PLANO DE NEGÓCIO: EMPRESA ALEXANDRE PINTO REPRESENTAÇÃO E COMERCIO DE PRODUTOS ALIMENTÍCIOS LTDA



Trabalho de Conclusão do Curso apresentado como exigência final para obtenção de Grau de Especialidade em Marketing, Turma MKT10C de Pós Graduação em MBA Executivo, IDAAM ? Universidade Gama Filho.
Orientador: Aldous Santana, MSc.

MANAUS
2010


SUMÁRIO EXECUTIVO

Esta pesquisa tem por objetivo realizar um Plano de Negócio da empresa O. A. de S. Pinto ME (ALEXANDRE PINTO Representação e Comércio de Produtos Alimentícios Ltda), com informações colhidas da empresa, no intuito de observarem pontos positivos e negativos e propor melhorias para o seu desenvolvimento, para que o plano aconteça foi preciso fazer um diagnostico da empresa.
Segundo Costa (2007, p.51), ??O diagnóstico organizacional é o processo de se avaliar o funcionamento de uma organização, departamento, setor ou trabalho para descobrir possíveis problemáticas encontradas e áreas de melhoramento que possa ser realizadas, previamente identificadas através da avaliação feita??.
A pesquisa realizada no presente estudo procurou analisar todos os setores da empresa Alexandre Pinto representação e comércio de produtos alimentícios ltda, onde foi feito um Diagnóstico Organizacional.
Foram analisados, em tópicos diferentes, seus produto(s) e serviço(s) produzido(s) e/ou vendidos. Porte e características de suas instalações físicas, principais tecnologias utilizadas, características do quadro de funcionários e o organograma funcional, da empresa, onde se observou o desenvolvimento desta empresa nos 20 anos que atua no mercado, bem como o aprimoramento de suas tecnologias e suas insistências em preservar sua cultura organizacional, considerando a estabilidade de seus funcionários, e fidelidades a seus clientes e fornecedores.
Tendo em vista os aspectos observados, obtivemos como resultado uma leitura da situação atual da empresa, onde se pôde observar através de seus pontos fortes a saúde organizacional atual da empresa. Outrossim, também foi observadas, oportunidades de melhoria através pontos a melhorar evidentes apontados pelo diagnóstico dentro da organização.
Na primeira fase do trabalho, com a utilização de ferramentas da Administração, tais como análise de SWOT, 10-MS do Auto diagnóstico e aplicação de metodologias de pesquisa. Foi realizado o diagnóstico da situação da empresa, em relação ao seu ambiente externo e interno.
Na segunda fase do trabalho com a aplicação das metodologias de pesquisa, análise da documentação existente, observação in-loco e a utilização de ferramentas tais como ciclo PDCA, método 5W2H, folhas de verificação, foi efetuado o planejamento e a implementação das melhorias propostas.
A proposta de realização do Plano de Negócio é importante para a empresa, pois é um trabalho de verificação e apresentação de sua situação, desde a coleta de informação, análise de dados, compilação, contextualização embasadas em análises teóricas de diversos autores.
As técnicas utilizadas para o desenvolvimento do trabalho foram elaboradas com 9 (nove) funcionários, incluem a utilização de questionário, entrevista, com base em documentação existente, observação direta e pesquisa em bibliografia. Esta amostra é para efeito de laboratório acadêmico.
O Plano de Negócio está dividido em três Fases: A primeira destaca a empresa em questões como: valores, princípios, políticas, objetivos, metas e histórico.
A segunda mostra o perfil da organização destacando os produtos, as principais tecnologias, característica do quadro funcional e organograma.
A terceira destaca os aspectos organizacionais pontos fortes e fracos, stakholdes, principais clientes, principal diferencial competitivo, análise da concorrência, Plano financeiro e finalizando com suas estratégias futuras e conclusão.
A organização em um plano piloto aderiu à proposta de melhoria, em função de fatores como: aplicação de novos equipamentos de informática adotou e vem mantendo o PDCA na cobrança de resultados em sua estrutura.
Autor: Osvaldo Alexandre De Souza Pinto


Artigos Relacionados


Avaliação Da Segurança De Informação Na Atividade-fim Em Uma Organização Pública

Clima Organizacional Nas Empresas.

Estrutura De Um Plano De Negócios Para Empresa De Tecnologia.

Análise Swot: Uma Ferramenta Indispensável

Cultura Organizacional: Estudo De Caso Em Uma Empresa De Geração De Energia Elétrica Localizada No Interior De Goiás

O Que É Consultoria E Quem SÃo Os Consultores

Passos Para A Gestão Estratégica