COMBATENDO O MEDO: FÉ



COMBATENDO O MEDO: FÉ

Introdução

E se Deus não é fiel a suas promessas? E se a Bíblia está toda errada? E se Jesus não é o Filho de Deus, não morreu na cruz por seus pecados, e nunca ressuscitou dos mortos? E se não há dia que vem, quando todos os erros serão corrigidos, e não a eternidade pela frente em que os de toda tribo, língua, povo e nação se louvar a Deus?
Será que esses medos nunca descerão sobre vós? Esses temores vieram sobre Abraão. O fato de que tais temores atravessar a sua mente não é pecado. A pergunta é: Como você lida com esses medos?
Em Gênesis capítulos 12-14 vemos Abraão crescer na fé, mas não sem momentos de dúvida e descrença. Na fé, Abraão obedeceu à ordem de Deus para sua viajem para a terra prometida. Mas assim que ele chegou lá que ele foi encontrado com fome. Sem qualquer palavra de Deus, Abraão com medo deixou a terra prometida para a segurança do Egito. Lá, novamente com medo, ele mentiu para os egípcios, dizendo-lhes que Sarai era sua irmã. Através de tudo isso, porém, Deus de Abraão pacientemente ensina a confiar nEle.
Nós vemos a fé de Abraão em Deus, na sua resposta à disputa com os pastores de Ló sobre a água e pastagens. Lembre-se que Deus prometeu a Abraão TODAS as terras em que peregrinou. No entanto, Abraão, fé, vontade permitiu muito por onde escolher qualquer terra que quisesse. Vemos também a fé de Abraão no Lote emergência após a captura de Ló pelos reis invasores. Abraão reconheceu que essa vitória surpreendente era inteiramente das mãos de Deus, dando um décimo de todos os despojos a Melquisedeque, e recusando-se a manter o saque que havia sido tomado de Sodoma. Essas ações demonstram claramente a convicção firme de que Abraão tudo o que ele tem vem de Deus, em última análise.
Então Abraão cresceu poderosamente na fé. Mas a luta da fé está longe de terminar. Hoje, veremos que esse homem de fé - como nós - somos tentados a duvidar das promessas de Deus. Quando Deus no passado, as intervenções óbvio em nossas vidas em nossas memórias desvanecem-se, somos tentados a duvidar de que Deus cumprirá as promessas que ainda estão no futuro.
Só assim com Abraão. Alguns anos se passam entre os capítulos 14 e 15, não sabemos exatamente quantas, mas talvez sete ou oito. Não há registro de Deus fala a Abraão durante estes anos, nenhum registro de intervenções milagrosas em sua vida. O tempo passa, e ainda não há nenhum filho, Abraão ainda vive em uma barraca, sem habitação permanente.
Será que ele vai ter um filho? É a promessa da terra realmente certo? Será que todas as famílias das nações realmente ser abençoadas através de sua prole? Deus realmente irá esmagar a cabeça da serpente através da semente da primeira mulher - através de sua própria semente?
Que perguntas você faz? Que promessas de Deus parecem muito atrasado para você? Como você reage quando Deus parece distante, quando as Suas promessas parecem ter falhado? passeios Tudo na sua resposta a essas questões.
Antes de iniciarmos nossa exposição, vamos considerar brevemente a estrutura de passagem de hoje. Há duas seções unidas por uma dobradiça verso. As duas seções são compostas de versos 1-5 e versículos 7-21. Cada seção começa com Deus, reafirmando a promessa (ver versículos 1 e 7). Cada seção segue com Abraão, perguntando se o que é prometido é realmente vai acontecer (ver versículos 2,3,8). Cada seção conclui com a resposta de Deus, fortalecendo e elaborando sua promessa. O versículo 6 é a base sobre a qual ambas as seções turno.
Seguindo essa estrutura, nossa exposição irá considerar os seguintes temas:

A causa do medo (vv. 2,3,8)
A cura para o medo:
Promessa de Deus (vv.1, 4, 5)
Juramento de Deus / Aliança (vv. 7, 9-21)
A resposta ao medo: a fé (v. 6)
Crédito de Deus aos fiéis: justiça (v. 6)

