ESCOLA MUNICIPAL "THEODORO JOSE DUARTE" E SUA HISTORIA



ESCOLA MUNICIPAL "THEODORO JOSE DUARTE" E SUA HISTORIA
CARDOSO, Nívia Augusta. Prof. Pedagoga. Porto Esperdião/MT.

A escola municipal THEODORO JOSE DUARTE é uma instituição publica de referencia em qualidade de ensino, que busca cada vez melhor atender a comunidade num resgate á cidadania.
Em meados de 1984 toda esta região denominada Porto Esperidião pertencia ao município de Cáceres, quem administrava o município era a ex-prefeita "Nana".
Em parceria com a comunidade e doação do terreno feita pelo senhor Valter Cardoso, iniciou a construção de uma sala feita de madeira para funcionar uma escola, na qual se deu o nome "THEODORO JOSE DUARTE" em homenagem ao primeiro desbravador da região que no ano de 1934 atravessou o rio Aguapeí e fixou sua moradia com sua família e criações que possuía nesta região hoje chamada Vila Cardoso.
Em 1985 com apenas uma sala de aula de madeira começou a funcionar a escola que contava com apenas trinta (30) alunos de primeira a quarta series, funcionando em um período com salas multiseriadas, tinha como professor Hugo de Arruda Silva, que também exercia a função de merendeiro e faxineiro. A escola não tinha água e nem saneamento básico e o professor tinha que buscar água no rio para preparar a merenda dos alunos, o acesso à escola era difícil para freqüentar as aulas os alunos vinham a pé, a cavalo, de caroça e/ ou de bicicleta.
Em 1985 aconteceu a Emancipação Política de Porto Esperidião, no ano de 1988 o saudoso ex-prefeito Januário Santana do Carmo (in memória) construiu a primeira sala de aula de alvenaria com banheiros masculinos e femininos, cozinha, área, fossa céptica e uma cisterna melhorando as condições do professor e dos alunos.
No ano 1989, o professor Hugo se afasta do cargo assumindo então o senhor Atamar Donizete de Oliveira, que começou com quarenta e dois (42) alunos de primeira a quarta serie divididos em dois turnos com salas multiseriadas. Com ao passar de alguns anos foram chegando mais alunos e em 1992 a Secretaria Municipal de Educação enviou a professora Maria Da Gloria Silva, na qual lecionou alguns meses no salão comunitário porque a escola contava apenas com uma sala de aula, neste mesmo ano construiu a segunda sala, construída no mandato do Ex-prefeito Luiz Joel Bento De Oliveira (1989/1992).
No período de 1993 com cento e cinco (105) alunos iniciou-se a quinta serie, construiu mais uma sala de aula e tinha como professores Atamar Donizete De Oliveira, Maria Da Gloria Silva e Edmundo Alves Marquezam, passou a contar com um transporte escolar no sentido Alto Aguapeí à Vila Cardoso.
O ex-prefeito senhor Donizete Tiago Cabral (1993-1996) realizou varias obras como reforma e ampliação da escola construindo três salas de aula, secretaria, sala de professores, cozinha, dispensa, acimentação do pátio e construção do muro, oferecendo assim maior segurança. Nesta época contava com oito professores, uma merendeira/faxineira, um guarda, dois ônibus e duas camionetes nas quais transportava os alunos.
Everaldo Cardoso Leal (1997-2000) o ex-prefeito no seu mandato construiu duas salas de aula e no ano de 1999 contratou cinco professores habilitados para dar suporte ao ensino, uma faxineira e um guarda perfazendo o total de dez professores, uma secretária, uma merendeira, uma faxineira, um guarda e um vigia.
Em 2001 o prefeito municipal senhor Jose Serafim Borges (2001-2004) reformou e ampliou ou prédio escolar construindo três salas de aula, cantina, refeitório, banheiros e quadra de esportes descoberta. Ampliou o transporte escolar para sete (07) ônibus, investiu na qualidade da água e da merenda. No ano de 2004 o prefeito Jose Serafim Borges (2005-2008) se reelegeu para, mas quatro nos de mandato.
No ano de 2007 a unidade escolar "THEODORO JOSE DUARTE" passou por uma reforma, trocou o telhado das quatro primeiras salas de aula, pintou todo o prédio e esta construindo uma quadra de esportes coberta.
Em 2008 o Prefeito Municipal Donizete Tiago Cabral em sua gestão construiu um novo pavilhão contendo três salas de aula e uma sala de professores com banheiro masculino e feminino, sendo que a sala dos professores foi construída em conjunto com a conselho deliberativo.
Em 2009 foi empossado o Prefeito Municipal Martins Dias De Oliveira, atualmente escola compõe-se de trinta e nove (39) funcionários sendo: uma (01) diretora, dois (02) coordenador, duas (02) agente administrativa, quatorze (14) professores (10 formados e 04 acadêmicos), um (01) vigia, um (01) guarda, onze (11) motoristas sendo quatro de transporte terceirizados, duas (02) faxineiras, cinco (05) merendeiras e atendemos a uma clientela de trezentos e sete (307) alunos do primeiro grau, e funciona neste prédio uma extensão da Escola Estadual "13 De Maio" cinco salas do segundo grau, atendendo cento e vinte alunos (120) alunos. Perfazendo uma clientela de quatrocentos e vinte e sete ( 427) alunos atendidos neste estabelecimento de ensino.


Autor: Nivia Cardoso


Artigos Relacionados


O Baixo Rendimento Dos Alunos No Terceiro E Quarto Tempo Do PerÍodo Noturno Na Terceira SÉrie A E B Do Ensino MÉdio/eja

InformÁtica PedagÓgica Na AlfabetizaÇÃo: Possibilidades E Desafios

Um Mau Exemplo

Histórico Da E.e.f.m.monsenhor Vicnete Bezerra -aurora - Ceará

O Desenvolvimento Do Xadrez Na Escola Como Apoio PedagÓgico

Os ConteÚdos Desenvolvidos Nas Aulas De EducaÇÃo FÍsica Do 6º Ao 9º Ano Do Ensino Fundamental

Capacitação Para Professores: O Que Necessitam Saber E Entender