A Arte De Viver Cem Anos



A ARTE DE VIVER CEM ANOS
Dr. LUIZ RAZZANTE JUNIOR
MÉDICO HOMEOPATA E ACUPUNTURISTA
www.debemcomavida.com
debemcomavida@debemcomavida.com

Eu, como profissional da saúde, observo, escuto e aprendo continuamente com meus pacientes da melhor idade.

As histórias de vida e as experiências profissionais são de um valor inestimável. Tive a alegria de ter um avô que viveu até os 92 anos e que me ensinou muito a respeito da vida, mas perto de sua partida ele reclamava se sentir só e não ter o que fazer.

Lembrei-me disso ao ler esta semana um artigo escrito pelo arquiteto centenário Oscar Niemeyer, na revista Isto é, intitulado “Conversando com meu sósia”.
Oscar, nos seus cem anos, dá uma lição de vida e humildade. Ele, um arquiteto premiadíssimo, mas ainda com uma mente aguçadíssima, fala que o que vale mesmo a pena na vida são as brincadeiras, as risadas com os amigos e a ética incorruptível.

Traça ainda críticas ao sistema capitalista moderno com sua necessidade de domínio mundial e que faz com que as pessoas troquem os verdadeiros valores da vida, que são: a observação do belo, das artes, da natureza e também a consolidação dos valores humanos, por bens materiais, nos quais as pessoas se “apegam” e “competem” para se sentirem mais e melhores do que seus pares.

Este modo de vida acaba gerando mais inveja e menos qualidade de vida.

Portanto, esta experiência de vida que nos é passada por esse “guerreiro” que é o Oscar Niemeyer e outros, deixam a certeza de que envelhecer também tem um lado bom, contanto que continuemos fazendo tudo na vida com amor e paixão.


Autor: WAGNER PAULON


Artigos Relacionados


A Acupuntura Na Dor Lombar

Mudanças Na Ortografia Da Língua Portuguesa A Partir De Janeiro 2008

Da Sensação Do Místico

Parábolas Modernas - As Conchas Quebradas

A Gripe Aviária

Três Nomes Que Carecem De Oficialização

Qual é Mesmo A Abreviatura De “mestre”?