Capitulo 1
A causa do medo

Mas Abrão disse: "Ó Senhor Deus, o que você vai me dar, para eu continuar sem filhos, e o herdeiro de minha casa é Eliezer de Damasco?" 3 Então disse Abrão: "Eis que me deram nenhuma descendência, e um membro da minha casa será o meu herdeiro. " Gênesis 15:02

Mas ele disse: "Ó Senhor Deus, como vou saber que vou ter [a terra]?" Gênesis 15:8
De volta ao capítulo 12, Deus disse a Abraão para deixar sua terra, seus parentes e vá para a terra que Deus lhe mostraria. Deus prometeu que faria de Abraão uma grande nação, e que todas as famílias da terra seriam abençoadas por meio dele. Após Abraão obedeceu e foi para Canaã, Deus lhe disse: "À tua descendência darei esta terra."
Abraão certamente sabe que a promessa de Deus de bênção para todas as nações está longe no futuro. Mas se essa promessa é para ser cumprida, um primeiro passo necessário é para ele ser pai de uma criança.
No entanto, isso não acontece. E ele está ficando velho. E Sarai está envelhecendo.
Assim, ele chama ao Senhor: "O que você pode me dar para compensar por isso! Nenhuma criança! E não vejo nenhuma saída! Sem uma criança eu vou ter nenhum herdeiro, a sua promessa irá falhar, e um servo herdará tudo quanto possuo. E esta terra? Eu ainda sou apenas um andarilho aqui. Você prometeu que para mim - mas nenhum deles é meu! "
O salmista faz perguntas semelhantes no Salmo 77:

"Será que o Senhor desprezará sempre, e nunca mais voltou a ser favorável? 8 tem o seu amor dura para sempre cessaram? São as suas promessas no fim de todos os tempos? 9 Esqueceu-se Deus de ter misericórdia? Salmo 77:7-9

Eu suspeito que muitos de nós já estivemos em situações semelhantes. Talvez alguns de nós estamos em tal situação, este dia.
Qual é o problema de Abraão? Para o salmista? Para você?
Em cada caso, o problema começa com o medo - medo que Deus não é quem ele diz que é, o medo que Ele não pode ou não fornecer, ou lidar com nossos inimigos, ou cumprir Suas promessas. "Tem as suas promessas no fim de todos os tempos?"
Temos todos se decepcionou com os outros - não apenas por amigos, mas pela família - cônjuges, pais e irmãos. Nós aprendemos que nenhum ser humano é totalmente confiável. Mas o que sobre Deus? Podemos nós confio Nele? Mesmo quando os anos se arrastam e não vemos qualquer cumprimento de suas promessas?
Assim, a origem do medo é fundamentalmente uma falta de fé em Deus.

Capitulo 2
A cura para o medo

Vejamos duas seções do capítulo 15, por sua vez:

Depois destas coisas, a palavra do Senhor foi dirigida a Abrão numa visão: "Não temas, Abrão, eu sou o teu escudo, tua recompensa será muito grande." Gênesis 15:1
E eis que a palavra do SENHOR veio a ele: "Este homem não deve ser o seu herdeiro, o seu próprio filho, muito deve ser seu herdeiro." 5 E ele tirou para fora e disse: "Olhe para os céus e conta as estrelas, Se você é capaz de enumerá-las. " Então disse-lhe: "Assim será a tua descendência". Gênesis 15:4 -5

O que Deus faz com Abraão nestes versos? Primeiro, ele salienta a Sua promessa. Na primeira das passagens acima, este assume a forma de um comando, três promessas, e um lembrete. Deus começa com um comando: Não temais! Esta é a primeira vez que esse comando aparece nas Escrituras. No ESV, esta frase é usada nas Escrituras 33 vezes. Em 29 desses é falada por Deus ou por Cristo. Nos outros quatro casos, é utilizado pelos porta-vozes de Deus e dirigida ao povo de Deus. Deus nos diz repetidas vezes: "Não temais!"
Somos tentados a medo, mas devemos lutar contra o medo. Para derrotar a tentação do medo, devemos usar a cura para o medo de que Deus nos deu - Suas promessas.

