TÉTANO: O tipo de conhecimento da população do Bairro Santa Luzia na cidade de Barreiras.



Projeto de Pesquisa

Tema e delimitação:
O tipo de conhecimento da população do bairro Santa Luzia (Barreiras-Ba) em relação ao tétano.
Pergunta de pesquisa:
Qual o tipo de conhecimento a população do bairro Santa Luzia possuem em relação às formas de contaminação, prevenção, sinais e sintomas do tétano?
Objetivo geral:
Avaliar o tipo de conhecimento da população do bairro Santa Luzia sobre o tétano.
Objetivos específicos:
Avaliar o grau de instrução da população;
Avaliar a qualidade de vida da população;
Avaliar o grau de escolaridade da população.
Hipótese:
A falta de conhecimento em relação ao tétano é um fator contribuinte para o alto índice de tétano no município de Barreiras.
1. Introdução
O presente trabalho trata de uma patologia infecciosa aguda, não contagiosa cujo primeiro registro de ocorrência se deu no século V a.C., dando inúmeras descrições clínicas da doença. Contudo a sua causa foi descoberta somente em 1884, por Carle e Rattone. A primeira imunização passiva contra a doença foi implementada durante a Primeira Guerra Mundial.
O tétano é causado por neurotoxinas produzidas por uma bactéria que invade as células nervosas do SNC, provocando espasmos musculares e convulsões musculares.
Devido às campanhas de vacinação infantil e gestantes, reduziram-se bastante as ocorrências de tétano no Brasil, mas quando acontece à letalidade ainda é alta, principalmente pelo diagnostico tardio, partindo desse ponto levantamos a seguinte pergunta de pesquisa:
Qual o tipo de conhecimento a população do bairro Santa Luzia possuem em relação às formas de contaminação, prevenção, sinais e sintomas do tétano?
Este estudo tem como objetivo avaliar o tipo de conhecimento da população do bairro Santa Luzia, bem como avaliar qual o grau de instrução da população, analisar a qualidade de vida dessa população e o grau de escolaridade da mesma.
A partir desse pré suposto levantamos a hipótese que a falta de conhecimento em relação ao tétano é um fator contribuinte para o alto índice de tétano no município de Barreiras.
Este projeto "Tétano" é de suma importância, pois se trata de uma proposta de conhecimento e levantamento de dados a cerca de uma patologia, cujo fator contribuinte para o alto índice no município de Barreiras pode vim a ser a falta de conhecimento.

2. Revisão de literatura
A forma esporulada do tétano é muito resistente às diversas condições do meio ambiente e está distruída por todo o mundo. Porém, nos países mais ricos, onde os povos têm condições de vida mais dignas e ocorre vacinação antitetânica sistemática e uma boa assistência às gestantes, o tétano é praticamente inexistente. Ele está presente nos países subdivididos da Ásia, África e Ámericas Central e Latina. Segundo Bytchenko, mais de 1.000.000 de pessoas morrem de tétano por ano no mundo, destes, a metade é de crianças. Em 1994, houve 490.000 óbitospor tétano neonatal no mundo. No Brasil, a taxa de morbilidade foi de 2,30 por 100.00 habitantes em 1980.( TONELLI, FREIRE, 2000)

