Hip hop e formação de valores na escola



CRUZ, Juliano dos Santos, 2011.

RESUMO

O presente artigo discute a importância da dança hip hop na formação de valores na vida de alunos do 6° ao 9° ano de uma Escola municipal em Carlos Chagas (MG). A fase da adolescência é caracterizada por diversas transformações psico-sociais e biológicas que geram diversos conflitos como o uso de drogas, prostituição e transtornos na auto-estima. O artigo mostra através de autores, a importância que o hip hop pode ter na vida desses indivíduos. O trabalho tem como objetivo verificar a importância do hip hop na formação de valores para alunos de 6° a 9° ano, mostrando aos jovens e a quem pratica o que sente e sabe, ele aprende através dos sentidos e dos contatos diretos e da expressão corporal, mostrando ao indivíduo que ele é um artista espontâneo que dramatiza a rotina da vida, e que com vivência motora seguirá um caminho mais feliz e equilibrado. Este artigo é resultado de uma pesquisa bibliográfica qualitativa de caráter descritivo. Concluímos que a arte dança pode ampliar o entendimento e a atuação dos alunos, diante das questões vitais presentes na sociedade de nossos dias, principalmente o hip-hop que serve ao homem como meio desentorpecer o corpo e mente dos condicionamentos impostos pela vida cotidiano sendo um excelente instrumento de aprendizagem e formação de valores e consequentemente na formação do adolescente que o objetivo principal da escola conforme os parâmetros curriculares da Escola.

Palavras - chaves
Hip hop, Formação de Valores, Adolescentes.

CROSS, Julian of the holy,2011.

RESUME

The present bibliographical proposal is about the dance "hip hop" in the formation of values in the life of students from the 6th to the 9th year of elementary school through. The article shows through authors the importance that the dance had and it still has in the people?s life who had their values through the hip hop. The hip hop has as one of its goals to show to the young people and those who practice the style what they feel and what they learn through the senses and of the direct contacts of the corporal expression. It shows to the people that they are spontaneous artist that dramatizes the routine of life, and with motive existence they will lead a happier way in their lives, even though they have problems with family or friends. The article in its first edition search to the interaction and integration among the students of the 6th to the 9th elementary school with the purpose of socializing, looking for to supply the existent difficulties in the school and social ambit, with the supporting of the motive and creative actions as awareness instrument and development. The art dances contributes to enlarge the understanding and the students' performance up the present vital subjects in the society of our days. This way it helps the men as a mean of unstressed the body and mind from the conditionings imposed by the daily life.

Words ? Keys.
Hip hop, inclusion, values, corporal expression, student


INTRODUÇÃO

A Educação Física Escolar tem sido alvo de discussões freqüentes na busca de elementos que caracterizem a sua identidade dentro da perspectiva escolar de formar o cidadão. A legitimação social dessa disciplina está intimamente ligada à conscientização profissional de sua importância na formação do ser social a partir da aplicação prática de seus objetivos e da percepção dos mesmos pela sociedade. (CHAVES, 2004).

Os adolescentes com seus eternos conflitos constituem uma parcela importante da população brasileira, portanto, o desenvolvimento de pesquisas que contemplem a melhora no trato com esses indivíduos colaboram para o desencadeamento de uma sociedade mais justa, pautada no bem-estar e em posturas não-preconceituosas e não-discriminatórias. ibid

Busca-se uma contribuição e compreensão da educação física, mais especificamente do hip-hop em nível biológico, social e psicológico para os adolescentes. Além disso, dispensa-se ao profissional de educação física uma maior compreensão sobre a intervenção de sua prática no contexto sociocultural contribuindo para a legitimação dessa disciplina como componente curricular indispensável à escola.

A dança na minha vida resgatou muito a minha auto-estima, devidos as resenhas que os meus colegas de escola faziam quando iríamos apresentar algum trabalho. Ao conhecer o hip hop, tive a oportunidade desenvolver a minha criatividade na dança, tendo em vista que antes não era possível, e assim consegui resgatar valores que a muito tempo tinha perdido devido aos fatores sociais.

A dança, mais especificamente no estilo Hip Hop é um dos conteúdos a serem trabalhados na educação Física Escolar muitas vezes deixado de lado pelo preconceito e indisposição dos profissionais em desenvolvê-la.

