RESPOSTA AO ARTIGO: "ORAÇÃO COM PODER" (Autora: Monica Gazzarrini)



Inicialmente, no que se trata sobre a oração devemos saber que Deus esta no controle e que Sua vontade será feita.

A autora do artigo diz que "todas as orações feitas pelos filhos de Deus são assim: ao invocar o Nome do Senhor, o fogo vem, e destrói todo o mal, doença, vício, todo espírito opressor, corrige a fala e a atitude."

É um absurdo pensar que em um passe de "mágica" Deus vai realizar todas as nossas vontades, ademais como diz em Romanos 8:26: "Não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira com gemidos inexprimíveis."

Portanto, nem orar nós sabemos!

É impressionante como a autora do artigo utiliza as passagens da Bíblia como se fosse uma receita de como "como obter o fogo devorador".

No que se trata sobre o livro de Isaias, deve-se ter o cuidado de analisar versículos isolados sem saber o contexto.

Sabemos que o livro de Isaias é o Livro da Salvação, onde o profeta exorta o povo a arrepender de seus pecados e voltar para Deus.

A autora do livro diz que para andarmos "em justiça: para permitir que o Senhor faça a sua parte em nossas orações, trazendo-nos respostas, é necessário andar na certeza de que Jesus, através de sua morte na cruz fez de todos nós vencedores e livres de todo o mal. Crer no ato maior de justiça divina em Cristo é o primeiro passo para que uma oração tenha seus efeitos."
Podemos observar em Romanos 8 a partir do versículo 31 que a passagem trata sobre as provações e o amor de Deus para com os seus; e se lermos o versículo 36, anterior ao que a autora do artigo faz menção (não literal), observamos que todos o dias renunciamos nosso eu para que a vontade do Pai seja feita. No sentido, de que nada nos separará do amor de Cristo (Romanos 8:38-39).

Para que uma oração produza efeito é necessário reconhecer que Deus fará Sua vontade. Isso inclui o sofrer todos os dias provações, aflições, doenças.
O verdadeiro crente reconhece sua fraqueza diante do mundo, mas DEPENDE EXCLUSIVAMENTE DE DEUS ao contrário do que diz a autora do artigo ao dizer que "Ele já levou problemas emocionais, portanto o seu destino não é sofrer, não ande mais assim, você não nasceu para ser triste e oprimido."

Engraçado e triste ouvirmos isso de crentes pois ao contrario dessa "terrível" declaração da autora Jesus diz: "Tenho-vos dito isso, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo." (João 16:33)

Outra declaração da autora é: "Lembre-se: o rei da dor, da depressão, da miséria, do viver às custas de terceiros já foi vencido por Jesus. Por esse motivo você pode crescer onde estive e em tudo o que fizer, pois é o próprio Deus quem abençoa todas as obras das sua mãos."

Primeiramente, quem falou que crente não passa por aflição, que não tem doença? Paulo foi submetido ao que ele chamou de "espinho na carne", e nenhum momento determinou ou obrigou a Deus retira-lo, orou por três vezes, mas Deus para que Paulo não se ensoberbece disse-lhe: "A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois mais me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de Cristo" (II Coríntios 12:9). Em nenhum momento Paulo pediu livramento, ao contrário declarou que "pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angustias, por amor de Cristo. Porque, quando ou fraco, então, é que sou forte." (II Coríntios 12:10)

Segundo, Deus abençoe as obras de Suas mãos e não das mãos de homens.

A autora afirma que "Todas as vezes que estiver preocupado, chateado, reclamando da vida, achando-se um infeliz saiba que o fogo consumidor não está andando com você e que as suas orações não terão efeito", então segundo seu entendimento Deus não esta com os seus filhos em momento nenhum, pois todo tempo somos afligidos pelo mundo, seja no trabalho, em casa, na igreja. Absurdo pensar que Deus não esta conosco quando estamos triste e abatidos, pois Sua Palavra diz: "Em tudo somos atribulados, porém não angustiados; perplexos, porém não desanimados; perseguidos, porém não desamparados; abatidos, porém não destruídos; levando sempre no corpo o morrer de Jesus, para que também a sua vida se manifeste em nosso corpo. Porque nós, que vivemos, somo sempre entregues à morte por causa de Jesus, para que também a vida de Jesus se manifeste em nossa carne mortal." (II Coríntios 4:7-11)

Então, conforme a autora o Salmo 23:4 onde Davi declara que "ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo; o teu bordão e o teu cajado me consolam.", bem como, o Salmo 91:7 onde o autor declara "caiam mil ao teu lado, e dez mil, à tua direita; tu não serás atingido", entre outros, não fazem sentido, ou a autora esta errada ou então a Bíblia é incorreta em seu todo!