A letalidade varia na dependência de alguns fatores , como: (1) grupo etário: é muito mais elevado no período neonatal e acima de 60 anos;(2) condições de tratamento: a mortalidade é menor nos hospitais que dispõe de equipe médica e de enfermagem bem treinadas em terapia intensiva e de recursos tecnológicos adequados, como respiradores mecânicos e nutrição parenteral; (3) o tipo clínico do tétano: maior do tétano cefálico e generalizado. No Brasil, em 1995, houve 369 óbitos notificados por tétano não-neonatal e 66 casos de óbitos por tétano neonatal, conforme dados do Data SUS do Ministério da Saúde.
O tétano neonatal, em algumas regiões do mundo, chega a ser responsável por até 50%. Entratanto, como ele ocorre logo após o parto ou em regiões longínquas, muitos casos não são notificados, e a incidência deve ser bem mais elevada.( TONELLI, FREIRE, 2000.)
O agente etiológico é o Clostridum tetani, bacilo gram positivo, esporulado, morfologicamente semelhante a um alfinete de cabeça, com 4 a 10 m de comprimento. Sua mobilidade é assegurada por 30 a50 cílios perítricos. É estritamente anaeróbico e, sob condições adversas de sobrevivência, esporula; esta forma confere-lhe excepcional resistência por vários anos. Quando as condições ambientais lhe são favoráveis, germina e assume a forma vegetativa, filamentos. Esta é capaz de elaborar a exotoxina tetânica, altamente neurotrópica, cuja potência só é superada pela toxina botulínica. (FOCACCIA,2005).
"O tétano é uma doença toxigênica. Os esporos introduzidos na área das lesões podem ser estimulados por série de fatores: presença de corpos estranhos (terra fragmentos metálicos ou de madeira), queimaduras, tecidos necrosados e pus. Nessas condições os esporos germinam convertendo-se ä forma vegetativa, que pode se multiplicar sem produzir reações inflamatórias, elaborando produtos responsáveis pela síndrome clínica. Das toxinas produzidas pelo C. tetani, a tetanospasmina, uma neurotoxina, é responsabilizada pela sintomatologia neuromuscular da doença. É absorvida rapidamente e migra em horas ou dias do foco da infecção até o sistema nervoso central (SNC) (neurônios motores da medula ou núcleos de nervos cranianos), pelas fibras dos nervos motores. Ao atingir o SNC, a tetanospasmina age reduzindo ou bloqueando a ação inibidora dos interneurônios de Rushaw sobre os neurônios motores inferiores. Com isso, os neurônios motores inferiores permanecem estimulados por impulsos que vêm do cérebro e de regiões sensoriais. Soma-se a esta a ação periférica da tétanospasmina nas placas neuromusculares." ( SILVIA ,2001).
A hiperexcitabilidade deve-se ä ação da tetanospasmina, que aumenta a liberação de acetilcolina, o neurotransmissor estimulante, e, por outro lado, diminui os níveis de glicina, que é o neurotransmissor inibidor dos estímulos nervosos. ( SILVA,2001).
As observações sobre a imunidade naturalmente adquirida contra o tétano permite admitir, conforme conclusões de Trigueiro (1981), que, considerando os fatores de risco nas regiões subdesenvolvidas, a incidência do tétano pode ser mais elevada, não fora a proteção conferida pela imunidade adquirida naturalmente. (FOCACCIA, 2005).
Este fato explica a menor incidência com a população em geral, conforme por Smith (1980), na Índia. Ademais, a imunidade naturalmente adquirida contra o tétano poderia explicar as variações observadas em diferentes pacientes. Assim Mamtani, em 198, estudando comparativamente casos de tétano relacionou o melhor prognostico e menor letalidade nos pacientes rurais à maior exposição à infecção subclínicas, devidas aos repetidos traumatismo sofrido no decorrer de suas vidas. (FOCACCIA, 2005).
Os sintomas aparecem após um período de incubação que varia de uma a três semanas, mas que pode chegar a um mês. (TONELLI, FREIRE, 2000).

