Variação Linguística X Norma Padrão



Plano de Aula

Nome do(a) Educopedista produtor da aula: Sônia Regina Lemos de Brito Cruz
Data da entrega: 31/03/2011

Ano: PEJA I
Tema: Variação Lingüista x Norma Padrão ou Culta
Competências e habilidades envolvidas: Identificar as variedades lingüísticas que concorrem para construção de sentido; observar e aplicar a variedade padrão nos mais diversos textos; utilizar a variedade padrão.
Pergunta desafio: Você já conversou com alguém que fala com sotaque? De um jeito caipira?
Justificativa da importância: Considerando o êxodo rural e a chegada de muitos trabalhadores rurais na cidade, vale ressaltar o estudo de variantes lingüísticas, observando que estes trabalhadores não falam "errado", apenas falam de acordo com o contexto social em que vivem e conseguem estabelecer comunicação na nova cidade. Sendo assim serão apresentados slides e um vídeo com explicações sobre Variação Lingüística X Norma Padrão ou Culta, para que o aluno se aproprie do conteúdo e seja capaz de entender os diversos "sotaques" da fala de muitas pessoas.


Atividade 1
Tipo de atividade ( x ) didática ( ) autodidática ( ) codidática ( ) opcional
Link para o objeto de aprendizagem: slide nº 12
Enunciado para o professor: deixar que os alunos façam comparação entre o jeito de falar de várias pessoas . Neste momento é necessário voltar ao slide nº 7 e levantar a questão se conhecem pessoas que falam de um jeito caipira. Perguntar se já viram programas de TV com personagens de fala caipira.

Enunciado para o aluno: Reconheço estas palavras? Reescreva-as na norma culta ou padrão.




Atividade 2
Link para o objeto de aprendizagem: slide nº 13
Tipo de atividade ( x ) didática ( ) autodidática ( ) codidática ( ) opcional
Enunciado para o professor: As expressões são formas de comunicação. Explore outras expressões e peça para os alunos registrarem no caderno o que significam.

Enunciado para o aluno: Que expressões caipiras eu conheço?

Atividade 3
Link para o objeto de aprendizagem: slide nº 14
Tipo de atividade ( x ) didática ( ) autodidática ( ) codidática ( ) opcional
Enunciado para o professor: baseado na explicação sobre norma culta do slide nº 11, peça aos alunos para copiarem a 1ª estrofe do poema (slide nº 8) no caderno e passá-la para a norma culta ou padrão. Depois peça para um aluno ler para a turma a 1ª estrofe original e outro aluno lê a mesma estrofe na norma culta e verificarem qual das duas formas foi mais fácil de recitar.

Enunciado para o aluno: recitar o poema na forma original e na forma culta.


Atividade 4
Link para o objeto de aprendizagem nº 15
Tipo de atividade ( ) didática ( ) autodidática ( ) codidática ( x ) opcional
Enunciado para o professor: pesquisar junto com os alunos sobre a vida e obra de Patativa de Assaré a fim de entenderem que este poeta, apesar de pouco estudo, sabia como ninguém expressar as dificuldades da vida de forma poética.

Enunciado para o aluno: Quem foi Patativa de Assaré?

Atividade 5
Link para o objeto de aprendizagem nº 15
Tipo de atividade ( x ) didática ( ) autodidática ( ) codidática ( ) opcional
Enunciado para o professor: Pesquisar na internet ou levar para a aula algumas revistas em quadrinhos de Chico Bento, para analisar o seu linguajar e seus questionamentos.

Enunciado para o aluno: Ler as tirinhas de Chico Bento na Internet.

Sugestão para casa: Pesquisar nas novelas atuais a forma de linguagem dos personagens e trazer na próxima aula o nome da personagem e o modo como falam.











Autor: Sonia Regina Lemos De Brito Cruz


Artigos Relacionados


Teoria Do Texto

Periferias Urbanas ? O Que Podemos Dizer Sobre...

A Desconstrução Do Preconceito Linguístico

Dualidade Gramatical - Cn E Adj. Adn

A Postura Do Professor No Ensino De Língua Materna

O Processo De Ensino E O Estudo Ativo; Como Ensinar? Recursos De Ensino; Avaliação E Construção Do Conhecimento.

O Papel Da Reflexão Na Atividade Do Educador