Segundo os parâmetros curriculares nacionais, tidos como referência de qualidade na educação do país, a escola tem o objetivo de formar o cidadão crítico e participativo, consciente de seus deveres e direitos. Esse documento direciona e sugere atividades que devem ser desenvolvidas com base nos valores ético-sociais: respeito, solidariedade, justiça e diálogo.

Desta forma o desenvolvimento desse estudo se justifica uma vez que irá verificar qual tem sido a contribuição do hip hop enquanto conteúdo curricular da educação Física, na formação de valores em alunos de 6° ao 9° ano de uma escola Escola Municipal de Carlos Chagas (MG).

FORMAÇÃO DE VALORES

Os Parâmetros Curriculares de Educação Física - PCNs (1998) possui como um dos seus objetivos o desenvolvimento de uma análise crítica dos valores sociais como os padrões de beleza e competição exacerbada que se tornaram dominantes na sociedade e que são tidos como fator de exclusão e discriminação social.

Segundo COUTO (2005), É através de iniciação do hip hop que podemos considerar o desenvolvimento dos conceitos educacionais levando em conta a ferramenta na construção de valores principalmente de adolescentes que estão em fase de desenvolvimento.

A prática de atividade física gerada pelas aulas de Educação Física Escolar necessariamente leva o adolescente à exposição do seu corpo e de suas capacidades físicas enfatizando as mudanças características desta fase.

Já BRASIL. (1996 b, p. 15), diz que, a importância da música, da dança e da arte em geral pode reorganizar a educação e a formação de outros valores do adolescente. E todo adolescente precisa de uma formação valorosa pessoal para atuar no dia-dia, como o respeito, solidariedade, justiça e diálogo.

O HIP HOP ? HISTÓRICO E CONCEITOS

A história do hip hop teve inicio nas décadas de 1960 e 1970, proliferou uma grande discussão sobre direitos humanos nos EUA, Os marginalizados da sociedade de Nova Iorque se articularam para fazer valer suas propostas na eliminação das suas inquietações. Nessa época grandes líderes negros, como Martin Luther King e Malcom X, bem como muitos grupos, como os Panteras Negras surgiram com propostas diferentes, mas com um mesmo objetivo: lutar pelos direitos humanos dos negros.

Assim através do hip hop foi possível mostrar uma forma que os jovens pobres norte-americanos encontraram para simbolizar a situação dos jovens soldados que se encontravam na guerra do Vietnã (os mutilados pela guerra)e dos valores que estavam perdidos.

A versão de DIÓGENES (1998, p. 121), o Hip-Hop é formado por três elementos: Manifestação gráfico-plástica ? O Real-Grafitte ? estilo de desenho de traços livres e feitos visuais, caracterizado, principalmente, pela diversidade de tonalidades e cores utilizadas, pode ser feitos em paredes, roupas e telas. Trata principalmente de temas sociais e seus valores.

Expressão corporal ? O break é uma dança de grande impacto visual acrobático e estética, mundialmente conhecida, na época foi uma forma que os jovens pobres norte-americanos encontraram para simbolizar os valores sociais que se encontravam totalmente desvalorizados pelos superiores.

Relato Musical ? O RAP (rhitym and poetry) caracteriza-se pelo enfoque político que é dado nas letras e o número reduzido de batidas por minuto (BPM).Surgiu nos bairros pobres da Jamaica a partir do improviso de poemas falados em cima de trechos de antigas músicas negras e logo foi transportado para as favelas dos Estados Unidos, onde se desenvolveu como alternativa de diversão para os garotos e garotas pobres que ao podiam pagar entrada nos clubes da sociedade.

HIP HOP É UM DOS ELEMENTOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA E ATRAVES DELE PODEMOS TRABALHAR OS VALORES: Respeito, solidariedade, justiça e dialogo.

Segundo SURAYA DARIDO (2005), O respeito, a compreensão e a apreciação da pluralidade ou diversidade cultural com a dança, são mais valorizados nas sociedades mais fechadas e autoritárias porque estas conseguem manter o espírito de maior valorização do individuo como único.

De acordo com LDBen, a educação deve ter como finalidade o pleno desenvolvimento do educando. Com a promulgação da lei nº 9.394 de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, que é a referência da educação atual, o Ensino Fundamental, juntamente com a Educação Infantil e o Ensino Médio, compõe a educação básica, que tem por finalidade:


[...] desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores. (lei 9.394/96, arts. 21 e 22.