As manifestações clínicas do tétano habitualmente são bastante características e constutuem o principal ponto do seu diagnótico. Desse modo a análise dos sinais e sintomas, corretamente avaliados e identificados,permite a sua diferenciação de outras entidades mórbidas. As manifestações prodômicas são raras e, na grande maioria dos casos (75%), a contratura de grupos musculares (mastigadores ou outros) constituio início da doença. (TONELLI, FREIRE, 2000.)
"Às vezes, hà dificuldade na sucção e na mastigaçãoe alteração da voz, seguida da impossibilidade de abrir a boca (trismo) com disfagia, inclusive para líquidos. Os músculos faciais são acometidos com repuxamento das comissuras oculares externas e dos lábios ? é o "riso sardônico". Além dos músculos da face, outros grupos musculares frequentemente acometidos são: os da região cervical, os intercostais, os paravertebrais e os abdominais fazendo com que a crianaça assuma a posição de opistótono permanente, com a cabeça hiperestendida. Em alguns casos hà irritabilidade e alterações sensoriais. O tetânico não apresenta alteração do estado da consciência, assistindo a sua doença totalmente lúcido. A sensibilidade também não é alterada pelo toxina tetânica. A respiração torna-se superficial com a expansibilidade torácica limitada pelas contraturas e hipertonia; a transpiração é abundante, levando a grandes perdas hidroeletrolíticas. A dor muscular é uma constante; há espasmos de esfíncteres com retenção urinária e constipação intestinal. Durante os espasmos e/ou constratura a hipertonia se acentua, sendo acompanhada de taquicardia e hipertensão. As contraturas são desencadeadas por diversos estímulos, como luz, ruídos, manuseio, retenção de urina, disúria, dor muscular, constipação (fecalomas), aspirações e injeções intramusculares. Pode ocorrer febre de até 40ºC,devido ao hipercatabolismo muscular em função das contraturas." (TONELLI , FREIRE, 2000.)
Os sintomas de tétano podem ser divididos, pela ordem cronológica de aparecimento, em: Tétano local; Sintomas premonitórios; Contratura permanente; Espasmos paroxísticos (convulsões); Hiperatividade simpática. (FOCACCIA, 2005).
O diagnótico diferencial no tétano não oferece grandes dificuldades. Há história de ferimento contaminado, tratado de maneira inadequada, eo relato do não-uso de vacinas. A históriado início da doença é de grande valor, pois ajuda a afastar oputras moléstias. Após a instalação do quadro, o diagnótico não é difícil. Os testes sorológicos são demorados, e seu vlor, prático. Os resultados de culturas dematerial do ferimento quase sempre são negativos. (TONELLI, FREIRE, 2000.)
As principais patologias que podem ser confudidascom o tétano são: Intoxicação; Procesos inflamatórios na região mandibular que dificultam a abertura da boca; Meningites e encefalites; Hemorragia intra-intracraniana; Raiva; Distúrbios metabólicos. (TONELLI, FREIRE, 2000.)
O diagnótico do tétano é essenciamente clínico, eo laboratório ajuda pouco. A coloração pelo Gram e a cultura do material colhido no ferimento são positivas em cerca de apenas 30% dos casos, devido à ausência do bacilo no foco. Por outro lado, na falta do quadro clínico, apenas o exame positivo não tem valor diagnótico. (TONELLI, FREIRE, 2000.)
O hemograma apresenta, com frequência, leucitose moderada, âs vezes com desvio para a esquerda. O liquor cefelorraquidiano é normal, o mesmo ocorrendo com os eletrólitos. ( TONELLI, FREIRE, 2000.)
As alterações ácido-básicas são decorrentes do acometimento da musculatura respiratória pelas contraturas, levando à insulficiências respiratória. O eletroencefalograma e o eletromiograma não apresentam alterações características que possam contribuir para o diagnótico. Os níveis séricos de creatinina fosfoquinase estão aumentados, sem nenhum outro significado. (TONELLI, FREIRE, 2000.)

"O tratamento do tétano inclui o desbridamento do foco e medidas de sustentação. Os principais medicamentos utilizados sedativos, músculos-relaxadores de ação central ou periférica, eventualmente a curarização do paciente e ventilação mecânica, soro antitetânico (humano ou animal), além de medidas gerais de suportes. No tétano grave, os pacientes mantidos com vida e sem complicações alcançam a cura a partir do décimo dia de doença. "(FOCACCIA, 2005)
Cessam os espasmos paroxísticos e alterações hemodinâmicas, mantendo-se apenas a hipertonia muscular. O tratamento do tétano é dividido em tratamento especifico tratamento inespecífico ou sintomático. No tratamento específico, devem ser considerados o desbridamento do foco, antibióticos e a imunização (passiva e ativa). (FOCACCIA, 2005).
Para Tonelli, tratamento do tétano é eminentemente sintomático. Não há rotina rígida, e o tratamento vai depender da intensidade e da gravidade da doença. Ainda não é conhecido um método que aumente o ritmo de detoxificção ou que neutralize a toxina fixada nos tecidos. Entretanto, a aplicação dos recusos disponíveis dentro de uma sistemática difenida contribui para um melhor prognóstico, com menor índice de sequelas e maior conforto para o paciente tetânico. Os principais objetivos do tratamentro do tétano são: Remoção da Fonte de Produção de Toxina; Neutralizar a Toxina Não fixada nos Tecidos; Controle dos Sintomas Clínicos; Manter as Funções Vitais e Cuidados Gerais. (TONELLI, FREIRE, 2000.).
Poucas doenças infecciosaas têm um arsenal preventivo tão variado e eficaz e pouco dispencioso como o tétano. Porém, para infelicidade de muitos, por desconhecimento, as medidas preventivas não atingem todas as pessoas. Podemos dividir as medidas prolitáticas do tétamo em cinco fases: imunização ativa; imunização passiva com soros e gamaglobulinas; tratamento de ferida; educação sanitária; uso de antibióticos.( TONELLI, FREIRE, 2000.)