Outras declarações da autora que merecem destaque: "Ande em justiça, ou seja, reconheça que Jesus já levou consigo todas as suas dificuldades. Para que o fogo consumidor possa batalhar a seu favor não é possível andar magoado, com espírito de vingança, aflito e atordoado com a situação. A justiça de Deus opera em Cristo para aqueles que dão crédito à Palavra e não mais aos problemas. Esta atitude toma quem crê no Senhor e em Sua Palavra."

Primeiro, Jesus morreu por nossos pecados e como anteriormente já dito, no mundo teremos aflições; e segundo os problemas existem todos os dias, igrejas tem problemas, casais tem suas dificuldade, mas nosso descanso está em "não andeis ansiosos por coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela suplica, com ações de graça. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus." (Filipenses 4:6-7).

A autora continua dizendo que: "Uma certeza: Deus não vai te deixar no prejuízo! Tudo o que Ele revela para você em sua Palavra é sempre para o seu bem. Jesus é quem lidera e nós somos por Ele direcionados se tivermos juízo, pois Ele sabe de todas as coisas e nos ama, projetando para nós um plano de vitória."

Pois é, em Romanos 8:28 "sabemos que todas as cousas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito", no sentido de que independe das dificuldades, aflições... sabemos que Deus esta no controle e tudo é para nosso bem, para que venhamos a depender exclusivamente dEle, e para que Seu nome seja glorificado.

Outra coisa, Deus não dá crédito a homem nenhum! Ele tem prazer na sua glória.

A autora pergunte e afirma: "Quer ter uma oração ineficaz? Lamente-se, chore, reclame, esperneie e não use nada da Palavra." Então lamentar diante de Deus, entregar nossas fraquezas em suas mãos é errado??? Não é assim que diz a Palavra de Deus.

Interessante a afirmação da autora em dizer para "Não se faça mais de coitado, Deus não tem nenhum compromisso com esse tipo de atitude. Em vez disso lembre-se de coisas importantes: você (e eu) foi feito a imagem e semelhança de Deus, respeite o seu corpo que é templo do Espírito Santo, seus filhos são heranças santas e abençoadas que Deus confiou em suas mãos."

Primeiro, o compromisso é NOSSO de andarmos em Santidade e não de Deus, pois Ele já é SANTO, conforme I Pedro 1:16: "porque escrito está: Sede santos, porque eu sou santo."

A afirmação que a autora faz ao dizer que nosso corpo é templo do Espírito Santo, é sobre andarmos em santidade de vida e essa deve ser nossa única oração: "SENHOR ME FAZ MAIS SANTO".

Há uma frase na parte 3 do estudo da autora que merece destaque: "Determine a sua bênção e ande em fidelidade a Deus: isto é o que O agrada e é assim que Ele te alcança, respondendo às suas orações."

Quem falou que "determinar" agrada ao Senhor???

Em Romanos 9:20-21, podemos ver qual a condição do homem perante Deus: "Quem és tu, ó homem, para discutires com Deus?! Porventura, pode o objeto perguntar a quem o fez: Por que me fizeste assim? Ou não tem o oleiro sobre a massa, para do mesmo barro fazer um vaso para honra e outro, para desonra?" e Isaias 45:9: "Ai daquele que contende com o seu Criador! E não passa de um caco de barro entre outros cacos. Acaso, dirá o barro ao que lhe dá forma: Que fazes? Ou: A tua obra não tem alça."

A autora adverte que: "A ofensa bloqueia os efeitos da sua oração!"

