar a eficiência da Mão de obra, ou seja, sem investir na qualificação de seus funcionários. Sendo assim o retrabalho e a insatisfação dos clientes se torna inevitável.
Sem a coletividade a qualidade acaba! Pois quando o lucro supera o bom senso, juntar a fome com a vontade de comer já não se torna tão simples assim, tendo em vista em que chega o ponto que o mercado e principalmente os clientes escolhem o que querem comer, e sua empresa só pode oferecer um único cardápio enquanto outras oferecem self service.
O Mercado voraz sofre mudanças constantemente, por isso é preciso estar sempre atento a todas essas mudanças, seja a mais simples que exista, não se pode passar batido perante todas as novas tendências que surgem no mercado, a forma de administrar é modificada todos os Dias, independentemente de crises ou abalos sociais, é um olho no padre e outro na missa.
A organização dos bichos cometeu o pecado de não acompanhar a evolução tecnológica, optando por permanecer na mesmice, procurando investir numa imagem do passado, usando sua marca como solução, sem se importar com as novas concorrências que foram se infiltrando num espaço mínimo, mais que agora ficava cada vez mais largo, que ao contrário da organização dos bichos investiam em planejamento e eficiência, qualificando seus funcionários e modernizando seus atendimentos.
A BTV aproveitou esse espaço e introduziu no mercado novos métodos de trabalho e serviços prestados, procurando tornar a hierarquia merecida e não somente desejada ou mesmo temida, enquanto a organização dos bichos quebrava a chalés leão insistindo no erro de se prevalecer de sua marca, acabou por comprometer os seus produtos, numa tola idéia fixa de que não existia concorrência. E a BTV ao contrário foi ganhando mercado em cima de todos esses erros, pois consideravam possível a idéia de fornecer produtos de melhor qualidade a preços acessíveis, sem precisar aumentar o esforço físico de seus funcionários com longas jornadas de horas extras de trabalho.
A organização dos bichos é um exemplo de como um erro administrativo pode comprometer todo o crescimento de uma empresa, Por mais que já tenha espaço no mercado e principalmente se ainda começa no ramo, o mundo administrativo não permite erros, pois o mercado controla tudo ao seu redor, e a concorrência está sempre pronta para assumir seu posto.
Uma boa administração acompanhada sempre de bom senso, é a chave mestra que abre todas as portas para ótimos negócios, os diálogos e as trocas de idéias são muito importantes para a permanência de uma empresa no mercado ou mesmo para que cresça cada vez mais, como vêem acontecendo com a BTV, no mundo administrativo é preciso matar um leão por dia, ou no caso da organização dos bichos: "é preciso matar um humano por dia!".



Autor: Sidnei Mota


Artigos Relacionados


Gestão Organizacional Em Tempo De Mudanças

Inteligência Organizacional

Inteligência Organizacional

Treine Seu Pessoal De Atendimento

A Qualidade Na Prestação De Serviços

Teste De Conceito No Desenvolvimento De Produtos

A Empresa Que Investe Em Treinamento Está Dizendo Sim Ao Crescimento Do Funcionário?