A Incompreensão Na Prova



Os alunos do Colégio Nova Luz, depois de alguns dias das férias pedagógica regressaram novamente as aulas, mas antes do começo havia inúmeros sermões que tinha como objectivo moralizar o comportamento dos alunos. A directora foi a primeira a esclarecer. Durante o seu discurso, e já depois de várias palavras ditas, ao finalizar com o seu jeito tão dócil de explicar, disse:
-Eu queria também lembrar-vos de que na prova de Educação Moral e Cívica feita no segundo trimestre, os alunos destacados na disciplina tiveram notas espantosas.
Depois de a directora ter dito isso, os alunos considerados mais inteligentes nas suas turmas, começaram a se perguntar dentro deles próprios.
-Será que desta vez vai ser vinte sob vinte ou dezanove sob vinte!?
Para muitos alunos preguiçosos ou seja que no dia da prova entregaram em branco (preenchendo simplesmente o nome, número, sala, disciplina e data) estiveram consciente que não estão perdidos no pensamento, porque tinham a certeza absoluta, de que a nota deles seria zero sob vinte ou mais-ou-menos quatro sob vinte. Mas isso não foi o que aconteceu, porque no momento de entrega da prova, os que nada fizeram, tiveram dezoito sob vinte em diante, e os que preencheram a folha e com certeza sabiam que resolveram da melhor forma, todos eles tiveram zero sob vinte. Naquele momento na sala, um dos alunos mais inteligente que também tivera zero sob vinte, começou a murmurar com sua voz tão grave, dizendo:
-Isso não é possível, eu acho que o professor ao fazer a correcção da prova estava completamente bêbado. Pus tudo certo, mas como é que tenho zero sob vinte e aquele colega que está com a folha na mão, não resolveu nada mas o professor lhe atribuiu dezanove e meio sob vinte?
O professor ficou muito zangado, por que os alunos estiveram a fazer um barulho intenso e ainda por cima, faltar respeito em plena sala de aula. Então o professor com o enunciado da mesma prova na mão, disse-os:
-Pouco barulho, saibam que estamos numa sala de aulas, não num mercado, por isso mesmo não quero mais ouvir dizerem, o professor batotou, o professor não presta, o professor não sei lá quê é? Porque quem tem negativas ou seja zero sob vinte, foi culpa dele. Eu digo isso porque o enunciado estava muito bem explícito, em dizer "Leia atentamente as seguintes questões à baixo e ignore-as completamente".
Os alunos quando ouviram o professor a dizer isso, ficaram muito assustado, admirados e até não acreditavam mesmo vendo várias vezes no enunciado.

Autor: Carlos Lombo


Artigos Relacionados


LembranÇas De Meu Tempo De Escola PÚblica, Um Ponto De Vista

O Que Fazer?

AniversÁrio

Relação Professor-aluno Na Sala De Aula

10 Itens Para Melhoria Da Educação

Crônica Do Amanhecer

Um Professor Disciplinado Precisa De Um Plano De Aula