Política, para quê precisa? Quem precisa?



Política, para quê precisa? Quem precisa?


Procuraremos dispor algumas superficiais linhas que serão dedicadas a Política. Nosso caminho será percorrido a começar, pelo conceito de Política. A seguir, qual sua necessidade em meio à Sociedade e, que é um ‘verdadeiro’ Político? Precisamos de Políticas?

Que é política? Pode-se entender como tal, conjunto de ações destinadas à organização e as plausíveis normas de um Estado. Nela, está implícita a legitimação de poder por intermédio das leis. Sendo assim, muitas políticas podem ser violentas aos direitos dos cidadãos quando é imposta de forma autoritária. E, até mesmo quando o sistema é dito como ‘democrático’.

A Política de um País ou Estado é extremamente importante para o adequado andamento da população que ali habita. Embora, muitas pessoas tenham o hábito de confundirem Política com as ações antiéticas dos políticos. Coisas diferentes.

Para o filósofo Aristóteles (384 a.c), a Política teria que necessariamente estar ligada a Ética, caso quiséssemos viver melhor e ser feliz. Para Nicolau Maquiavel (1469 d.c), não necessariamente. Pois, o homem não é um sujeito dos mais confiáveis. Portanto, a política dependeria da Natureza do homem. Já Epicuro (341 a.c), a via como motivo de desprezo, levando-se em consideração ser esta incapaz de resolver os problemas do ‘Eu’ interior do homem. Provavelmente os três têm suas razões que devem ser respeitadas de acordo com o período histórico etc. O caso, é que no mundo em que vivemos não damos conta de vivermos sem esta legitimação de poder. Educação sem Políticas conscientes, por exemplo, é o fio da navalha para a degeneração dos habitantes. Modelos desse tipo de sociedade não faltam.

Se não há como viver sem ela, logo, precisamos de bons políticos. Eis o problema! A boa Política tem que estar atrelada ao bom Político. Aquela deve estar acoplada ao povo, a Ética e, as necessidades básicas para suportarmos a vida em Sociedade. Aquele tem falhas, porém não devem jamais superar os Acertos. Afinal, ele é pago para isto. Eleger por exemplo, um político que sabe menos que o povo e não tem a mínima noção dos problemas da sociedade é estupidez dupla. Do eleitor e do eleito. Ou alguém viajaria confortavelmente em um avião em que o ‘piloto’ apenas entende de matar pardal?  Saber ser Líder é imprescindível a um Político. Entender de Política é o básico.

Chato dizer, mas a maioria dos jovens não gosta de Política. Não por acaso, comumente eles e os pais estão a ver novelas ao invés de observar uma seção na câmara de seu município e conhecer um pouco mais em quem votou. Cidadania? Sim. Interessa?

Mas, ‘Política para quê precisa? Política para quem precisa de Política? Quem precisa?’ O Homem. Por quê? No mínimo para viver melhor e realmente gozar do estatuto de ser um Ser Racional.

E, se tudo começa na Educação deste Ser politizado, que tal alguns comícios serem organizados nas escolas ou faculdades? Sem aquelas bandeiras ridículas, sem apelações superficiais, sem panfletos que sujam as ruas, sem barulho! Cordialmente. Sem gritos, com debates, com inteligência.  Que tal também, as escolas colocarem na grade do terceiro ano do médio, aulas de noções básicas da área de Direito para os jovens terem consciência de alguns de seus Direitos e Deveres, independentemente se vão serem advogados ou não? É provável que este tipo de Política não interesse a alguns ‘políticos’. E o ‘verdadeiro’ Político existe? Sim, todavia ele precisa demonstrar por que foi eleito. ‘não é apenas vem a nós, mas o povo espera também, a vossa vontade prática’.

 

“O homem é na visão de Aristóteles um animal político. O que não quer dizer que deixou de ser um animal, tudo irá depender de suas ações.”  


Autor: Bessani, Dinaldo


Artigos Relacionados


Mais Política E Menos Politicagem

Quando A Política Faz Bem?

Direitos? Fala Sério! E O Dever?

Por Que A Voz Do Povo Não é A Voz De Deus?

Candidatar-me? Faria Sentido?

Don Juan

‘Ávi Serra!’ Os Alhos E Bugalhos Da Atual Educação?