A Arca da Aliança



A ARCA DA ALIANÇA

JOSUÉ 3:1-5,15,17
Depois de muito tempo longe de sua terra e com o desejo de voltar, o povo de Israel tinha chegado às margens do rio Jordão. Moisés, o grande líder, passa o comando, a direção do povo para Josué. Eles iriam entrar na terra prometida a Abraão e aos seus descendentes, chamada de Canaã (Foi um longo período de 400 anos até que essa promessa se cumprisse. Foi um período de construção de uma nação, de um povo, de um caráter. Deus considera mais importante construir seu caráter em nós do que construir coisas para nós). Então Josué recebe das mãos de Moisés a incumbência de conduzir o povo, de entrar na terra que há muito era esperada. E veio a Palavra de Deus a Josué dizendo que deveria se chegar ao povo que estava às margens do Jordão e dizer a eles: antes de atravessar o Jordão, antes de enfrentar os inimigos que estão do outro lado, vocês precisam comer, beber e dormir.
Depois de três dias dormindo, comendo e descansando, veio a Palavra do Senhor a Josué: Agora sim, manda o povo se levantar porque chegou a hora de sair. Era madrugada quando eles começaram a atravessar o Jordão. E neste exato momento vem a Palavra de Deus a Josué e a todo o povo, orientando-os como deveriam atravessá-lo. Não do jeito deles, não na força deles, mas de uma forma que eles nunca tinham experimentado antes. Deus diz a Josué: "manda os levitas os responsáveis por conduzirem a arca, se levantarem e se colocarem na frente do povo em direção ao rio Jordão e ordenassem o povo que quando virem a arca do Senhor que os levitas estarão carregando, partirão e a seguirão". E é sobre isso que eu quero falar aos irmãos.
No versículo três são utilizados três verbos: virdes, partireis e seguireis. A vida cristã exige também três atitudes: visão, ação e submissão da presença divina.
? Visão vai além da vista. Visão é crer.
? Ação vai além do desejo. Ação é realizar.
? Submissão vai além da compreensão. Submissão é obedecer.
? Ver, desejar e compreender é confiar na carne.
? Ter visão, ação e submissão é depender do Espírito.
Chegou a hora de levantar, então levantem-se. Há uma jornada a ser percorrida e uma vitória a ser conquistada. Ninguém vai caminhar a sua caminhada. Este é o tempo, esta é a hora, este é o momento. É hora de olhar para a Arca, partir e seguir.
O povo de Israel não via simplesmente uma arca, um baú, uma caixa cheia de ornamentos sendo levantada, sendo carregada em direção a um rio, em direção a uma terra que estava do outro lado. Os olhos deles viam além da caixa, da arca. E eles não estavam apenas olhando um ritual, uma caixa de madeira ornamentada, mas eles estavam vendo o conteúdo da arca. E era o conteúdo da arca que os fez obedecer, que os fez levantar, acreditar no caminho, na direção, no propósito, no projeto de Deus para a vida deles. Sabem por quê? Porque eles entendiam que dentro da arca tinham três razões que os levavam a seguir e a obedecer.
Dentro da arca, segundo a Bíblia, mais precisamente no livro de Hebreus 9:4 tinha as tábuas da aliança, ou seja, a Palavra de Deus (Ex 25:16; Deut.10:5) o maná ( Êx. 16:33,34) e o bordão de Arão (Núm. 17:1-11).
1. Eles sabiam que a Palavra de Deus estava na arca. Quando a Palavra de Deus está à nossa frente, a gente vai fundo, a gente não desiste, a gente acredita sempre, levanta quando ele manda levantar, parte quando ele manda partir, embora diante deles estavam inimigos armados os esperando. Mas não importa. Se for a Palavra de Deus que está dentro da arca, temos que partir. Pode vir Jordão, pode vir Jericó, pode vir Ai, pode vir gigantes, pode vir pequenos, pode vir o que vier, se a arca está na frente com a Palavra de Deus podemos ir. Deus abre caminhos pela Palavra. Quando tudo parece que não tem jeito, quando você se encontra diante de obstáculos humanamente intransponíveis, vem a Palavra do Senhor e diz: rompe, acredita, aí vamos. Nunca confie na sua palavra, ela não tem condições de te levar a nenhum lugar seguro.
2. O outro conteúdo da arca que os motivou a caminhar e seguir era o maná. Aquele maná que desceu do céu no deserto e que serviu de alimento, de nutrição, de manutenção para a vida, para renovar o vigor e a esperança de viver mais um dia em direção a terra que o Senhor prometeu. Era o maná que desceu do céu que Deus colocou na arca. E agora eles deveriam levantar o olhar para a arca, porque o maná estava na arca. Isso é maravilhoso. É tremendo. Porque quando faltam os recursos, ou quando a gente não tem o sustento aí a gente lembra que o maná está na frente, o sustento do Senhor sempre está diante de nós. Que benção. Pode ir onde Deus mandar. E é isso que o Senhor quer de todos nós: manter nossos olhos na arca da provisão.
