O correto preenchimento da nota fiscal



Olá amigos, Hoje postarei sobre um assunto que dificulta a vida dos fornecedores da Administração Pública: a nota fiscal. E vocês nem imaginam o quanto isso pode impactar no seu fluxo de caixa, dependendo do valor do fornecimento. Após o devido processo licitatório, a Administração emite a nota de empenho para a realização da despesa. Até aí isso todos nós sabemos. O fornecedor a recebe, dá o aceite, emite a nota fiscal e entrega o material. Aí a "via crucis" para o recebimento do valor começa. Com pequenas variações de um lugar para outro, o material ao ser recebido dá entrada no almoxarifado do órgão público (recebimento provisório). Neste ato, um certificado de recebimento de material (CRM) é colado no verso da nota fiscal. Vai para a perícia, de forma a se aferir a qualidade do produto. O perito (nem sempre é o mesmo que recebe o item) dá o seu aval. Então o material é lançado no seu sistema, onde nesse momento é aceito definitivamente. Esse item é então estocado e quem o estoca também assina o certificado. Essa nota fiscal então é encaminhada para a sua liquidação contábil. Geralmente, nesse momento já são solicitados os recursos financeiros para o pagamento. O dinheiro chega. É emitida a ordem bancária. O gestor a assina e tramita o processo. Chega à mesa do Ordenador de Despesas e o que acontece: ele dá conta que a nota fiscal está com preenchimento incorreto. E pergunta logo se ninguém viu isso, quando não esbraveja... Isso, com 99% de chances de estar certo, já aconteceu com todos os gestores de recursos orçamentários. Imagine o cenário: quanto tempo já se passou? Mas não tem jeito, a nota deverá ser corrigida. Em alguns casos, uma carta de correção resolve o problema. Em alguns outros a nota fiscal deverá ser cancelada e novamente emitida. Dessa forma, uma boa sugestão para não se passar por esse problema é montar um check-list de verificação da nota fiscal. Dados como a nota de empenho, data, conta bancária para depósito, alíquotas de impostos nunca poderão ser negligenciados, incidências estas que deverão diminuir com a utilização da nota fiscal eletrônica. Caso queiram receber um modelo de check-list de verificação, podem enviar um e-mail para [email protected], que terei o maior prazer em enviar o que utilizo. Comentários também são muito bem vindos. Bons negócios. Tags: , , , ,
Autor: Eduardo Araujo


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