Juntos vamos dar uma rasteira nas drogas.



SMC em 2009 - Grupos de Capoeira do Ceará
Foto: Gerson do Valle
Grupos de Capoeira do estado do Ceará irão realizar projeto denominado "Sou craque na Capoeira e nas drogas dou rasteira". O objetivo é debater com autoridades, sociedade, entidades ligadas e pessoas preocupadas com a propagação das drogas na nossa capital, buscando uma forma de combate, usando neste caso, a Capoeira como meio de inclusão social. Estão envolvidos neste projeto cerca de 15 (quinze) Grupos de Capoeira da Capital e do Interior do Estado.

Em todo o Brasil, mais especialmente em nosso Estado, as drogas têm proliferado de maneira assustadora, levando muitos dos nossos jovens ao seu consumo e a morte; porem a Capoeira como instrumento disciplinador vem ocupando espaço de destaque nesse contexto e oferecendo contribuições significativas através de seus educadores.

Segundo o IBGE, 62% da população cearense vivem abaixo da linha da pobreza, em contraste com uma desigual concentração de renda nas mãos de uma minoria; o desemprego atinge 200 mil pessoas, principalmente os jovens. O consumo do crack em nossa capital, uma droga com o poder altamente nocivo e com capacidade veloz de degradação humana, tem crescido de forma assustadora entre a juventude, soma-se a isso o fato de Fortaleza conviver com mais de 700 favelas, a maioria sem previsão de políticas publicas de educação, cultura ou lazer, medidas estas que poderiam contribuir para amenizar sensivelmente o devastador quadro social que vem sendo mostrado diariamente.

ÿ
Ver. Iraguassú, Alunos,Professores, C.Mestres e Mestres em
Capoeira - Foto Arquivo Gerson do Valle  ÿ
Desde 2007, o médico e vereador Iraguassú Teixeira PDT/CE, tem dado sua contribuição através de emenda parlamentar para alguns Grupos de Capoeira em Fortaleza, nas emendas para 2010, o parlamentar destinou R$ 160.000,00 o qual irá contemplar 15 Grupos de Capoeira e R$ 20.000,00 para a realização da Semana Municipal da Capoeira de 2011, projeto de lei 9041/05, que este ano terá como tema: "Sou craque na Capoeira e nas drogas dou rasteira". As emendas foram destinadas para que sejam executadas pelas Secretarias de esportes e lazer (Secel) e cultura de Fortaleza (Secultfor).

A Capoeira é sem sobra de duvidas na atualidade uma das maiores ferramenta de inclusão social no combate as drogas no nosso País, se não vejamos: como produto da cultura popular e esporte, podem e devem contribuir para reverter esse quadro e favorecer a aproximação das pessoas, valorizando-as pelo que são, em essência, e não pelas suas condições sociais e materiais. Contribui também para a construção de espaços democráticos, onde todos tenham direitos e oportunidades iguais; para a compreensão das relações entre passado, presente e futuro; sobretudo, para despertar a consciência política e a capacidade de afirmação da cidadania e dos direitos humanos fundamentais.
ÿ
SMC em 2009 - Passeata no calçadão da Praia de Iracema
Foto: Gerson do Valle ÿ
Professores, Contra Mestres e Mestres em Capoeira são líderes e formadores de opinião e podem contribuir positivamente para despertar uma sociedade mais consciente, tolerante e fraterna. O processo de transformação já começou e deve continuar, promovendo mais políticas publicas para fomentar projetos de inclusão nas áreas afins, justiça e fraternidade entre os homens e entre as nações.

Seja nosso parceiro e colaborador, una-se na construção deste projeto e juntos vamos dar uma rasteira nas drogas.

Maiores informações: Mestre Gerson do Valle ? Cel. 085. 9954-8989 / 8754-2803 e 8107-6104 
Email. [email protected]

Copia das Emendas:


Autor: Jornalista Gerson Do Valle


Artigos Relacionados


Capoeiristas Cearenses Unidos Para Dar Uma Rasteira Nas Drogas

Capoeira Nas Escolas

Capoeira Vai Ganhar Frente Parlamentar Em Sua Defesa

Cadastro Nacional Da Capoeira

Ação Nacional: "criança Não é De Rua"

Capoeiristas Cearenses Buscam Parceria Para Participar De Evento Em Brasília.

Spa Realiza Blitz Educativa Na Rua Dona Teresa Cristina.