3. E o terceiro conteúdo, diz a Bíblia, que estava dentro da arca era o bordão de Arão florido. O Cajado de Arão estava dentro da arca. O que significa o cajado de Arão? Significa o sacerdócio, a autoridade que ele recebeu do Senhor para pastorear, para conduzir os israelitas. Sua autoridade foi questionada e ele humilhado, no entanto, o Senhor o firmou e o exaltou. O mundo tenta nos desautorizar e parar de servir ao Senhor. Mas é o cajado que nos faz lembrar que estamos sob a autoridade do Senhor, o cajado florido, que tem vida, que brota. Não um cajado morto, cheio de poeira, guardado numa arca, mas um cajado que produz vida onde tocar.
Um outro fator muito interessante neste texto de Josué está no versículo quatro no que diz respeito à distância que eles deviam manter da arca: "Contudo, haja a distância de cerca de dois mil côvados (+- 900m) entre vós e ela (arca)". E por que manter uma distância? O próprio texto responde: "não vos chegueis a ela, para que conheçais o caminho pelo qual haveis de ir, visto que por tal caminho, nunca passastes antes". Ultrapassar a arca significa desprezar a Palavra de Deus e não confiar n?Ele. Significa orgulho, auto-dependência, auto-confiança. É desprezar o sustento, a provisão e a autoridade do Senhor pra si mesmo. Confiar no Senhor é passar por qualquer caminho na certeza de que aquele caminho pode ser novo para nós, mas não para o Senhor, pois Ele já passou lá antes. Deus nunca irá nos conduzir por caminhos desconhecidos por Ele. Se andamos por caminhos que nos conduziram à derrota é porque tiramos os olhos da arca em algum momento. Qualquer pessoa que diz temer ao Senhor e se atreve a ficar à frente da arca e tenta ir na sua própria força, na sua própria competência, vai afundar no Jordão e não vai conquistar nada do outro lado.
Também não adianta ficar às margens da intimidade e compromisso com Deus apenas desejando que algo aconteça, Deus quer que tomemos posse daquilo que Ele mesmo reservou para nossa realização. O caminho ou a jornada que ela nos conduz são caminhos de vitória. A palavra diz que "somos mais que vencedores por meio daquele que nos amou (Rom. 8:37)".
Ainda, algo de muito de valor está no versículo dezessete: "Porém os sacerdotes que levavam a arca da Aliança do senhor pararam firmes no meio do Jordão". É maravilhoso saber mesmo que o rio transborde em todas as suas ribanceiras (versículo 15), mesmo que estejamos no mais profundo abismo, na mais profunda dificuldade, na mais triste solidão, no momento mais tenebroso, na mais difícil e desconhecida situação ou circunstância, o Senhor estará lá, firme e seguro de tudo, nos dizendo: pode passar, pode continuar, pode atravessar, não desita, não temas, Eu o Senhor, estou aqui, Eu sou contigo. É Deus quem orienta como devemos agir.
Mas tudo isso que dissemos até agora aponta para um homem que amamos demais, Jesus, O Cristo. O Senhor resume em si mesmo os três conteúdos da arca do Senhor. Ele é o Verbo de Deus, a Palavra de Deus ( João 1:1; 5:39,46-47). Ele é o pão vivo que desceu do céu (João 6:30-35; 48-51) e Ele é o sumo sacerdote por excelência (Hebreus 4:14) e toda autoridade está em suas mãos ( Mat. 28;18), e está acima de qualquer nome ( Fil. 2: 9-11). É pra Ele que devemos olhar. Ele é a nossa Arca. A Arca da nova Aliança. No livro de João 1: 28-37 vemos que Jesus foi até o meio do Jordão para ser batizado e que João, o Batista, pelo Espírito Santo disse a respeito de Jesus que Ele era o cordeiro de Deus e que seus díscipulos deveriam seguí-Lo. Levantemos e olhemos para Jesus a fim de seguí-lo. O nazareno é o Verbo de Deus. Ele é o pão do céu, o maná, e a pessoa que prova dele jamais terá fome, jamais terá sede. Ele é o nosso sustento dia a dia. E Ele é o sacerdote e pastor nosso. É quem vai nos conduzir com seu cajado.
CONCLUSÃO
O nome de Josué não aparece na lista dos heróis da fé citados na carta aos Hebreus cap. 11. Nosso nome não tem que fazer história. O Nome da Igreja não tem que fazer história. Mas isso não importa O que importa é que o Jordão foi atravessado, as muralhas de Jericó foram ao chão, Jericó foi destruída, Ai foi derrotada, e Canaã foi conquistada, pois o Deus da Arca permaneceu fiel. Não importa se seu nome não vai aparecer. O que importa a nós igreja é seguir a ARCA, se envolver nela, e ser envolvido por suas instruções para que por meio dela sejamos capacitados a enxergar as muralhas e barreiras impostas pelo inimigo da Igreja que, uma a uma, serão derrubadas, serão atravessadas e só assim avançaremos para a conquista dos povos que o DEUS DA ALIANÇA sempre AMOU. Assim como as nações não puderam resistir à presença da Arca da Aliança, também as portas do Inferno não prevalecerão contra a Igreja do Senhor Jesus Cristo. Amém.
A PERGUNTA É: QUAL TEM SIDO E QUAL SERÁ A VISÃO, AÇÃO E SUBMISSÃO DESTA IGREJA AO SENHOR DA ARCA?


Autor: Raimundo Nonato De Oliveira Filho


Artigos Relacionados


A Genealogia De Sete.

É Possível Fazer Uma Obra Para Deus Sem Ser A Sua Vontade?

A Arca NÃo Foi ConstruÍda Em 120 Anos

Despenseiro Fiel

A Falsa ConfianÇa Na ReligiÃo

NoÉ

O DilÚvio ComeÇou Sete Dias Depois Que NoÉ Entrou Na Arca