"Observações sobre gramática e texto" (Sírio Possenti)
Centro de ensino Superior do Vale do São Francisco ? CESVASF
Curso de Pós-Graduação em Língua Portuguesa e Literatura
Disciplina: Prática do Ensino da Língua Portuguesa
Professora: Lívia Suassuna
Resumo do texto:
OBSERVAÇÕES SOBRE Gramática e Texto
(Sírio Possenti)
Aluna: Ana Patrícia R. Nogueira
Belém de São Francisco, agosto de 2010
"Observações sobre gramática e texto" (Sírio Possenti)
"Uma peculiaridade de muitos manuais é a de venderem seu peixe como não sendo gramática, mas gramática no texto."
(Sírio Possenti)
O linguísta Sírio Possenti faz abordagem acerca do tema gramática e texto, expondo a deficiência situada na produção dos livros didáticos, considerando esse um dos problemas mais visíveis no ensino da língua. O trabalho do autor é seqüenciado por apresentação de exemplos, com a finalidade de promover situações reflexivas sobre o ensino da língua, ao mesmo tempo em que tenta mostrar possibilidades de trabalho instigante que conjugue gramática (sintaxe, morfologia, grafia, etc.) dentro do texto, difundindo, assim, metodologias, resultados e conclusão.
Possenti afirma que os manuais de Língua Portuguesa são caracterizados por uma espécie de vergonha de exporem lições de gramática, uma vez que é contínua a divulgação de críticas em relação ao estudo da gramática. Ele continua seu discurso dizendo que essa atitude é efeito de um conjunto complexo de fatores, dentre os quais dois merecem ser mencionados: a) a queda do prestígio da velha senhora, na qual se depositaram inutilmente as esperanças de sucesso do ensino da língua materna; b) a incapacidade dos autores de oferecerem alternativas inteligentes. Em se tratando de obras que ofereçam a gramática no texto, o autor diz estar convencido de que "se vende gato por lebre: nem se trata de gramática nem de texto". "A coisa, em geral, apresenta- se mais ou menos assim, em uma lição típica: a) oferece-se um texto para leitura; b) organiza-se um questionário para ser respondido, como se se tratasse de interpretação (o que nunca é o caso, porque as perguntas se destinam a retomar conteúdos mais ou menos claros apresentados na superfície do texto [...]" O autor critica tal prática afirmando que a isso se chama por aí de gramática "no texto." Para ele, tal prática nada mais é do que dar lições ruins de gramática a respeito de uma palavra (ou uma oração)."
O professor e pesquisador Sírio Possenti oferece metodologias e estratégias para se trabalhar de forma produtiva questões de gramática em sua relação com as de texto. "Tentando generalizar: trata-se de mostrar em que medida certos traços gramaticais ou lexicais afetam a interpretação do texto, dão-lhe certa direção, nos permitindo fazer uma leitura mais cuidadosa." Em seu texto, Sírio Possenti cita exemplos que ilustram metodologias advindas de suas experiências. Faz exposição de títulos de textos retirados de jornais, e, a partir de tais frases, fazem-se relevantes análises dos fenômenos sintáticos especiais a serem destacados nos referidos trechos. "Por meio de uma análise sumária primitiva define-se uma oração passiva, propondo comparação dessa estrutura passiva com a ativa correspondente." O estudioso salienta o fato de que há oportunidade para se abordar vária assuntos dentro do estudo da língua: "(eis uma ocasião para falar um pouco de coesão, de anáfora e da semântica [...] ao invés de dar uma lista de numerais." Acrescenta: "Características sintáticas (e lexicais) são pistas para a interpretação, e não apenas para a identificação de uma informação."
Ele conclui seu discurso ressaltando que "vale a pena tratar dos casos mais densos, porque assim se pode aprender ? explicitando as questões de acordo com o nível dos alunos ? tanto sobre aspectos estruturais quanto sobre interpretações ora mais ora menos evidentes dos textos."
O ensino da Língua materna nas escolas tem se tornado cada vez mais motivo de discussão, dúvida e crítica. Por um lado há pontos de vista levantados pelos linguístas argumentando sobre a importância exagerada que se dá ao ensino da gramática e a norma padrão da língua. Por outro lado nos deparamos com a exigência de estudar e ensinar gramática na escola, mas não encontramos material coerente para tal exercício, resultando numa enorme confusão a respeito da necessidade ou não de ensinar gramática. A partir de tais indagações, novos materiais didáticos têm surgido numa tentativa de transformar o ensino da gramática numa atividade contextualizada, embora seja esse um desafio ainda em evidência. O estudo de gramática é uma necessidade no ensino de toda e qualquer língua. O que se deve pôr em questão é como se deve trabalhar tal conteúdo e até onde ele se torna importante para os estudantes da língua. Sobre isso Sírio Possenti comenta: "O objetivo da escola é ensinar o português padrão, qualquer outra hipótese é um equivoco. A tese de que não se deve exigir dos alunos o domínio do dialeto padrão baseia-se no preconceito de que teriam dificuldades em aprender, o que não é verdade. O dialeto não padrão os alunos já sabem, e falar em não ensinar o padrão equivale a tirar o português das escolas." (POSSENTI, Sírio em "Sobre o ensino do português na escola")
Referência:
POSSENTI, Sírio em Observações sobre gramática e texto
Autor: Ana Patrícia Rodrigues Nogueira
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