De acordo com BRASIL (1996a, p.32), No contexto da proposta dos Parâmetros Curriculares Nacionais se concebe a educação escolar como uma prática que tem a possibilidade de criar condições que todos os alunos criem suas capacidades e aprendam os conteúdos necessários como a dança para construir instrumentos de compreensão da realidade e de participação em relações sociais, políticas e culturais diversificadas.

O mesmo autor diz que, a responsabiliza pela adaptação da ação educativa escolar às diferentes realidades e demandas sociais.
Esse fato provoca um maior comprometimento da escola e do professor de educação física, pois incentiva o desenvolvimento de projetos artísticos que possam ser colocados em prática.

Para responder a essa demanda elaborou-se a partir de 1996 pelo Ministério da Educação e pela Secretaria de Educação Fundamental, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), considerados como referência de qualidade para o Ensino fundamental de todo o país uma vez seus objetivos visam colocar em prática os princípios da LDBen (GODOY, 2001).

Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) do terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental (5ª e 6ª; 7ª e 8ª séries respectivamente) indicam como objetivos que os alunos sejam capazes, entre outros aspectos, de:

-Desenvolver o conhecimento ajustado de si mesmo e o sentimento de confiança em suas capacidades afetiva, física, cognitiva, ética, estética, de inter-relação pessoal e de inserção social, para agir com perseverança na busca de conhecimento no exercício da cidadania;

-Conhecer o próprio corpo e dele cuidar, valorizando e adotando hábitos saudáveis como um dos aspectos básicos da qualidade de vida e agindo com responsabilidade em relação à sua saúde e à saúde coletiva; Podem-se incluir, ainda, motivos religiosos, no que se referem aos rituais e festas; motivos artísticos como a dança, ligados à construção e à expressão de idéias e sentimentos; e por motivações lúdicas, relacionadas ao lazer e ao divertimento (SEF-PCN de Educação Física, 1998).

O vínculo direto que a indústria cultural o incluindo hip hop assim estabelece o acesso aos conhecimentos da cultura corporal de movimento e o consumo de produtos deve ser alvo de esclarecimento e reflexão.

A Educação Física deverá manter um permanente diálogo crítico com a mídia, trazendo-a para dentro da escola como um novo dado relacionado à cultura corporal de movimento. Para o jovem e o adolescente, as práticas da cultura corporal de movimento podem constituir-se num instrumento interessante de comunicação e construção de auto-imagem, mas podem também, se certos cuidados não forem tomados, constituir-se num contexto ameaçador e desfavorável para essa mesma auto-imagem. (SEF-PCN de Educação Física, 1998).

O professor de Educação Física é o responsável direto pelo desenvolvimento de uma metodologia de aula que contemple os objetivos da LDB e PCNs, tidos como referência para qualidade na educação, no sentido de proporcionar a inserção do adolescente na cultura corporal como a dança hip hop onde o movimento cria condições de apreensão de conhecimentos sobre as transformações.

IMPORTÂNCIA DO HIP HOP NA ADOLESCÊNCIA

Segundo MARCONDES (1994) a adolescência é uma fase de transição gradual entre a infância e o estado adulto que se caracteriza por profundas transformações somáticas, psicológicas e sociais culturais artísticos. O mesmo autor, "Ela representa uma das fases mais importantes do ciclo vital à medida que completa o período de crescimento e desenvolvimento.

Já CHAVES (2004) diz que, cabe ao professor o desenvolvimento de uma prática pedagógica que vise abordar essas situações confrontando-as com as alterações características da adolescência bem como a representação social do corpo, buscando atuar em conformidade com os objetivos dessa disciplina tida como parte integrante das metas da escola cidadã, a um melhor desenvolvimento da auto-estima na vida do adolescente e conseqüentemente nos seus relacionamentos sociais."A pouca aceitação pelo grupo reforça a baixa auto-estima, levando-o ao afastamento das atividades sociais incluindo os valores nela existente" (COATES, BENZOS & FRANÇOSO, 2003).