Na primeira passagem acima, o Senhor dá a Abraão três promessas. A primeira é que "Eu sou o teu escudo?. Um escudo nos protege dos ataques do inimigo. E a tentação do medo é tal ataque. A tentação de duvidar das promessas de Deus é um tal ataque.
Em que sentido Deus é um escudo? Alguns comentaristas argumentam que o termo está relacionado com o capítulo anterior, e sugerem que Abraão temia represália militar para a derrota dos reis invasores. Mas o capítulo 15 é sobre a promessa de Deus, não sobre reis. Não, no caso de Abraão não é poder de Deus que está em vista, mas o caráter de Deus. O Senhor está dizendo a Abraão: "Lembra-te quem sou eu! Eu sou fiel às minhas promessas. E por que eu prometo, em primeiro lugar? "Deus fez essas promessas a Abraão como um estouro de seu caráter. Quando Jesus nos diz:
Não temais, pequeno rebanho, porque vosso Pai agradou dar-vos o reino. Lucas 12:32
Esta passagem lembra-nos da disposição amável de Deus para Seus filhos. Ele nos diz: "Agrada-me fazer bem. Meus caminhos vão parecer misteriosa, mas sabe que é um prazer dar-lhe o reino! "

Segunda promessa de Deus a Abraão é isso. "Sua recompensa será muito grande" Em algumas traduções, este é processado. "Eu sou a vossa recompensa muito grande" Apesar de superficialmente diferentes, é fundamentalmente a mesma idéia: os dons de Deus são maravilhosas, mas a sua maior dom é Ele mesmo. Ele é a pérola de grande valor; Ele é a nossa paz, Ele mesmo é o nosso marido. O Senhor está dizendo a Abraão - e dizendo para nós - "A recompensa de ser minha pode não parecer ser grande, mas é. ACREDITO. A alegria que é seu está além da imaginação. "
Então segure-se a esta verdade incrível! Um combate para crer!

Terceira promessa de Deus a Abraão é que "seu próprio filho será o teu herdeiro?. O comando e as duas primeiras promessas de "hold" para o povo de Deus, esta promessa, porém, é a Abraão, em particular. Do ponto de vista humano, pode parecer impossível, mas Deus assegura a Abraão que o pai de um filho, e que este filho nato será seu herdeiro, não Eliezer o Damasco.
Para reforçar essa terceira promessa, Deus dá a Abraão uma poderosa lembrança. Ele diz a Abraão para sair de sua tenda, no deserto da noite clara, e lhe diz: "O número de estrelas. Assim será a tua descendência. "Deus, aqui reafirma e reforça a sua promessa. Mas mais do que isso, Ele dá a Abraão um retrato diário para lembrá-lo da promessa de Deus. Toda noite, as estrelas aparecem. Sempre que Abraão é tentado a duvidar, ele tem um lembrete visual incrível da certeza da promessa de Deus.
Lembre-se de volta no capítulo 9, onde Deus dá ao arco-íris como um sinal de Sua promessa para nunca mais inundar a terra. Nós precisamos de lembretes tal, não é? O que você segurar a fim de se lembrar da fidelidade de Deus?
Na segunda parte da nossa passagem de Deus mais uma vez reitera promessas, mas faz isso de uma forma que soa estranho aos nossos ouvidos: Abraão, lembrando de seu juramento, dar a Abraão e seus descendentes a terra de Canaã.

E ele lhe disse: "Eu sou o Senhor que te tirei de Ur dos Caldeus, para te dar esta terra como herança". Gênesis 15:7

O Senhor está dizendo, com efeito, "A razão que eu trouxe aqui é dar a terra para você e seus descendentes. Lembre-se disso! "
Após a declaração medo de Abraão no versículo 8, Deus não lhe dá um lembrete, mas uma imagem da sua intenção firme de cumprir a promessa:

