A RELEVÂNCIA DA LÍNGUA INGLESA SENDO ENCONTRADA NO MUNDO GLOBALIZADO



A RELEVÂNCIA DA LÍNGUA INGLESA SENDO ENCONTRADA NO MUNDO GLOBALIZADO


Polyana de Araújo Rodrigues


A Língua Inglesa nos últimos anos tem adquirido um novo papel dentro da sociedade brasileira, passando de importante para necessária na vida dos brasileiros. Com a globalização esta língua estrangeira está invadindo com maior intensidade as relações em vários âmbitos da nossa sociedade.

A comunidade mundial está vivenciando a era da "globalização", inserindo as sociedades em um amplo contexto globalizado, moldando o modo de vida das pessoas, misturando as culturas, as tradições e os valores, por meio de tecnologias de comunicação globais, processos de produção e de consumo, comércio, mídia , turismo e economia.Nesta perspectiva concordamos com Burbules e Torres, quando dizem, " [...] refletem não apenas mudanças de conceitos, mas também mudanças nas relações, nas práticas e nos arranjos institucionais".(BURBULES, Nicholas e TORRES, Carlos Alberto, 2004, p. 11)

A globalização impõe ao mundo do trabalho, profissionais mais qualificados, e que apresentem mais habilidades para atuarem no campo profissional, por outro lado ela impõe o individualismo, a competitividade. Desta forma percebemos que a educação tem a responsabilidade de contribuir para estas habilidades e qualificações e também de trabalhar o ser humano no seu desenvolvimento pessoal, para saber lidar com estas novas relações de competitividade e individualismo.
A Língua Inglesa (LI) sendo considerada a língua universal pela globalização, ela
vem sendo requisitada neste contexto, por ser um elo de comunicação entre o
mundo da globalização e a sociedade, ela se torna um instrumento facilitador para
conexão e compreensão dos mistérios deste novo mundo globalizado. Ela
estabelece esta comunicação de várias maneiras, como por exemplo no contato
com o campo da informática, no turismo, no comércio através de nomes de
produtos, rótulos, marcas e manuais de instruções, mídia, músicas, esportes e
filmes.


Com o surgimento deste novo perfil da LI através do mundo globalizado, o
ensino deste idioma se torna mais relevante, a necessidade de sua aprendizagem
torna-se mais requisitada, motivadora e incentivadora, pois parte de uma
necessidade imposta pelo mundo do trabalho, que interfere na formação do aluno.
Para este sujeito absorver e se ver fazendo parte deste processo, ele precisa da
conexão com este idioma , a qual irá fazê-lo mais realizado , inserido
profissionalmente e socialmente, o que poderá elevar a sua auto-estima, como
trabalhador, cidadão e ser humano.

Diante deste contexto percebesse a necessidade do ensino da LI ser mais integrado as circunstâncias deste processo, pois não importa a classe social que o individuo está inserido, os indícios da globalização já o envolveu no seu âmbito existencial, desta forma a educação tem em sua responsabilidade a de traçar caminhos mais adequados para esta convivência.

A EJA é uma modalidade de ensino, que não fica distante deste contexto, ela está incluída nele, passando pelo mesmo processo de toda a sociedade, e de todas as modalidades de ensino, talvez até apresentando um exemplo maior de interação com este contexto,por ela trazer para sala de aula um público bastante heterogêneo, tanto na faixa etária, nos anseios, no currículo oculto, quanto no conhecimento da LI, em sua maioria são alunos trabalhadores, que atuam em diversas funções dentro do campo profissional da nossa sociedade, ela demonstra com este quadro que as experiências com a globalização são diversificadas.

No caso especifico da EJA, que atende a jovens e adultos, inseridos no trabalho formal e informal, tendo também indivíduos fora do mundo do trabalho, necessita assim de um suporte mais urgente na sua profissionalização e qualificação de habilidades que serão desenvolvidas com ensino da LI , pois em sua história eles já trazem uma carência desta aprendizagem, já que uma vez lhes foi negada este ensino na faixa etária adequada, estes sujeitos terão de suprir esta carência de forma mais rápida e eficiente, processo o qual poderá ser revisto dentro do âmbito escolar, através da intervenção de um Projeto Político Pedagógico (PPP) que considere este contexto e a realidade dos sujeitos envolvidos nele reorganizando o currículo, revendo os conteúdos e metodologias que atendam melhor esta necessidade, discussão que será retomada mais adiante sobre o PPP.

