O papel de cada um na sustentabilidade
O tema sustentabilidade tem-se destacado atualmente e constitui um importante e complexo foco de pesquisas, uma vez que relaciona "dimensões como economia e cultura, natureza e sociedade, bem estar e utopia, meio ambiente e mudança cultural", (RUCHENSKI, 2002, p 9), porém o universo de pessoas que realmente entendem que o tema se refere à capacidade de nos mantermos inseridos num determinado ambiente sem impactar violentamente nesse meio, é pouco significativo e é perceptível que esse cenário, tem acarretado diversas consequências para a vida humana.
Considerando que o acesso à educação é um direito assegurado por lei para todos os cidadãos, há a necessidade de se repensar o contexto educacional voltado não somente à técnica, mas também a uma questão transformadora, na qual a co-responsabilização dos indivíduos torna-se um objetivo essencial, uma vez que a atitude individual acaba por refletir no todo. (JACOBI, 2003, p 193)
Este novo olhar, não poderia se dar fora dos processos sócio-educativos e da participação cidadã nos quais se formam os seres humanos de nosso tempo, pois, segundo Nascimento, "sem uma educação de qualidade e preparação adequada de seus membros, uma comunidade não pode progredir e se desenvoler adequadamente", e a falta de compreensão sobre o tema é preocupante se levarmos em consideração que o mesmo está presente em todas as decisões diárias, mesmo as mais simples, como tomar banho ou comprar produtos, até as mais complexas desde qualidade de vida da população e decisões econômicas mundias.
É desafiador e necessário, uma nova perspectiva sobre as formas de pensar e agir e assim reconhecer a interligação entre todos os seres e respeitar que cada forma de vida tem seu valor, em um espaço onde se articulam natureza, técnica e cultura.
Sabe-se que a educação é o centro desta mudança, porém não é a única responsável pela modificação do quadro atual, ela é uma ferramenta a mais de "mediação necessária entre culturas, comportamentos diferenciados e interesses de grupos sociais para a construção das transformações desejadas". (JACOBI, 2003, p 193) Desta forma é importante que a população tenha a clara percepção de que algo tem que ser feito.
Estudos indicam que só mudamos nossa mentalidade e postura diante da realidade, se compreendermos o que devemos fazer e nos propormos a fazer bem feito, por isso a falta de informação adequada, de entendimento e de valores éticos preocupa, em outras palavras uma mudança só será possível com a expansão da consciência que somente é acontece quando há informação, entendimento e resgate dos valores éticos.
Leff nos explica que esta é a "primeira crise global gerada pelo desconhecimento do conhecimento" ou seja, a aclamada sociedade do conhecimento possui informação mas está destruindo o mundo pela falta de discernimento e de valores éticos, elevando sua pretensão de universalidade, generalidade e totalidade em todas as áreas.
Nesse contexto, considera-se que além dos bancos acadêmicos, empresários, políticos e sociedade priorizem o tema, pois somente será possível uma transformação do quadro exposto se existir um compromisso com todos os setores e governos e indivíduos realmente preocupados com as prioridades ambientais, éticas e sociais.
Algumas organizações já mostram que com uma consciência mais sustentável, é possível despertar a criatividade para encontrar soluções, além disso oferece uma oportunidade única de analisar e discutir outras questões de maneira mais eficaz, pois o resultado não pode ser alcançado somente com ações individuais, mas sim com uma atitude sustentável coletiva de um determinado ambiente.
Portanto, mais que políticas públicas ou soluções corparativas, a sociedade sustentável nasce de escolhas individuais sendo assim é responsabilidade de todos disseminar ações preventivas e inspirar mudanças para a conscientização e construção de um mundo mais equilibrado e mais justo para garantirmos um futuro melhor para as futuras gerações.
BIBLIOGRAFIA
JACOBI, Pedro. EDUCAÇÃO AMBIENTAL, CIDADANIA E SUSTENTABILIDADE. Cadernos de Pesquisa, n. 118, 2003.
LEFF, Henrique. COMPLEJIDAD, RACIONALIDAD AMBIENTAL YDIÁLOGO DE SABERES. 2006.
NASCIMENTO, Elimar Pinheiro do. EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO NA CONTEMPORANEIDADE: dilema ou desafio? CIÊNCIA, ÉTICA E SUSTENTABILIDADE, P . 96, 2001. ISBN 85-249-0783-5
RUSCHEINSKI, Aloísio e colaboradores. Educação Ambiental ? Abordagens Múltiplas /organizado por Aloísio Ruscheisnki. Porto Alegre: Artemed, 2002.
Autora:
Jane Katy Candeia ? Bacharel em Sistemas de Informação e Pós-Graduanda em Educação e Gestão Ambiental.
e-mail: [email protected]
Autor: Jane Candeia
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