Segundo BEDNAR, Wells e Peterson (1989) citados por Quilici (2004) a auto-estima é definida "como um processo de auto-aprovação subjetiva (avaliação interna do próprio indivíduo) e realista". Nesse caso o indivíduo se aprova e sente-se bem consigo mesmo e com os valores que adotou para si, ou seja, não há conflitos graves e sim sintonia entre o comportamento, os sentimentos e os padrões sociais.

ADORNO (1999 apud Bertoni, 2001), com a possibilidade de melhor comunicação entre os indivíduos, surge também uma indústria mercadológica de cultura como a dança, a fim de promover uma identidade coletiva desejável aos padrões sociais mais baixos da sociedade, divulgando assim, modelos étnicos, políticos, econômicos, sociais, modísticos e de valores. O mesmo autor diz que, a prática educativa cultural cotidiana não pode simplesmente ignorar este tipo de "Movimento Cultural" como a dança.
O PCN cita alguns objetivos gerais e específicos que a dança hip hop pode servir como expressão e comunicação dos alunos:

-A arte como expressão e comunicação dos indivíduos; - Elementos básicos das formas artísticas, modos de articulação formal, técnicas, materiais e procedimentos na criação em arte;

-Produtores em arte: vidas, épocas e produtos em conexões; - Diversidade das formas de arte; concepções estéticas da cultura regional, nacional e internacional: produções, reproduções e suas histórias; Segundo BRASIL, (1996 c, p. 35), A arte dança na sociedade, é considera como redutores de problemas, a sua produção e sua forma de documentação, pode reservar e divulgar as diferentes culturas e os momentos históricos na vida dos adolescentes.

O conceito de PIERRE BOURDIEU (2003), que explica como a indústria cultural se apropria do conhecimento a fim de gerar bens de consumo e oportunidades aqueles que não tinham direito passaram a ter devido a sua expressão corporal no hip hop,e esse fator esta ligado aos adolescentes nos dias atuais .

HIP HOP NO RESGATES DE CRIANÇAS QUE FICAM NAS RUAS COM AS DROGAS E A PROSTITUIÇÃO

Hoje em dia as crianças e os adolescentes estão nas ruas, seguindo outros caminhos desnecessários a sua educação. O conceito de BRASIL, (1996 c, p. 27), Ensinar arte dança hip hop em consonância com os modos de aprendizagem do aluno adolescente, significa, então, não isolar a escola da informação sobre a produção histórica e social da arte e, ao mesmo tempo, garantir ao aluno a liberdade de imaginar e edificar propostas artísticas pessoais ou grupais com base em intenções próprias visando os benefícios dos valores e não os desvalores.

Levando em conta que o hip hop pode ser uma entrada para uma boa educação, visando o rumo da vida de adolescentes.

Segundo MATSUNAGA (2006, p. 43) diz que, O passo mais importante da proposta dança, foi dado na tentativa de entender quais as influências sociais que o Hip-Hop poderia promover nos alunos adolescentes, onde através de denúncias, ele possa opinar sobre uma melhor qualidade de vida dos indivíduos longe das drogas, prostituição e da violência em fim dos problemas sociais.

O mesmo autor diz que, "Afinal, estes são problemas existentes em todo o mundo devem ser tratados e encarados como uma parte significante da estrutura da sociedade, tal circunstância já havia sido mencionada na criação da proposta e o Hip-Hop pode ser um ponto de partida na batalha contra a violência escolar e social".

De acordo com a entrevista com a Revista PLANETA HIP HOP, (2001, p. 07), a mesma diz que, "Os educadores tem que conscientizar é uma questão de observar e conversar, não adianta expressar a violência e sim mostrar a solução para os problemas sociais existentes, como as drogas, prostituição dentre outros.

O mesmo autor citado acima diz que, o Hip-Hop é visto como forma de proximação do professor para com o aluno, através de um diálogo mais aberto e irrestrito aos conhecimentos puros e simplesmente pedagógicos primando assim à formação de valores.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Concluímos a visão de pensamento, se lutar-mos contra a alienação através de uma prática pedagógica, onde o professor de educação física dentre outros, consiga fazer uma revolução do pensamento nas crianças e adolescentes, pensando neles, enquanto futuros cidadãos atuantes na sociedade.

Para que esta o trabalho bibliográfico conseguisse ter apoio teórico, incluindo autores que entendem e já comentaram sobre o assunto, foi necessário estudar questões educativas, sociais, políticas, econômicas e podemos e é necessário ter em vista que os educadores brasileiros têm muitas dificuldades em trabalhar com o contexto dos alunos e com a construção de valores a partir das disciplinas.