9 Disse-lhe: "Traga-me uma novilha de três anos, uma cabra de três anos, um carneiro de três anos, uma rola e um pombinho." 10 E ele lhe trouxe todos estes, corte-os ao meio, e pôs cada metade em relação ao outro. Mas ele não cortou as aves ao meio. 11 E quando as aves de rapina desciam sobre os cadáveres, mas Abrão as enxotava. 12 Como o sol estava se pondo, caiu um profundo sono sobre Abrão. E eis que, terrível e grande escuridão caíram sobre ele. 13 Então o Senhor disse a Abrão: Sabe com certeza que a tua descendência será peregrina em terra que não é deles e seremos servos de lá, e será afligida por quatrocentos . anos 14 Mas eu julgarei a nação que eles servem, e depois sairão com grandes posses;. 15 Quanto a você mesmo, você deve ir ao seu pais em paz que deve ser enterrado em uma velhice boa 16. E eles devem voltar aqui na quarta geração, por causa da iniqüidade dos amorreus não está ainda completo. "17 Quando o sol tinha descido e estava escuro, eis um caldeirão fumegante e uma tocha de fogo passaram entre estas peças. 18 Naquele dia o Senhor fez um pacto com Abrão, dizendo: À tua descendência darei esta terra, desde o rio do Egipto até ao grande rio, o rio Eufrates, 19 a terra dos queneus, o quenezeu, o cadmoneu, 20 dos heteus, dos perizeus, os refains, 21 dos amorreus, dos cananeus, dos girgaseus e dos jebuseus. " Gênesis 15:9-21

Deus usa aqui uma forma cultural de um juramento. De acordo com esse costume, um ou mais animais seria cortado pela metade, e ambas as partes com o juramento iria andar entre elas. Ao fazê-lo, cada parte foi, dizendo: "Que isso possa acontecer comigo se eu não cumprir minha promessa."
Mas Deus modifica este costume em afirmar a Sua promessa a Abraão. Aqui, há somente um partido que caminha entre as carcaças: o próprio Deus. Desta forma, Deus deixa claro que o cumprimento da promessa depende inteiramente de si mesmo. Além disso, não há nenhuma maldição implícita no sacrifício dos animais. Em vez disso, esses sacrifícios imagem do futuro sacrifício de Cristo, que significa "Deus acabará por cumprir todas as promessas.
Note-se também uma importante lição desta passagem sobre as promessas de Deus. Temos visto que Abraão é temeroso por causa do atraso na promessa de Deus para que ele seja cumprido. Deus disse a Abraão: "No futuro, não haverá mais espera - Vou cumprir minhas promessas de imediato"? Exatamente o oposto! "Eles vão ser atingidas por 400 anos!" É como se Deus estivesse dizendo: "Você precisa aprender esta lição de modo que aqueles por trás você pode aprender isso também."
No entanto, o que pode haver atrasos, o resultado final é certo. "À tua descendência darei esta terra?. Em hebraico, esta afirmação está no pretérito perfeito, para que possamos traduzi-la (como o NAU e do JFA) "À tua descendência tenho dado esta terra." A promessa é tão cumprimento certo que ele pode ser declarado como se ele já está realizado.
Esta passagem tem muito a nos ensinar sobre apegando às promessas de Deus. Em particular, como Abraão é chamado a lembrar a fidelidade de Deus no passado, trazendo-o de Ur, Deus chama-nos a lembrar o sacrifício de Jesus Cristo, como retratado nesses sacrifícios. Além disso, devemos lembrar que Deus trabalha sempre através de ensaios e atrasos.

Capitulo 3
A resposta ao medo: Fé

Como observamos, versículo 6 é uma dobradiça, olhando para trás e olhando para frente. Tanto no trecho que precede e no que segue v6, Abraão, embora inicialmente com medo, acredita em Deus.

E ele acreditava que o Senhor, e ele contou isso a ele como justiça. Gênesis 15:6
Abraão exercer fé em meio ao medo, no meio dos ensaios, no meio de atraso.
Abraão lutas o combate da fé - a luta para acreditar que Deus é fiel às Suas promessas. Lembrou-se da fidelidade de Deus no passado, lembrou o caráter de Deus, ele viu como Deus pode usar esse processo em sua vida para o bem dos outros, então ele colocou o medo por trás dele e creu em Deus.
Mas o que ele acredita? Certamente que Deus era seu escudo, que Deus iria recompensá-lo, que Deus daria a seus descendentes a terra de Canaã, e que através de sua semente todas as famílias da terra seriam abençoadas.
Mas você vê - todas estas promessas são enrolados no Redentor, Jesus Cristo. A promessa de volta ao Jardim do Éden a Eva que sua semente iria esmagar a cabeça da serpente, e da promessa de bênção sobre todas as nações através da descendência de Abraão, ambos são cumpridas em Jesus Cristo.
Assim também a fé de Abraão, em última análise é do Redentor vindouro.
Vai ser como Abraão? Lembre-se da fidelidade de Deus no passado, em sua própria vida, na vida de personagens da Bíblia, na história da igreja. Lembre-se do caráter de Deus em Sua Palavra. Pense em como Deus tem usado os julgamentos dos outros para ajudá-lo e como ele pode usar suas provações para ajudar os outros. Creia em Jesus Cristo como Senhor e Salvador!

