Marcapasso e Arritmias



O que é bradicardia? Qual a indicação do implante do marcapasso?

O coração carrega o sangue para todo o organismo. Para fazer funcionar esse mecanismo ele bate numa frequencia de 50 a 100 batimentos por minuto. Esse sistema pode sofrer disfunção, o que causa uma diminuição na frequência por minuto. É para tratar esse tipo de arritmia que existe o marcapasso.
Essa arritmia, que se chama bradicardia, pode ter as seguintes causas:
- Idade
- Doença de Chagas
- Fibrilação atrial
- Uso de medicações
- Doenças das artérias coronárias
- Lesão do sistema elétrico do coração por cirurgias
- Cardiopatias congênitas (erros de formação no coração do bebê durante a gravidez)

Quais os sintomas da bradicardia?

Os sintomas mais comuns da bradicardia são fraqueza, cansaço, falta de ar, dor no peito, desmaios, perda de memória, perda de vontade, tonturas, mal estar. Idosos podem diminuir a atividade diária aos poucos, para diminuir os sintomas. Então um velhinho fala que não sente nada, mas se você insistir ele dirá que deixou de ir à ginástica dos idosos ou parou de jogar bocha por causa do cansaço. É frequente também não notar a perda progressiva de memória, ou não dizer isso para a família ou para o médico por vergonha. Infelizmente, a doença fica cada vez pior com o tempo, e coração não é mais confiável, como uma fiação de uma casa velha que, se não consertada a tempo, eventualmente vai parar de funcionar. Essa situação pode evoluir para o bloqueio átrio-ventricular total, que é uma pré-parada cardíaca. O marcapasso foi inventado para tratar a bradicardia, e para controlar os sintomas de disfunção cardíaca e evitar a morte por parada cardíaca (morte súbita).

De que é feito o marcapasso?

Os componentes do marcapasso são: - Um ou mais cabos-eletrodos - Um gerador de pulsos
Os eletrodos assemelham-se a fios levando a corrente elétrica do gerador até o coração.

Como é a cirurgia de implante de marcapasso?

Os eletrodos são posicionados nas veias entre o tórax e o pescoço e levados até o coração para tratar a arritmia. O gerador de marcapasso é implantado nessa região entre o ombro e o pescoço, em uma incisão pequena no tecido subcutâneo (abaixo da pele). Atualmente há marcapassos tão diminutos que pesam só 12 gramas. A cirurgia para implante de marcapasso dura em torno de 1 a 2 horas e é realizada com anestesia local, podendo ou não receber sedação. A alta acontece após 24 a 48 horas da cirurgia de implante do marcapasso.

Autor: Dra. Ana Carolina Schwab Figueiredo


Artigos Relacionados


Hipertireoidismo

Enfarte Agudo Do Miocárdio

O Que é Cardiopatia E Quais Cuidados Devemos Tomar?

Torsades De Pointes

Fisioterapia - Efeitos Do Tens/fes

RepercussÕes Da Cirurgia CardÍaca Na Mulher

Implantes Dentários Na Terceira Idade