"Vagas" só para os melhores



"Vagas" só para os melhores
Simone F. P. Ramos
A sociedade precisa entender que a educação é o alicerce da construção do nosso futuro, no entanto é preciso que todos possam cobrar dos nossos governantes uma educação de qualidade. Pesquisas apontam que o índice de analfabetismo ainda é preocupante no Brasil.
Pode-se dizer que os governantes do nosso país, ainda não se conscientizaram de que a educação é o principal componente para se ter um país desenvolvido .
Diante deste problema a sociedade vem sofrendo as conseqüências,ou seja, atualmente o mercado de trabalho está selecionando pessoas qualificadas para preencher os requisitos exigidos de cada indústria ou empresas , preenche a "Vaga" somente os melhores.
Há algumas semanas atrás, estava eu, assistindo uma reportagem sobre a falta de profissionais para atender a demanda do mercado de trabalho, grande eram as vagas à serem preenchidas das grandes indústrias, um dos exemplos que me chamou a atenção, foi de uma grande empresa localizada em um dos estados da região nordeste, nela haviam mais de mil vagas disponíveis, esperando para serem preenchidas, mas não haviam pessoas qualificadas para preencher se quer um terço das vagas. Os economistas estão preocupados com a falta de mão-de-obra para atender a demanda do mercado de trabalho, isto é uma vergonha, para o nosso país.
Dá pra entender uma situação dessa? Isto é um fato de extrema conscientização do próprio contexto social em que vivemos. Muitos que concluem o estudo superior, não se preocupam em buscar uma especialização específica, ficam estacionados com um simples certificado e se conformam apenas em ter simplesmente uma graduação.
O mercado de trabalho está precisando de pessoas que sejam alto suficientes para cumprir seu papel de bom profissional em toda e qualquer área que lhe foi posta, pois grande é a concorrência.
Cabe a cada um de nós nos conscientizarmos em sermos mais preocupado com a nossa educação e formação profissional, e dentro desta formação não sermos apenas mais um formado, e sim, "O" formado que faz a diferença, que busca o conhecimento, que busca de especializar, que seja o melhor entre os melhores, pois devemos entender que sempre há alguém que sabe mais do que sabemos.
Para os que ainda não tiveram a chance de fazer um curso superior, precisam fazer cursos profissionalizantes.
Se a sociedade se preocupasse mais com a educação, creio eu, que não haveria tanto desemprego e tanta pobreza . Não estou dizendo que não existiria desemprego e pobreza, mas com certeza iria amenizar a situação em que o nosso país se encontra atualmente.


Autor: Simone F. P. Ramos


Artigos Relacionados


Mercado De Trabalho De Jundiaí Tem Vagas De Sobra

As Legislações Do Ensino E O Direito Educacional

A InversÃo De Valores

Vagas Abertas No Mercado De Trabalho. Como Preenchê-las?

Contribuiçôes Da Educação A Distância (ead) Em Nível Técnico E Superior Ao Desenvolvimento Social E Econômico Do Bairro Borda Do Campo Em São José Dos Pinhais-pr

O Jeito De Fazer Educação No Brasil.

O Que Fazer ApÓs A GraduaÇÃo?