DESERÇÃO NA UNIVERSIDADE: Razões, motivos e ação.



DESERÇÃO NA UNIVERSIDADE: Razões, motivos e ação.

Profª Ma Ana Cláudia Cardoso Santos

Ingressar na Universidade nos dias de hoje já não é um problema gritante por conta das políticas públicas que cada vez mais se preocupam em incluir os jovens e adultos que por uma razão ou outra não podiam ingressar. No Brasil a lei de diretrizes e bases deixa bem clara esta inclusão no Art. 44 que diz:

A educação superior abrangerá os seguintes cursos e programas:
I - cursos sequenciais por campo de saber de diferentes níveis de abrangência, abertos a candidatos que atendam aos requisitos estabelecidos pelas instituições de ensino;
II - de graduação, abertos a candidatos que tenham concluído o ensino médio ou equivalente e tenham sido classificados em processo seletivo;

Assim , o Brasil se preocupa com o acesso de igualdade e oportunidade para todos que já concluíram o Ensino Médio para a sua inclusão nas universidades.


Atualmente no Brasil tem-se o sistema de cotas em que pessoas de baixa renda, de escolas públicas, negros índio entre outros possam ingressar com igualdade as universidades. O Projeto de Lei nº 3.627 DE 2004 "Institui Sistema Especial de Reserva de Vagas para estudantes Egressos de escolas públicas, em especial negros e indígenas, nas instituições públicas federais de educação superior e dá outras Providências."
É uma medida emergencial, extremamente necessária para diminuir as diferenças entre estudantes de escolas particulares e escolas públicas. Embora não seja a solução dos problemas da educação, tal medida favorece muito a população mais carente e sem recursos para pagar uma faculdade particular, bem diferente da maioria dos estudantes das universidades federais que dispõem destes recursos. Muitos são os ingressantes, aos poucos se apaga a imagem que universidade é só para ricos e intelectuais. E ao mesmo tempo tem-se a massificação nos ensinos superiores. E por conta disto surge um grande problema: a deserção dos alunos no sistema acadêmicos sejam nos cursos de graduação, especialização, mestrado e doutorado. Quais fatores geram estas condições de não permanência dos acadêmicos para concluírem seus cursos?
Um deles pode estar ligado a formação do aluno anterior ao ingresso dos cursos, ou seja, a deficiências em sua formação . A Educação no Brasil ainda não estar entre as melhores do mundo e vem galgando a chegar nos 6% da média mundial exigida. Isso pode ser visível na aprendizagem dos alunos quando ingressam as universidades. De acordo com o resultado do IDEB 2010:

Nos anos finais do ensino fundamental, o Ideb do País evoluiu de 3,8 para 4,0, superando a meta para 2009 e também ultrapassando a de 2011, que é de 3,9. O aumento nas notas que os estudantes obtiveram na Prova Brasil explica 64% desse crescimento, enquanto os outros 36% são decorrentes da melhora nas taxas de aprovação. No caso do ensino médio, o Ideb do Brasil avançou de 3,5 para 3,6, superando a meta nacional de 2009. O crescimento na faixa ocorreu fundamentalmente em razão do desempenho dos estudantes, que contribuiu com 57,9% do aumento do indicador.

Os universitários nem sempre estão preparados para gama de informações e excessivas leitura e trabalhos a se fazer. Lindo (2003, p.125):

Fortalecer la información secundária(senalada como el factor principal por muchos docentes de lês deficiências cognitivas que arrastran los alumnos)estabeleciendo mecanismos de colaboración entre las cátedras universitárias y las escuelas



Daí percebe-se se o aluno não teve uma educação prévia de qualidade, logo isso resultará numa má aprendizagem acadêmica e como consequência do mal êxito surge o desestímulo, o desinteresse em fazer os trabalhos e leituras sugeridas o que resulta assim na deserção

Outro fator pode estar ligado ao econômico como: a falta de emprego. Muitos desistem por não terem condições de se manterem nos curso quando particulares ou até mesmo quando são gratuitos.Para Vega(1996, p.100):

...Naturalmente uma universidad costeada integramente com el aporte de la sociedad y a la cual se accede em forma gratuita y em forma no equitativa, al menos em la Argentina, em la que solo alredor de um doce por ciento de los ingresantes provienen de los sectores más débiles socioeconomicamente considerados y su reperesentación em la masa de egresados no alcanza al uno por ciento- debiera de algún modo volcar su acción em beneficio de la sociedad.


Alguns não têm condições de custear livros, pesquisas, moradia e alimentação. Sem contar que o baixo poder aquisitivo da família incide na saída dos acadêmicos para trabalhar e ajudar nas despesas do lar. Ainda Lindo (2003, p.129):

Lo que está em juego no es encontrar um paliativo para la ausência de oportunidade em el mercado de trabajo, ni solamente la possibilidad de brindar relaciones sociales más adecuadas para los jóvenes.También se trata de asegurar la formación de uma ciudadania democrática y responsable, de transmitir valores creativos y solidários, de ofrecer oportunidade amplias para que los jóvenes encuentren posibilidades de realización de acuerdo com sus projectos.