Com a influência deste fenômeno as diversas funções de trabalho desta época foram afetadas, não importando se a função desenvolvida é formal ou informal, a LI aparecerá, como uma necessidade do amplo desenvolvimento da função, como já foi dito anteriormente, este idioma está sendo considerado o idioma universal, para implantar as necessidades do mundo globalizado atropelando as culturas / línguas locais.

Apresento quatro relatos de experiências que me foi relatado por alunos da EJA,de uma escola municipal da cidade de Bayeux do turno noite, no ano de 2007, os quais necessitavam do uso da LI para assim executarem melhor seu desempenho profissional,situações estas influenciadas pelo sistema globalizado , com este desempenho os alunos pretendiam alcançar também uma realização pessoal.

O primeiro caso foi de um aluno que era motorista de ônibus de turismo e expressou seu desejo para aprender Inglês e assim poder atender e se relacionar melhor com seus clientes.

O segundo caso foi de um vendedor ambulante que circulava nas praias de João Pessoa, e seu interesse partiu da necessidade de atender seus fregueses estrangeiros com uma comunicação oral, e não só através de gestos.

O terceiro caso foi de uma aluna cabeleireira, que se sentia estimulada nas aulas de Inglês, pela necessidade de adquirir a habilidade da leitura para usar em seu trabalho, lendo rótulos dos produtos para cabelo.

O quarto e último caso me foi apresentado por um garçom, e tinha duas necessidades na aprendizagem, uma seria a de ler, principalmente o vocabulário relacionado com comida e a outra de adquirir a funcionalidade oral básica da língua, pois ele trabalhava em restaurantes da orla marítima de João Pessoa, os quais eram muito visitados por turistas estrangeiros.

Destacamos que esses sujeitos fazem parte da camada popular da sociedade, validando mais uma vez, o novo contexto da relevância da LI, onde pessoas com empregos populares, antes vistos sem necessidade de qualificação, agora requerem mais conhecimentos e uma formação mais especifica através da educação, para atender ao mundo do trabalho, como também para se integrarem nesta sociedade de maneira consciente e harmoniosa. Nesta perspectiva concordo com Brandão quando diz:

Seu propósito é realizar a pessoa capaz de utilizar inteligentemente os seus conhecimentos para fazer-se a si mesma em seu mundo. Um mundo de sociedade e de cultura em que vive e para o qual deve contribuir de maneira consciente, competente e ajustada, através de seu trabalho neutro, qualificado e produtivo. (BRANDÃO, Carlos Rodrigues, 2002, p.55)

Desta forma , podemos perceber o avanço do fenômeno da globalização, atingindo de maneira clara as mais simples relações da sociedade, fazendo necessário que a educação imponha rumos para estas mudanças e também as apóie, direcionando melhor o ensino da LI para esta nova perspectiva e usando como um recurso, este sistema global, em suas aulas, com conteúdos mais reais e metodologias mais adequadas a estas mudanças.

A educação não pode negar a tendência da globalização, e os novos rumos por ela estabelecidos a sociedade, traçando metas através de seus educadores, para junto com os sujeitos da EJA, serem desenvolvidas, para assim facilitar seu modo de vida a estas novas características. Concordamos com Burbules e Torres,(2004,p.12) quando escrevem "[...] os educadores, em particular, devem reconhecer a força dessas tendências e enxergar as suas implicações para moldar e limitar as escolhas disponíveis de políticas e práticas educacionais".

O PPP vem a ser um recurso para moldar e limitar os caminhos do sistema da globalização dentro da comunidade escolar, pois poderá ser através deste instrumento, que ela e a comunidade onde ela está inserida, construíra maneiras para utilizar em seu âmbito este novo direcionamento social, político e educacional, tomando consciência da realidade atual e a necessidade de encaminhar o PPP dentro deste contexto.

