A VIDA E OBRA DE FRIDA KAHLO CONTEMPLADA NA ESTÉTICA DO COTIDIANO



Juliana Patrícia Bortolini

1. A ARTE

A arte é uma criação humana com valores estéticos (beleza, equilíbrio, harmonia, revolta) que sintetizam as suas emoções, sua história, seus sentimentos e sua cultura. É um conjunto de procedimentos utilizados para realizar obras, e no qual aplicamos nossos conhecimentos. Apresenta-se sob variadas formas como: a plástica, a música, a escultura, o cinema, o teatro, a dança, a arquitetura. Pode ser vista ou percebida pelo homem de três maneiras: visualizadas, ouvidas ou mistas (audiovisuais).
Arte, palavra vinda do latim ars vem do verbo articular, ou seja, fazer junturas entre as partes de um todo. Existem vários conceitos sobre o que é arte, entretanto nenhum deles é considerado sua principal definição, porém, todos nos ajudam a compreender melhor o que ela é e como se manifesta.
A arte se faz presente desde as primeiras manifestações humanas que se tem conhecimento. Desde o princípio, o homem produzia imagens tornando-as referências, linguagens e formas de comunicar-se e identificar-se. O homem em suas pinturas em cavernas tentava representar seu cotidiano, suas vivências e experiências, manifestando, através da arte, da pintura, seus conhecimentos, crenças sua maneira de ser e agir. Em trabalhos feitos de cerâmicas, de madeiras também estava presente à arte.
A arte é também entendida como a atividade humana ligada a manifestações estéticas, ou seja, feita por artistas a partir de percepções, emoções e idéias, tendo como objetivo estimular essas instâncias de consciência nos espectadores, dando assim um significado único e diferente para cada obra de arte, cada obra de arte, tem por si só um significado único, ela é única.
Autor: Juliana Bortolini


Artigos Relacionados


A Arte Através Dos Tempos

O Que é Arte?

O Reconhecimento Da Obra De Arte

A Arte E O Artista

A Cultura E A Arte

A Influência Da Arte No Contexto Escolar

Filosofia Da Arte E Estética: Refletindo Sobre A Função Da Arte