Ainda um assunto que pode gerar a deserção é a afinidades dos alunos pelos cursos escolhidos ou em se adequar as metodologias de alguns professores. Muitas universidades oferecem cursos de graduação e especializações que são de maior interesse dos professores do que dos alunos. Vega (1996, p.109):

Así se llega a la potestad de la cátedra universitária, que em general ofrece aquello que es de interes del docente, sin tener em consideración cuales son las necessidade del alumno

Para tal seria preciso incluir metodologias que se adequassem a real necessidade do aluno e também o conhecimento científico básicos logo no inicio de seu ingresso a universidade para uma adequação mais rápida. Lindo (2003, p.125):

Estabelecer um examen de ingreso, no eliminatório, para identificar los déficits de competências de los Estudiantes y ofrecerles curso preparatórios o compensatórios.
Fortalecer el ciclo inicial de las Carrera universitárias poniendo mayor énfasis em las metodologias de aprendizaje y em los conocimientos científicos básicos.

Atualmente as universidades são vistas como mercadológicas somente preparando para o mercado de trabalho e assim muitos universitários querem garantir sua formação profissional por meio de um curso superior. Muitos ingressam por modismo, outros para não se sentirem excluídos e nessa escolhas aleatórias alguns alunos não se identificam com o curso, o que leva assim a deserção. Segundo Vega (2006, p.104): "No escapa a este análisis que existen hoy em el mundo y em la Argentina, instituciones que llevan la denominación universitária y se comportan especiifcamente como empresas vendedoras de servicios (educativos em este caso)".
A deserção é forte ainda por falta de políticas públicas que orientem a população acerca da educação superior sejam elas por demanda ou necessidades social. Curso de humanas, por exemplo, tem excessivas conclusões, já os de exatas são campeões em deserção. Além disso, a falta de interesse em pesquisas científicas e a pouca participação dos alunos nas questões sociais do seu país favorecem no não entendimento dos cursos superiores o que levam a evadir antes dos anos programados. Para Altbach(2000.p.72):

La situación actual también permite al sistema la oportunidad de planificar niveles de crescimiento sustentables y em línea com las necessidades econômicas y sociales del país.Com optimismo, podrán tomarse medidas para evitar las consecuências negativas (facilidades sobrecargadas, baja qualidad de los programas y poço resultado y calidad de las investigaciones) del crecimiento no planificado sin la inyección de recursos extra.



A infraestrutura acadêmica e organizacional influencia na deserção universitária. A questão de salas para recepcionar os alunos ingressos, laboratórios de informáticas e científicos, mais professores qualificados para área, biblioteca com livros que apóiem os alunos que não tenham condições de comprá-los.Além de poucas repúblicas para abrigar os alunos que não tem condições de alugar uma casa ou apartamento. Vega (1996, p.110):

Se observa entonce que es preciso em cada momento asignar recursos que por definición son siempre escasos y limitados, a diferentes necesidades cuya demandas limitadas.Y esto que se describe convierte a la universidad em uma unidad econômica com necesidade de gerenciamiento, o sea de aplicación se a la racionalidad que aplique para a ello.


Portanto, é preciso incluir a participação dos graduandos e pós-graduandos em programas acadêmicos culturais e assistenciais como: festivais, teatro, biblioteca, restaurante universitário, moradia estudantil. Além disso, a criação de moradia estudantil no campus da para atender os graduandos que tiverem problemas com hospedagem. Ainda a doação de bolsas para alunos que desistiram por conta do valor da mensalidade e para o apoio na compra de livros, fotocopias entre outros.
Outra ideia seria a realização dos trabalhos no período das aulas sem que se enviassem trabalhos domiciliares para que assim haja conciliação com o emprego dos universitários. Além disso, reitores, professores por meio do colegiado poderiam criar um programa de regaste dos desertores por telefone, cartas e email assim, a universidade mostraria que sentiu falta do aluno mostrando soluções para o retorno as aulas. E então cumpriria seu papel social seja de formação, preservação cultural, criadora e transmissora do conhecimento.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Peres Lindo, Augusto. Universidade: conocimiento y reconstrucción social.1ª.ed.-Buenos Aires:BIBLOS,2003.

Vega, Roberto.La Universidad Argentina:uma institucion em crisis?Faces nº 2-Universidade Nacional de Made Plata,1996

Altbach, Philip. Educación superior em El siglo XXI: desafio global y respuestas nacional- 1ª Ed.-Buenos Aires:Biblos

Autor: Ana Claudia Cardoso Santois


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