Tremores de terra no Brasil



TREMORES DE TERRA NO BRASIL


Érica Lílian de Carvalho
Prof° Davi de Miranda
Centro Universitário Leonardo da Vinci- UNIASSELVI
Curso/ Habilitação em Geografia (GED0611)-Geografia Física
10/10/08

RESUMO

Este artigo objetiva apontar que os terremotos acontecem nos limites entre as placas que existem na crosta terrestre. Estes surgem em falhas geológica nas quais a tensão foi se acumulando nas rochas em torno , como uma mola que vai sendo comprimida ou distendida até quebrar. E traz também a fatalidade da ocorrência do abalo sísmico em Minas Gerais.

Palavras- chave: Abalos sísmicos; Placas Tectônicas; Brasil


1 INTRODUÇÃO

O Brasil está situado acima da placa sul- americana, neste sentido estamos livres de grandes abalos sísmicos.Estas placas se movimentam bem lentamente mas quando se chocam sofrem falhamentos ocorrendo assim o terremoto. Os cientistas podem calcular a distância entre qualquer ponto na superfície da terra e o foco de um terremoto. Eles fazem isto com um sismógrafo máquina que registra diferentes ondas.


2 O QUE É UM TERREMOTO?

Um terremoto é um tremor de terra que pode durar segundos ou minutos. Ele é provocado por movimentos na crosta terrestre, composta por enormes placas de rocha (as placas tectônicas). O tremor de terra ocasionado por esses movimentos é também chamado de "abalo sísmico".
Essas placas se movimentam lenta e continuamente sobre uma camada de rocha parcialmente derretida, ocasionando um contínuo processo de pressão e deformação nas grandes massas de rochas. Quando duas placas se chocam ou se raspam, elas geram um acúmulo de pressão que provoca um movimento brusco. Há três tipos de movimentos: convergente (quando duas se chocam), divergente (quando se movimentam em direções contrárias) e transformante (separa placas que estão se deslocando lateralmente).


3 ORIGEM DOS TERREMOTOS

A crosta terrestre, camada rígida e mais superficial da Terra, está dividida em blocos, chamadas placas tectônicas. Essas placas movem-se muito lentamente (alguns centímetros por ano) e podem se chocar umas contra as outras. Daí surgem os terremotos. A América do Sul é uma dessas placas e desloca-se para Oeste. Neste movimento, afasta-se da placa onde está a África (à qual já esteve unida no passado) e choca-se contra a placa de Nazca, que forma uma parte do fundo do oceano Pacífico. Desses choques, surgiu a cordilheira dos Andes, um amarrotamento da crosta terrestre. Isso explica por que ocorrem fortes terremotos nos países andinos, mas apenas abalos pouco intensos no Brasil.


4 QUAL A EXPLICAÇÃO PARA A OCORRÊNCIA DE TERREMOTOS NO BRASIL?

No Brasil não ocorrem grandes abalos sísmicos. Quando ocorrem sismos são de baixa intensidade e são apenas conhecidos pelos sismógrafos, máquinas que sentem os sismos. Este fato deve-se ao Brasil não estar numa zona de movimentos de placas tectônicas. Por muito tempo, acreditou-se que o Brasil estivesse a salvo dos terremotos por não estar sobre as bordas das placas tectônicas - o movimento dessas placas estão entre as principais causas dos terremotos.

No entanto, sabe-se que os tremores podem ocorrer inclusive nas regiões denominadas "intraplacas? , como é o caso brasileiro, situado no interior da Placa Sul-Americana. Nessas regiões, os tremores são mais suaves, menos intensos e dificilmente atingem 4,5 graus de magnitude.

Os tremores que ocorrem em nosso país decorrem da existência de falhas (pequenas rachaduras) causadas pelo desgaste da placa tectônica ou são reflexos de terremotos com epicentro em outros países da América Latina, ou seja, no Brasil os abalos sísmicos têm características diferentes dos terremotos que ocorrem, por exemplo, no Japão e nos Estados Unidos. Nesses locais, existe o encontro de duas ou mais placas tectônicas - e as falhas existentes entre elas são, normalmente, os locais onde acontecem os terremotos mais intensos.

Embora a sismicidade ou atividade sísmica brasileira seja menos freqüente e bem menos intensa, não deixa de ser significativa e nem deve ser desprezada, pois em nosso país já ocorreram vários tremores com magnitude acima de 5,0 na Escala Richter, indicando que o risco sísmico não pode ser simplesmente ignorado.

5 TREMOR EM MINAS GERAIS

O tremor foi sentido nas cidades mineiras de Uberaba, Conquista, Ponte Alta, Sacramento, Santa Juliana e Nova Ponte, distribuídos num raio de 50 km. De acordo com o Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB) foi atingido 3,1 na escala Richter nível considerado de alerta.Nesta fatalidade seis casas caíram, pelo menos seis pessoas ficaram feridas e uma criança de cinco anos morreu.


6 CONCLUSÃO


Podemos rematar que o Brasil não está totalmente imune a terremotos por estar acima da placa sul- americana, existe sim a possibilidade do chão tremer. Para evitar a devastação causada pelo sismo, os países mais avançados tecnologicamente têm vindo a desenvolver técnica de construção anti- sísmicas, isto é, novas regras de e métodos de construção de edifícios que os torna mais resistentes a abalo sísmicos.


7 REFERENCIAS

www.agencia Brasil.gov.Br/noticias
www.unb/ig/sis/sisbra.htm
g1.globo.com/noticias/brasil








Autor: Erica Carvalho


Artigos Relacionados


Abalos SÍsmicos No Brasil

Tremores De Terra No Brasil

Japão : O Mundo Assiste A Um Tsunami

O Princípio Das Dores

Terra Que Treme

O Terrível E Devastador Terremoto No Haiti

Um Alerta! "como Se Proteger De Tremores De Terra"