Professor - A difícil missão de educar



PROFESSOR ? A DIFÍCIL MISSÃO DE "EDUCAR"

Quando se diz que no Brasil falta educação de qualidade para que o país possa de fato crescer, imagina-se o professor em uma sala de aula minis-trando matérias de tal forma que o aluno aprenda e ao mesmo tempo se edu-que.
Erram aqueles que pensam que o individuo possa ser educado pelo professor. Isso não é possível tendo em vista que a criança quando entra na escola, ainda em tenra idade, já trás consigo os costumes que adquiriram dos pais desde o nascimento.
Para o professor, torna-se humanamente impossível instruir e educar ao mesmo tempo.
Por mais que tentem, não haverá consenso absoluto entre aquilo que se convencionou chamar de "educação" e instrução, sendo essa última, a principal tarefa do professor. Instruir, isto é, preparar a criança, o jovem e o adulto para enfrentar o mercado de trabalho se constituem o dever principal do professor. Contudo, é inegável que a escola também educa no sentido de que, além do convencionalismo das matérias também orienta o aluno sob o ponto de vista moral, exemplificando aquilo que bem pode ser chamado de "comportamento social", tendo em vista que, em muitos casos os pais não oferecem as mínimas condições de educar o filho devido a problemas conjugais e/ou socioeconômicos.
Após a criação do Estatuto da Criança e do Adolescente, tornou-se ain-da mais difícil ao professor a tarefa de educar e de instruir tendo em vista que, apesar da boa intenção dos governos em proteger as crianças de maus tratos sofridos pelos adultos, criou-se também uma "super proteção" aos "menores" proporcionando-lhes a chance de se auto-protegerem, impossibilitando qual-quer tipo de reprimenda por parte dos professores sob pena de terem suas car-reiras comprometidas.
Não é de hoje que se discute o comportamento do jovem na escola e seu relacionamento com o professor. Se antigamente o rigor dos professores chegava ao castigo extremo da palmatória e de outros artifícios para corrigir alunos rebeldes, hoje os papéis se inverteram e não raro pode-se assistir em noticiários, alunos que ameaçam professores, forçando-os a se afastarem de suas funções na escola.
Com certeza, esse tipo de comportamento não é ensinado em nenhuma escola, pois, todos nós trazemos, como já foi dito, as nossas tendências e passamos a ter um melhor discernimento de tudo o que nos cerca quando passamos a nos relacionar socialmente.
O atual modelo de ensino brasileiro tem levado muitos a refletir sobre a eficiência do professor e o resultado de seu trabalho. Certos estão aqueles que procuram deixar o convencionalismo de lado, pois a "arte" de "educar" não constitui tão somente em ensinar as letras e o conhecimento meramente técnico, mas também na contribuição para o desenvolvimento do caráter do aluno, visando o respeito ao convívio social. Pode-se dizer também que está mais do correto o velho ditado dos antigos quando dizem que a "educação vem do berço". E vem mesmo.

Luiz Antonio Pedrotti
Funcionário público municipal

Autor: Luiz Antonio Pedrotti


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