Temos no mundo da arte ai os autores MAGROS (2002) e ABUD (2005), pois seguiam os paralelos entre a música e formação cidadã tão importante para a realização do mesmo.

O trabalho propôs e objetivou utilizar o Hip-Hop como um instrumento de aprendizagem e formação de valores que pudesse ir além da praxe pedagógica dos PCNs, fazendo assim, os alunos do 6° ao 9° ano Escola Municipal Presidente Tancredo Neves refletirem sobre o contexto atual da sociedade em que vivem.

Os assuntos encontrados não tinham seguimentos das mesmas linhas de objetivos delimitados neste trabalho, por isso, este foi baseado principalmente nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental de educação física, além de textos retirados da Internet e livros ligados indiretamente ao trabalho.

O artigo bibliográfico foi possível mostrar através dos autores, que o Hip-Hop, pode auxiliar na prática pedagógica da sala de aula, realmente contribui para a formação cidadã dos alunos e pode consegui alcançar as propostas nos PCNs, porque se encontram fracos devido os problemas sociais existentes que vão para dentro de sala de aula desvinculado da cultura midiática.

O trabalho bibliográfico, fazera ao leitor sendo eles pais, diretores, professores dentre outras autoridades existentes na sociedade, entenderem a realidade da sala de aula, o que é necessário ser e fazer pelos alunos hoje, para uma sociedade não excludente e mais democrática através de estudos árduos, significativos e inovadores que deve mostrar como o hip-hop pode ajudar na formação de valores de alunos adolescentes.

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ABUD, Kátia Maria. Registro e representação do cotidiano: a música popular na aula de história. In.: Cad. CEDES. v.25 n.67: Campinas, 2005.

ADORNO, Theodor W. & HORKHEIMER, Max. Dialética do Esclarecimento: Fragmentos filosóficos. Trad. de Guido Antonio de Almeida. Rio de Janeiro: Zahar, 1986.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria do Ensino Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Língua Portuguesa. Versão da Internet, 2006 b..

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BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental, Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física. Brasília: MEC/SEF, 1998.

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BOURDIEU Pierre. O poder simbólico. 6. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.

COUTO, Marcos. O Conteúdo Cientifico e suas implicações psicológicas-didaticas. São Paulo, 2005. Inédito.

Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) nº 9.391 de 20 de dezembro de 1996.

COATES Verônica.; BEZNOS, Geni Worcman.; FRANÇOSO, Aparecida Lucimar. Medicina do Adolescente. 2 ed. São Paulo: Sarvier, 2003.

DIÓGENES, Glória. Cartografias da cultura e da violência: gangues, galeras e o movimento Hip Hop. São Paulo: Annablume; Fortaleza: Secretaria da cultura e do Desporto, 1998.

DARIDO, Suraya Cristina; RANGEL, Irene Conceição Andrade. Educação física na escola: implicações para a prática pedagógica ,2005.

GODOY, Kathya Maria Ayres de.; SÁ, Ivo Ribeiro de. A Educação Física, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e a Atual Legislação. Revista Corpoconsciência, nº 8 da Faculdade de Educação Física de Santo André:

Meios e Mídias Comunicações e Editora Ltda, 2001.

MARCONDES, Eduardo. Pediatria Básica. 8. ed, volume 1. São Paulo: Sarvier, 1994.

MATSUNAGA, Priscila Saemi. Mulheres no hip hop:identidades e representações. Dissertação (Mestrado em Educação) Unicamp: Campinas, 2006

MAGRO, Viviane Melo de Mendonça. Adolescentes como autores como autores de si próprios: cotidiano, educação e o Hip Hop. Tese (doutorado). Unicamp: Campinas, 2002.

Milton Chaves, 2004 ? Educação Física Escolar e Auto-Estima na Adolescência

PLANETA HIP-HOP. São Paulo: Editora Escala Ano II ? nº 10, 2001.

QUILICI, Mário. O Papel da Auto-estima nas Doenças Sociais. Disponível em http://psipoint.com.br/arquivo_psicologias_autoestimaavaltecnica.htm. Acessado dia 06 de outubro de 2004 às 20:30 horas.



Autor: Juliano Dos Santos Da Cruz


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