REFLETINDO SOBRE A EDUCAÇÃO



RESUMO
Este trabalho busca refletir sobre a importância de desenvolver aulas voltadas à realidade e cultura dos alunos no processo de construção do saber, dando voz e vez a estes sujeitos, buscando formar cidadãos ativos frente à sociedade que se inserem e não meros receptores de informações.

PALAVRAS CHAVE
Tradicionalismo; Professor; Aluno; Construção do conhecimento.

REFLETINDO SOBRE A EDUCAÇÃO
Ao refletir sobre minhas aprendizagens construídas ao longo do curso de Pedagogia-Licenciatura da FURG, um dos pontos que me chamou muito a atenção, foi a importância de reconhecer o aluno como ser indispensável e fundamental para a construção do saber. Infelizmente o que muito presenciamos em nossas escolas, são aulas realizadas tendo como base o tradicionalismo, ou seja, neste espaço escolar, o aluno é visto e compreendido, apenas como receptor de informações, os "educadores", não possibilitam ao discente se manifestar, dar opiniões, enfim, dar o seu ponto de vista sobre a educação que lhe direcionada.
É preciso que aluno tenha voz no espaço escolar, é fundamental que o docente busque compreender as necessidades do educando, as diferenças apresentadas em sala de aula, além disso, o professor também precisa conhecer a singularidade de cada aluno, percebendo que é exatamente esta que torna o conhecimento mais rico. Sobre isso Alarcão (1998, p.103), apud Gonçalves enfatiza:
Sendo o aluno o elemento central da acção educativa, é imprescindível que o professor detenha conhecimento acerca do aluno e de suas características, isto é, compreenda seu passado e seu presente, sua história de aprendizagem, seu nível de desenvolvimento e seu contexto sociocultural. (S/D, p. 03)

O espaço escolar, não deve ser mero espaço de ensinar a ler e escrever, este deve ser um espaço de trocas constantes. Nesse sentido, é necessário que o professor reconheça a realidade do aluno, as necessidades deste, as dificuldades, enfim, é preciso que o professor busque trabalhar dentro da sala de aula, não apenas o "BA-BE-BI-BO-BU", mas atividades que abordem a realidade, as diferentes culturas e a diversidade que é apresentada em sala de aula, tornando o espaço escolar atraente e significativo para todos os envolvidos no processo de construção do saber.
Nesse sentido é importante ressaltar quão se faz necessário o diálogo dentro da sala de aula, pois é através deste que as idéias surgem que novos aprendizados acontecem, enfim, é na troca que o verdadeiro saber se constrói.
Compreendo então a importância da conversa de roda para o desenvolvimento da aula. A criança precisa se sentir a vontade, esta precisa perceber que pode aprender muito com o colega, assim como contribuir com o aprendizado do mesmo. "Um outro dado importante da "conversa na roda" é a possibilidade de um maior conhecimento das crianças entre si, e da professora com relação a elas e vive-versa." Freire (1983, p. 20), apud Gonçalves (p. 05). O aluno precisa se sentir "livre" para arriscar, para buscar por seus saberes, para debater, percebendo que é sujeito ativo diante da sociedade que o cerca, que precisa lutar por suas ideais e pelas respostas de suas dúvidas, compreendendo que o professor não é senhor da verdade, ao contrário, este é também um eterno aprendiz. Nóvoa apud Esteves e Chaves enfatiza que:
(...) que seja dado estatuto ao "saber da experiência", porque o processo de formação não se constrói por acumulação de conhecimentos e técnicas, mas, sim, através de um "trabalho de reflexividade crítica" sobre as próprias práticas e de um trabalho de (re) construção permanente de uma identidade pessoal. Assim, a formação deve ser um processo que se constrói e se reconstrói constantemente, interativa e dinamicamente, num espaço em que haja lugar para o diálogo entre os professores com vistas ao relato de experiências e ao "compartilhamento" de saberes. (S/D, p.1)

Percebo através das leituras, que se constituir docente é permanecer em constante construção, compreendendo que formação não é acumulo de técnicas, mas sim reflexão sobre as técnicas. O educador precisa refletir sobre sua prática, precisa dar espaço para troca de experiências, para que os alunos possam se expressar.
Assim é relevante destacar a importância de escutar, de se questionar, de buscar por novos saberes, de refletir sobre as dificuldades apresentadas pelos alunos e os motivos que geram estas dificuldades, afinal ser educador é muito mais do que alfabetizar, é entender a criança, dar coragem a esta, incentivá-la a ir sempre além, enfim, ensinar não apenas a ler e escrever, mas sim tornar estes sujeitos ativos no meio em que vivem.

BIBLIOGRAFIA

CHAVES, Eneida M. e ESTEVES, Maria da P. - A reflexão da prática como um dos subsídios para a formação do professor de ensino fundamental. Disponível em: http://coralx.ufsm.br/revce/revce/2006/01/a11.htm Acesso em 18 de dezembro de 2009.

GONÇALVES, Ana do C. G. - SABERES E FAZERES DOCENTES NO COTIDIANO DOS ANOS INICIAIS: NARRATIVAS DE UMA PROFESSORA. Disponível em: http://www.uab.furg.br//file.php/188/Saberes_e_fazeres_docentes-1.pdf Acesso em 17 de dezembro de 2009.



Autor: Tanise Santos Gomes


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