Capitulo 4
Crédito de Deus aos fiéis: Justiça

E ele acreditava que o Senhor, e ele contou isso a ele como justiça. Gênesis 15:6
Tal como acontece com a frase "não temais", aqui temos o primeiro exemplo na Bíblia de um conceito-chave: Justificação pela graça mediante a fé.
Deus "créditos" ou "conta" a fé de Abraão como justiça. Nós já sabemos que Abraão não é perfeitamente justo, e que iremos encontrar mais exemplos desta nos próximos capítulos. Mas os créditos Deus de Abraão com a justiça.
Observe o verbo que é usado aqui. A escritura não diz: "Abraão acreditou no Senhor, e ele imaginou que ele seja justo." Também não dizem: "Abraão acreditou no Senhor e ele esperava tornar-se justo". Não, ele diz: "Abraão acreditou no Senhor e isso lhe foi creditado como justiça."
Não existe uma enorme diferença entre alguém dizer "eu estou me sentindo gentilmente para você, então eu vou imaginar que você tem R $ 1.000.000" e alguém dizendo: "Estou me sentindo gentilmente para você, então eu vou ao crédito sua conta bancária com US $ 1.000.000. ?Quando Deus imputa justiça a nós em Cristo, é um CRÉDITO REAL, não mera imaginação.
Note também que esta não é uma operação igual, é tudo de graça. Assim, lemos em Efésios 2:8 "Porque pela graça sois salvos mediante a fé. E isso não é problema seu, é dom de Deus ... "

Esta verdade é transmitida em Romanos 4:
Na presença do Deus em que acreditava, que dá vida aos mortos e chama à existência as coisas que não existem. 18 Na esperança de que ele creu contra a esperança, que ele deve se tornar o pai de muitas nações, conforme tinha sido disse: "Assim será a tua descendência" 19. Ele não enfraqueceu na fé quando ele considerou seu próprio corpo, que foi tão bom como morto (pois ele tinha cerca de cem anos), ou quando ele considerou a esterilidade do do ventre de Sara 20. Nenhuma desconfiança fez duvidar sobre a promessa de Deus, mas ele ficou firme em sua fé, deu glória a Deus, 21 plenamente convencido de que Deus era capaz de fazer o que ele havia prometido. 22 É por isso que sua fé era ", contou a ele como justiça. " Romanos 4:17 b-22

Conclusão

Será que Deus parece lento em manter suas promessas? Você já orou e orou - ainda não vejo nenhuma resposta? Você sente que Deus usou para agir em sua vida - mas agora você vê pouca evidência de sua presença?
Saiba que Abraão - o homem de fé! - Senti-me como você. Assim, aprender a partir da maneira de Deus com o homem de fé!
Deus lhe diz:
"Não temais!"
"Eu sou o teu escudo"
"Sua recompensa é muito grande"
"Os julgamentos são certos, mas as minhas promessas são certas"
Além disso, Deus nos diz: "Todas as promessas de Deus encontram seu SIM em Cristo Jesus" (2 Coríntios 1:20).
Jesus é verdadeiramente o Filho de Deus. Ele é realmente ressuscitado dos mortos. Ele está realmente entrando novamente, e vai fazer com que todos os pecados são castigados. Ele pedirá convidar a Sua presença eterna todos os que confiam nele.
Então acredito nele! Confie nEle! Espere por ele! Segure-se em Suas promessas! Passo de fé - a fé de Abraão - e receber a justiça que vem pela fé.



Autor: Marcos Basílio De Oliverira


Artigos Relacionados


Tome Cuidado Com Os Atalhos!!!

Genesis 21 - 14 - Abraão,ismael E Isaque - Teste De Amor E Fé

Como AbraÃo Ficou Firme Nas Promessas E Na FÉ Em Deus?

Ser De Cristo é Ser Descendência De Abraão.

SÓ A Palavra De Deus É A Verdade.

Orando E Jejuando Por Jerusalém

Deus Não é De Mortos, Mas Sim De Vivos.