O PPP para ser elaborado, deve ter como ponto de partida o mapeamento da realidade escolar e as suas necessidades dentro do contexto atual. Esta realidade também deve ser reconhecida dentro do novo panorama da LI que estamos discutindo neste texto, pois é através deste instrumento escolar, o PPP, que poderemos analisar as circunstâncias atuais para o ensino da LI e através dele começarmos a introduzir as mudanças necessárias para que ele seja reconhecido dentro da sua relevância.

Toda escola deve ser consciente da importância do PPP para o seu funcionamento, a organização deste projeto levando em consideração tudo o que já discutimos até agora, nos leva a uma reflexão, cada vez mais ampla, a da escola está sempre ligada ao seu aluno, seu mundo, para que as intenções, finalidades e propósitos da educação realmente os atinjam. . De acordo com Oliveira (2004, p.101) "As necessidades e possibilidades daqueles educandos exigiam o desenvolvimento de propostas adequadas a elas".

Além de conectarmos o ensino, através destes novos recursos e parâmetros impostos pela globalização também precisamos buscar conhecer a biografia do nosso alunado, pois é através deste conhecimento que iremos selecionar melhor os conteúdos adaptáveis a esta nova realidade, que venham a ter mais sucesso para uma aprendizagem satisfatória, incentivadora , dinâmica, estimuladora, igualitária e libertadora, como uma alternativa para apresentar uma educação / ensino com mais significação para os alunos da EJA.Concordo com Carlos quando diz:

[...]a necessidade de uma prática educativa, destinada a jovens e adultos , que considere a um só tempo o tipo de indivíduo com quem trabalha e o contexto sociocultural que o envolve e o constitui como ser social: o indivíduo com sua biografia, situação existencial e histórica; o contexto sóciocultural , com sua múltiplas linguagens, textos e relações simbólicas(CARLOS, Erenildo João, 2005, p.48).



Considero a globalização uma fase avançada do capitalismo moldando a produção, o trabalho e as relações sociais, neste contexto a educação passa ser um suporte ideológico lançado em nossa sociedade, o qual precisamos ser conscientes de suas conseqüências para o mundo atual, e devemos utilizá-lo como recurso quando for apropriado,ele é um fenômeno que não pode ser negado, mas pode ser utilizado , gerando novas propostas e direcionamentos, como no caso da LI, a globalização vai servir como aliada para reencontrarmos a relevância desta língua na nossa sociedade, precisamos sim, ser conscientes, estarmos sempre dispostos a ler, estudar e conhecer este novo mundo globalizado, tentando conviver da melhor maneira possível, aprendendo a interagir e a sobreviver a ele.



























REFERÊNCIAS:

BURBULES, Nicholas e TORRES, Carlos Alberto. Globalização e educação: uma introdução. In: Globalização e educação: perspectivas críticas. Porto Alegre. Artmed Editora 2004. p. 11-43.

OLIVEIRA, Inês Barbosa de.Pensando o Currículo na Educação de Jovens e Adultos. In: OLIVEIRA, Inês Barbosa de PAIVA, Jane (Orgs). Educação de Jovens e Adultos. Rio de Janeiro: DPA Editora, 2004. P. 101- 111.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. A educação popular na escola cidadã. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002,p. 51-183.

CARLOS, Erenildo João. O texto-imagem e a educação de jovens e adultos. Revista Conceito. João Pessoa, v.06, nº 13, p. 42-50, ago., 2005\ ago. 2006.





Autor: Polyana Araújo Rodrigues


Artigos Relacionados


Artigo Científico: Abordagem Comunicativa No Ensino De Li

Os Recursos DidÁticos No Ensino Da LÍngua Inglesa Na Modernidade.

Educação De Jovens E Adultos:a Importancia De Aprender Em Todas As Idades

Educação E Globalização

A Dialética Da Geografia E O Papel Do Professor Para Sociedade

O Que é Metodologia Da Língua Espanhola?

O Ensino Colaborativo Nas Instituições Superiores No Brasil