"O papel que cabe ao enfermeiro, no momento da crise apnéia, é importantíssimo. Portanto, é preciso instruir a enfermagem sobre alguns detalhes importantes: Não manusear o tetânico em sua face espasmódica. Sacrificar a higiene corporal do paciente limitando-se ao mínimo indispensável; Estar sempre atento ao ritmo respiratório, para surpreender uma crise apnéica ou sinais de depressão respiratória; Ser discreto em seus prognósticos na presença do enfermo, pois o tetânico em geral permanece consciente; Dar conforto e segurança ao paciente em todos os momentos de necessidades" (FOCACCIA, 2005)

3. METODOLOGIA
Para Carvalho metodologia é:
[...] questionar a realidade de forma a estar sempre discutindo as possibilidades da felicidade humana. No entanto, existem algumas características que, de uma maneira geral, delimitam o campo da ciência.

3.1 Delineamento:
Levando em consideração o objeto de estudo, optou-se por realizar um estudo com abordagem quantitativa de caráter não experimental do tipo exploratório.
3.2 Locais do estudo
Sendo assim, a coleta de dados será realizada em PSF, Escolas e população em geral do Bairro Santa Luzia, localizado no município de Barreiras, interior da Bahia, com aproximadamente 135.000 habitantes e está situada a 853 km da capital Salvador. È a cidade mais populosa da Região Oeste e conhecida pelo desenvolvimento no agronegócios, mas especificamente na produção de grãos. È rica em recursos hídricos e origina a bacia do Rio Grande sendo a maior bacia do lado esquerdo do Rio São Francisco.
.
3.3 População
Para compor o grupo amostra serão selecionados moradores do bairro Santa Luzia-Ba.
3.4. Critérios de inclusão:
Residir no bairro Santa Luzia-Ba.
3.5. Procedimento de coleta:
Para obtenção dos dados, será realizado um questionário contendo perguntas sobre o tipo de conhecimento da população do bairro Santa Luzia em relação ao tétano.
3.5.1. Instrumento
Como estratégias para realizar a etapa de coleta de dados optaram pela elaboração de um questionário estruturado, pautado por 10 questões.
3.6. Considerações éticas:
Este projeto está regido de acordo com a resolução 196/96 que trata das considerações éticas como o respeito ao anonimato dos entrevistados. Será encaminhado à comissão de Ética da Faculdade São Francisco de Barreiras para analisarem possíveis falhas e detectar caso haja, a falta de comprometimento com a ética, ou seja, se os sujeitos estarão devidamente resguardados de possíveis retaliações ou prejuízos devido às informações passadas. Os entrevistadores se comprometerão durante a entrevista ao anonimato caso precise, dos seus entrevistados, respeitando a vontade dos mesmos. Disponibilizando telefones, endereços para maiores esclarecimentos ou quaisquer imprevistos que aconteçam.
3.7. Análise dos dados:
Após a obtenção dos dados através da pesquisa em campo serão analisados e agrupados evidenciando claramente o nível de conhecimento da população do bairro Santa Luzia em relação às formas de contaminação, prevenção, sinais e sintomas do tétano na cidade de Barreiras como também a interpretação dos resultados obtidos.
O conteúdo será analisado e comparado a estudos do mesmo teor.