Devemos entregar toda nossa fraqueza a Deus, nossas magoas; pois conforme diz o Salmo 32:3-5: "Enquanto calei os meus pecados, envelheceram os meus ossos pelos meus constantes gemidos todo o dia. Porque a tua mão pesava dia e noite sobre mim, e meu vigor se tornou em sequidão de estio. Confessei-te o meu pecado e minha iniqüidade não mais ocultei. Disse: confessarei ao SENHOR as minhas transgressões; e tu perdoaste a iniqüidade do meu pecado."

O fato de não confessarmos o nosso pecado a Deus nos cansa, pois pesa sobre nós, sendo que temos responsabilidade sobre nossos atos.
Para terminar seu estudo sobre oração a autora diz: "Que o Espírito Santo tenha falado ao seu coração e que todas as suas orações sejam muito bem sucedidas."

O que seria uma oração bem sucedida???

Como temos vistos muitos cristãos tem a visão de que sua oração vai mudar a Deus. NÃO! DEUS É IMUTAVEL.

A oração não muda Deus, mas muda nós mesmo.

A oração bem sucedida é a que Jesus ensinou em Mateus 6:9-15; primeiro glorificando a Deus por todas as coisas que nos concede, pela Tua bondade, benignidade, misericórdia; segundo que Sua vontade seja feita e não a nossa, e devemos perdoar quem nos ofende, pois devemos como cristão olhar para CRUZ DE CRISTO, pela qual obtivemos o perdão de Deus através do Filho.

Podemos ter o conhecimento sobre como estão as pregações sobre oração, onde o centro não é DEUS, ou seja, Sua vontade, mas o homem, seus desejos, seus anseios, sonhos, planos...

Porém, em Tiago 4:3 nos é dito que "pedis e não recebeis, porque pedis mal, para esbanjardes em vossos prazeres."

Portanto, a oração não é para o cristão meio de poder para obter de Deus as coisas que deseja, mas é designada por Deus para a nossa sorte de bênçãos espirituais, como um meio de para o nosso crescimento na graça.

"nele, digo, no qual fomos também feitos herança, predestinados segundo o propósito daquele que faz todas as cousas conforme o conselho da sua vontade." (Efésios 1:11)

"Quem, pois, conheceu a mente do Senhor? Ou quem foi o seu conselheiro?" (Romanos 11:34)

"Eu sei, ó SENHOR, que não cabe ao homem determinar o seu caminho, nem ao que caminha o dirigir os seus passos." (Jeremias 10:23)

"A oração não é vencer a relutância de Deus, mas que espera de Sua vontade." (Martinho Lutero)

A oração é um ato de adoração na medida em que é a prostrar da alma diante dEle, na medida em que é uma invocação a seu grande nome e santo, na medida em que é proprietária de Sua bondade, Seu poder, sua imutabilidade, sua graça, e na medida em que é o reconhecimento de sua soberania, propriedade de uma submissão à Sua vontade. (A W Pink)

A oração é, certamente, um meio divinamente designado pelo qual podemos obter de Deus as coisas que pedimos, contanto que pedir as coisas que estão de acordo com a Sua vontade."(A W Pink)

"Deus nos dá o Espírito como nosso professor na oração, para nos dizer o que é certo e para temperar as nossas emoções. Devemos buscar auxílio do Espírito." (João Calvino)

"A oração é uma arte que só o Espírito Santo pode nos ensinar. Ele é o doador de toda a oração." (C H Spurgeon)

"Não há homem, nem da igreja no mundo, que pode vir a Deus em oração, mas pela ajuda do Espírito Santo." (John Bunyan)

"SENHOR, ENSINA-NOS A ORAR" (Lucas 11:1)

DEUS ABENÇOE!


Autor: Olivia Cenchi Cavalhieri


Artigos Relacionados


Reivindique O Que Já Lhe Pertence Em Cristo.

Permita Que Deus Restaure Sua Vida.

CresÇa Na Sua FÉ Para Ser Capaz De Ajudar A Si E Aos Outros TambÉm.

A Oração De Consagração

O EspÍrito Santo

Passe A Confiar Em Deus E Não Mais Nos Homens.

Oração Para O Espírito Santo