OS RECURSOS DIDÁTICOS NO ENSINO DA LÍNGUA INGLESA NA MODERNIDADE.
OS RECURSOS DIDÁTICOS NO ENSINO DA LÍNGUA INGLESA NA MODERNIDADE.
A Língua Inglesa é uma disciplina que tem se destacado muito no âmbito educacional nos últimos tempos, deixando de ser uma aprendizagem adquirida só pela elite e necessária só a eles, pois com a globalização, o papel deste idioma se potencializou no nosso país, chegando a ser realmente necessária para toda a sociedade. O panorama atual também mudou o cenário deste ensino principalmente para os primeiros anos de vida escolar, onde atualmente ela já está sendo ministrada em grande parte das escolas particulares do nosso país, não por uma exigência do ministério da educação, mas por uma necessidade da sociedade, traduzida pela exigência dos pais com estas escolas.
Desta forma precisamos rever as metodologias significativas para este ensino, como também o uso de recursos didáticos para cada nível da educação.
Hoje em dia devemos sempre associar o processo de ensino / aprendizagem a uma abordagem interativa e contextualizada com o mundo dos nossos alunos e o da Língua Inglesa.
Os recursos didáticos podem ser os mais variados, que vão dos mais complexos como uma lousa digital a um cartaz feito com uma figura de uma revista ou até mesmo um gesto corporal, o importante é relação deste recurso com o Inglês, com o conteúdo e com uma situação significativa, relacionando o imaginário com a possibilidade do real.De acordo com Briggs (1973), o sorriso ou uma palmada no ombro, os livros, os mapas, os objetos físicos, as fotografias, os filmes, enfim os recursos com o objetivo de apresentar estímulos ao educando; e estes, por sua vez serão úteis e eficazes, se selecionados com base na análise sistemática dos objetivos educacionais.
Para a elaboração e seleção de recursos didáticos é necessário o conhecimento prévio da turma, analisando: idade, interesses, vivências, contexto de vida social, etc.Também é necessário relacionar o assunto que será ministrado, com situações significativas, trazendo recursos que possam mediar da forma mais real possível este processos.
Muitos professores levam para sala de aula um vídeo, exibindo-o muitas vezes em uma lousa digital de última geração e não conseguem motivar seus alunos para a aprendizagem que eles esperariam que fosse adquirida a partir daquele recurso didático, pois eles esqueceram que para utilização deste recurso eles devem ser os mediadores do vídeo com os alunos,para não deixarem passar um filme sem um objetivo direcional, sem uma necessidade de aprendizagem e interesse do aluno, sem despertar o encanto da situação que será apresentada e assimilada.
O professor é o mediador do recurso didático com o aluno, ele é quem vai traçar caminhos e idéias para dar vida a este meio físico, é ele quem vai estabelecer o êxito ou o fracasso dele para o auxilio ao processo da aprendizagem.Não podemos dizer que o melhor recurso didático é o uso de computadores em sala de aula, uma lousa digital, um data show ou uma televisão de última geração, o potencial do recurso didático esta intimamente ligado a criatividade do professor em fazê-lo parte encantadora e necessária a vida do seu alunado, muitas vezes uma música com gestos corporais e inserida em um contexto em um ambiente ao ar livre, auxiliará mais na aprendizagem de determinado assunto do que um filme de 2 horas em uma televisão de 40 polegadas digital em um ambiente climatizado. O professor tem o papel fundamental no processo ensino / aprendizagem, por mais tecnologias adquiridas, o sistema educacional sempre vai necessitar de um professor dinâmico, incentivador, comprometido e atualizado com a sociedade.
Referências:
BRIGGS, L. Manual para el diseño de la instrucción. Buenos Aires:
Guadalupe,1973
Autor: Polyana Araújo Rodrigues
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