Vencendo o Estresse nas Salas de Aula



Uma coisa interessante

Gostamos muito quando nossos alunos nos reconhecem na feira, nas ruas, nas lojas, nas filas dos bancos. Até parece que somos celebridades! "Olha o professor!"; "E aí Teacher!"; "Fazendo compras!"; "Você por aqui?!". Mas pense comigo. O que realmente o nosso aluno que nos reconheceu lembra-se?
1º- Da matéria estudada;
2º- Dos textos lidos;
3º- Dos cálculos.
Talvez não se lembre de nada desses itens acima, mas com certeza, se lembrará do nosso jeito com ele, de como os víamos.
E como você vê seu aluno durante as aulas?
1º- Destacando seus defeitos;
2º- Destacando suas qualidades;
3º-Desprezando suas características.
Você pode pensar:
"Ele não sabe nada"
"Ele não tem educação"
Será que ele não tem nada aproveitável, algo que você possa destacar com positivo? Se procurar, provavelmente destacará algo importante em seu aluno, e poderá achar um caminho em direção ao coração dele.
Assim, quando o encontrar por aí, se ele não lembrar-se das matérias que por vários bimestres o ensinou, ao menos lembrará de como você o via. Na verdade uma coisa fica na mente do aluno ao nosso respeito, se fomos bons ou ruins para ele. Não em relação ao conteúdo, mas na nossa filosofia de vida. Os conteúdo são importantes, porém eles recordam de como os tratávamos. Não quero dizer "passar as mãos na cabeça do aluno". Podemos até estressar com ele, mas se o amamos eles percebem, pois o amor transcende as discussões, as raivas.
A perseverança é um caminho a seguir, e ela produz algo incrível, por exemplo, quando você conquista um aluno bagunceiro, indisciplinado algo acontece: ele terá dificuldades em bagunçar justamente na aula de seu amigo.


Oswaldo Dourado




Autor: Oswaldo Dourado


Artigos Relacionados


PresenÇa DiÁria...

Relação Professor-aluno Na Sala De Aula

"duplicação Exponencial ? O Caminho Da Riqueza?"

Pode Contar Comigo

Bom Ou Mau Aluno? O Que Você é?

SÓ NÃo Sei Como!

Como? Como?