Liberdade Em Cristo



No meio evangélico é muito freqüente ouvir o seguinte versículo das Sagradas Escrituras "E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará." João 8:32. Nesta frase estão apontados os resultados buscados pelos cristãos: uma nova vida de liberdade em Cristo através do conhecimento da verdade.

Ao observar mais atentamente, pode-se verificar que a frase acima inicia com a conjunção "e", que indica consecução de idéias, ligando este versículo ao anterior, ampliando o quadro exposto pelo Senhor: "Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos; E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará." João 8:31 e 32

De nada nos adianta querer atropelar o plano estabelecido pelo Pai. Segui-lo passo a passo é a chave que nos abre as portas celestes.

O reino de Deus é organizado, pois Deus não é Deus de confusão, assim uma condição tem de ser atendida para que a próxima seja alcançada.

Que condições estão envolvidas para que obtenhamos a nova vida de liberdade proposta por Cristo?

1ª condição: crer em Jesus

"Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele"

No início de João 8:31 fica evidente que Jesus não liberta qualquer pessoa, ao contrário, Ele dirige-se e ensina a verdade àqueles que nele crêem.

Aqueles que crêem em Jesus, ou seja, que Jesus é o Caminho que leva a Deus, permanecem na palavra para conhecerem a verdade e assim experimentarem a liberdade.

Receber a fé em Jesus, reconhecendo-o como o Cristo de Deus é uma obra realizada pelo Pai em nós. "Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque to não revelou a carne e o sangue, mas meu Pai, que está nos céus." Mateus 16:17

O que trás o arrependimento, abrindo as portas do reino dos céus para os homens é a divina revelação de que Jesus Cristo é o Filho de Deus: verdade na qual está estabelecida a igreja de Cristo e mediante a qual o inferno não pode prevalecer.

É bem sucedido todo aquele a quem Deus revela que Jesus é o Seu Filho, porque a esta pessoa é permitido caminhar na verdade.

A revelação de que Jesus é o Cristo de Deus é feita pelo próprio Deus aos homens e faz com que eles se liguem ao reino dos céus (quando se arrependem dos seus pecados e aceitam a Jesus) ou se desliguem do reino dos céus (quando não aceitam a verdade expressa em Cristo Jesus).

2ª condição: permanecer na palavra de Jesus

Se vós permanecerdes na minha palavra

Orar é imprescindível, muito bom, ótimo, mas não adianta somente orar, sua oração não substitui a obediência devida à palavra.

A ordem de Deus para chegar à liberdade em Cristo é permanecer na Sua palavra.

A oração não substitui a nossa firmeza em nos fixarmos naquilo que a Palavra diz.

 

3ª condição: ser discípulo de Jesus através da permanência na Sua palavra

verdadeiramente sereis meus discípulos

 

Desobedeceu, vacilou e saiu da palavra: assim ficou fora do ambiente de proteção divina, ultrapassou o mudo e aí a serpente pode o pegar.

Quem quer seguir sempre a Jesus precisa manter-se em Sua palavra e não deixar que suas fraquezas criem um bloqueio à comunhão com o Senhor.

A narrativa do jovem rico em Marcos 10 ilustra claramente como as fraquezas podem esvaziar a devida obediência a Deus e nos afastar da liberdade em Cristo.

Ele era um jovem rico e Jesus o amou, pois ele seguia todos os mandamentos, mas tinha uma fraqueza encoberta: o amor ao dinheiro que ele não quis abandonar.

Quando foi confrontado por Jesus no seu ponto fraco o jovem se entristeceu muito porque não quis se esvaziar de si mesmo para segui-lo.

"E Jesus, olhando para ele, o amou e lhe disse: Uma coisa te falta; vai vende tudo quanto tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, segue-me. Mas ele, pesaroso desta palavra, retirou-se triste, porque possuía muitos bens." Marcos 10:21 e 22

No caso do jovem descrito em Marcos 10, a barreira era o amor ao dinheiro ("o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males" 1 Timóteo 6:10a). E no nosso caso: de qual fermento cada um de nós precisa se guardar?

Da teimosia? Da vontade própria? Do consumismo? Das dívidas? Impaciência? Pressa? Atropelar ao Senhor, impedindo que Ele vá à nossa frente? Não deixar Deus dirigir? O olhar que não tem sido santo? Fraqueza na honestidade? Mentiras? Orgulho? Vaidade? Soberba? "Esperteza" mundana?

Qual é a fraqueza que não queremos abandonar e que nos tem impedido de sermos com o Senhor, que nos entristece e afasta dos Seus caminhos?

No arrependimento e na obediência à Palavra estamos livres e recebemos a paz e os seus benefícios decorrentes.

O próprio Senhor Jesus nos adverte hoje, como fez com a prostituta à beira do apedrejamento e na cura do paralítico: "Você está livre. Vá e não peques mais para que não te suceda coisa pior".

O reino de Deus está presente aqui e agora, só entra nele aquele que não sustenta as suas fraquezas.

Só é discípulo verdadeiro de Jesus, aquele que permanece na Palavra, obedecendo-a. Este sim, conhece a verdade é por ela é livre. Resultado: não haverá mais enganos nem crises e se surgir algo contrário à palavra logo é repelido pela firmeza em permanecer naquilo que a Bíblia ensina. Resiste-se ao mal.

É momento de reflexão: em qual palavra eu não tenho permanecido? Existem fraquezas? Onde eu ainda preciso abandoná-las?

A força da sua oração não é maior do que a obediência devida à Palavra de Deus: aprenda a permanecer na Palavra para ser verdadeiramente livre.

É sabido que 99% dos casos de problemas financeiros são acarretados pela falta de fidelidade no dízimo. Não é o seu caso? Você tem sido fiel? Devolve as primícias na casa de Deus sem falhar? Ótimo.

Os outros casos de destruição financeira implícitos em 1% ocorrem mesmo sendo dizimista fiel, pois você permanece desobediente à direção que Deus exaustivamente já lhe falou para seguir. Ainda está teimando em ficar fora por medo, insegurança, incerteza, planos próprios, entre outros motivos.

Dizimista fiel, mas desobediente à Palavra não prospera.

Não lhe falta nada, mas ele não encontra realização verdadeira em Cristo.

Permaneça fiel em tudo Deus vai te libertar por inteiro.

Em Nome de Jesus.

Mônica Gazzarrini.


Renascida em Cristo desde 2004, estudiosa do Evangelho, escritora, administradora de empresas, contabilista, especialista em marketing.


Visite artigos da escritora sobre a caminhada com Deus em:

http://bencaossemlimites.blogspot.com/

http://www1.uol.com.br/bemzen/ultnot/religioes/(LINK: FÉ)

http://www.webartigos.com/authors/878/Monica-Gazzarrini

http://www.artigonal.com/authors_49432.html

http://www.centralartigos.com/auto-ajuda/


"Jesus Cristo é o Senhor"


Autor: Monica Gazzarrini


Artigos Relacionados


Toque Em Jesus

Deus Opera Na Arena Da Fé

Dinheiro Não Compra Bênçãos

Os Que Se Assentarão à Mesa Do Senhor

A Porta Da Salvação Já Foi Aberta Por Jesus Cristo

Mantenha A Palavra Viva Em VocÊ Ao Sair Do Culto

Deus Está A Seu Favor. O Que Mais Pode Impedi-lo?