Orçamento:
ITEM
CUSTO UNITÁRIO CUSTO TOTAL
10 LITROS GASOLINA R$ 3,00 R$ 30,00
1 CARTUCHO R$10,00 R$ 10,00
1 Resma de papel R$14,00 R$ 14,00
TOTAL R$ 54,00



Cronograma.
Atividade
Abril Maio Junho
Entrega e apresentação do Trabalho X
Apresentação ao comitê de ética X
Coleta de dados em campo X
Organização e analise dos dados X




Referências Bibliográficas.
FOCACCIA, Roberto. Tratado de infectologia 3º ed. São Paulo: Editora Atheneu, 2005.
CARVALHO, Alex et al. Aprendendo Metodologia Científica. São Paulo: O Nome da Rosa, 2000.
TONELLI Eduardo, FREIRE Lincoln M. S; Doenças Infecciosas na Infância e Adolescência, 2º edição, volume I, 2000.
SILVIA LEMES HINRICHSEN, Doenças infecciosas e parasitária, 2001.

Apêndice A

Termo de Consentimento Livre e Esclarecido.

O senhor (a) está sendo convidado a participar de uma pesquisa do curso de Graduação em Enfermagem pela Faculdade São Francisco de Barreiras, realizada pôr esta equipe a seguir: Ana Alice, Bianca Ariani, Flaviane Santos e Josélia Almeida sob a orientação dos professores: Leandro Dobranchiski e Marilissa Dobranchiski. A mesma intitula-se "o tipo de conhecimento da população do Bairro Santa Luzia na cidade de Barreiras" e tem como objetivos avaliar o tipo de conhecimento da população em relação ao tétano. Para tanto, faz-se necessário a sua colaboração no sentido de participar desta pesquisa, nos colocando a disposição para esclarecimentos de eventuais duvidas, ou mesmo para desistência da participação, pelos telefones 88241610 ou 3612 5199.
Pelo presente Consentimento Livre e Esclarecido, declaramos estarmos informadas de forma clara e detalhadas dos objetivos da presente pesquisa. Fomos igualmente informados:
? Da garantia de receber as respostas a quaisquer perguntas ou esclarecimentos sobre duvidas acerca de procedimentos, riscos, benefícios, e outros assuntos relacionados à pesquisa;
? Da segurança de que não serei identificado e que se manterá o caráter confidencial das informações relacionadas com a minha privacidade.
? Da liberdade de retirar meu Consentimento a qualquer momento e deixar de participar do estudo, sem sofrer qualquer tipo de retaliação ou represálias;
? Do compromisso de receber informação atualizada sobre o estudo, ainda que esta possa afetar minha vontade de continuar participando;
? Que a realização de oficinas e entrevistas não causará nenhum tipo de constrangimento;
? Que a utilização dos resultados serão utilizados somente para fins científicos;
? Que não haverá custo algum para o participante;
? Que não haverá desconforto ou risco previsto na realização do estudo; Eu, ______________________________________________ciente dos meus direitos acima relacionados, concordo em participar do estudo realizado pelas alunas: Ana Alice, Bianca Ariani, Flaviane Santos e Josélia Almeida III semestre de Enfermagem.


Barreiras, _______de _______________________ de 2009.


____________________________________
Assinatura do Participante


_____________________________________
Assinatura do Pesquisador


______________________________________
Assinatura do Pesquisador

_____________________________
Assinatura do Pesquisador

________________________________________
Assinatura do Pesquisador



Apêndice B:
Questionário
1 Qual sua escolaridade?
2 Qual sua idade?
3 Você sabe o que é o tétano?
4 Você conhece a causa do tétano?
5 Você conhece o tratamento para o tétano?
6 Você sabe como se prevenir contra o tétano?
7 Você conhece os tipos de tétano?
8 Você conhece os sintomas do tétano?
9 Você tem conhecimento sobre a vacina antitetânica?
10 Você sabe onde encontrar assistência em caso de contaminação?

Autor: Bianca Ariani Silva Pereira


Artigos Relacionados


Quem Tem Medo De InjeÇÃo?

HansenÍase: Nível De Informação Sobre O Diagnóstico E Tratamento

Estudo De Caso

Abordagem Do Profissional Enfermeiro No Tratamento De Curativos Cirúrgicos

Conhecimento Dos AcadÊmicos De Enfermagem Sobre O Sarampo.

Avaliação Do Conhecimento E Realização Dos Métodos De Detecção Precoce Do Câncer De Próstata

AtuaÇÃo Do Enfermeiro Na PrevenÇÃo Da TricomonÍase