Invasão na Líbia



Aconteceu o óbvio! A ONU (Leia-se "Os Estados Unidos") decidiu invadir a Líbia para garantir a Zona de Exclusão Aérea, ou seja, evitar que o governo de Muamar Kadafi utilize bombardeios aéreos contra os rebeldes.
Ganha uma bala Juquinha quem desconfiar que a verdadeira intenção dos invasores não é defender o povo líbio, muito menos encaminhar o país no rumo da democracia.
O patrimônio da família Kadafi é maior do que a fortuna do dono da Microsoft, Bill Gates. O seu fundo de investimentos possuí dinheiro espalhado em todos os cantos do mundo, inclusive no Brasil e no time italiano Juventus. A Líbia é a oitava maior produtora de petróleo do mundo (A produção de petróleo caiu quatro vezes desde o início dos conflitos. Esse e outros fatores fizeram o preço do óleo disparar).
Dito isto, meus amigos, não tenho dúvidas de que a preocupação da ONU é com as consequências de uma guerra civil que ameaça se alongar. Pouco importa para as potências ocidentais se quem governa os países árabes são democratas ou ditadores. Isso é falácia para vender jornal. O fundamental é que estes países tenham governos estáveis. Só isso!
A ONU já nasceu deformada e continua até hoje. O que justifica ela não ter "garantido os direitos civis" em Ruanda e na Bósnia, num passado recente? Como não intervir nas diversas situações em que israelenses e palestinos se matavam no Oriente Médio? (aliás, devo assumir que a ONU "determinou" que Israel devolvesse territórios conquistados na Guerra do Seis Dias... só que Israel "não quis") O que dizer de alguns países africanos que notadamente são ditatoriais e descumprem direitos humanos, como costa do Marfim e Sudão?
A resposta para todas estas perguntas é muito simples: tudo depende dos interesses econômicos ou políticos das chamadas "potências ocidentais".
Por fim, qualquer quadro possível na Líbia. Caso os conflitos cessem, é bem provável, assim como no Iraque da época do Golfo, que o ditador continue no poder, desde que o petróleo esteja prontinho pra ser vendido para o mundo.

Autor: Luiz Eduardo Farias


Artigos Relacionados


A Líbia De Kadafi E Os Rebeldes Da Onu

Estados Unidos X Irà : O Acordo De Lula Na Contra-mão Da História.

Comemorar A Morte De Kadafi?

Ponte AÉrea Dos Derrotados.

Artigo: A Execução Sumária E Covarde Do Ditador Líbio Muammar Kadafi

Conflitos Intenacionais

A Revolta árabe: Entenda As Manifestações Em Busca De Democracia E Suas Consequências