Desabafo de Uma Professora



Desabafo De Uma Professora

Lutamos pelo progresso, liberdade de expressão, fim da ditadura e toda e qualquer forma de opressão. Vivemos hoje num mundo globalizado, repleto de mudanças que contribuiu com o novo modo de vida das pessoas. As famílias para suprir sua ausência na vida das crianças fazem desses seres consumistas exagerados, deixando de lado a espiritualidade e o sentimento de amor, pois hoje todos só pensam em ter, o tênis do ano, celular, roupas de marcas e acabam esquecendo-se de valores primordiais na vida, o respeito ao próximo, a solidariedade, o caráter e o temor a Deus.
O que está acontecendo com as famílias? Inversão de valores, atualmente são os filhos que mandam nos pais, por isso criança de oito anos agride a professora, jovem por tirar nota baixa na prova mata o professor. Onde está o limite, cadê o respeito que se tinha a esse profissional? Os direitos das crianças e adolescentes são ditos a cada instante, mas os deveres?
Estamos perdendo os nossos jovens para o trafico, esses estão vencendo a guerra é essa a impressão que temos. Ontem perdi um aluno, vi desde pequeno, carreguei no colo, foi assassinado, logo veio um filme na cabeça, o quanto falei, ensinei que droga não levava a lugar nenhum a não ser a morte, mas foi em vão, agora ele está debaixo da terra.
Precisamos insistir em políticas publicas mais eficazes para as crianças, adolescentes e jovens: mais esporte, cultura, lazer educação de qualidade; emprego para os jovens; acabar com o porte de arma; vigiar com mais precisão as fronteiras por onde entram a droga no nosso país, senão serão a cada momento milhares de jovens perdendo a vida, famílias dilaceradas e prisioneiras das drogas.
A tragédia que aconteceu no Rio de Janeiro precisou acontecer para que a segurança na escola fosse levada a serio, é por isso que os traficantes entram nas escolas, por falta de segurança, precisamos de policia nas escolas. Mas só fechamos a porta depois que o ladrão entra e faz o estrago, infelizmente.
Achamos-nos auto-suficientes, não, com a minha família isso jamais vai acontecer, minha escola é segura, deveria, mais não é. As escolas estão abandonadas em todos os sentidos, os jovens brasileiros ao sair das escolas publicas não tem perspectivas, a sociedade não cobra uma escola de qualidade. Por que os políticos não colocam seus filhos lá? Porque lá estão as vitimas de uma sociedade desprovida de oportunidade e de distribuição de renda desigual. Um país em que a educação é prioridade torna-se forte com cidadãos sabedores de seus direito, deveres e acima de tudo questionador.
Encerro esse desabafo, pedindo a Deus, que abram as mentes dos que estão no poder para enxergar que o perigo vem para todos, que as balas da violência não escolhem as vitimas, que as famílias façam a sua parte e que a escola volte a ser um lugar onde os sonhos podem ser realizados, basta dedicação.





Professora: Maria da Purificação Cruz Santo

Santo Amara-BA 08/04/2011


Autor: Maria Santos Da Hora


Artigos Relacionados


Criminalidade

O Perigo Da Permissão Dos Pais

Por Que Tanta Violência?

O Crack E A EducaÇÃo

Adolescentes Infratores E A Redução Da Idade Penal ? Será Justo?

A Escola Sob Um Novo Olhar

Famílias Desiguais