Avaliando a avaliação
O ato de avaliar na escola vem sendo visto apenas como atribuição de notas, um ato que tem por meta a promoção ou reprovação do(a) aluno(a). Isso, apesar de ser a avaliação uma prática social ampla, pela capacidade inerente que o ser humano tem de observar, refletir e julgar, embora no processo educativo não seja muito bem vista. É dessa forma que alunos(as) esperam ser avaliados(as), tendo por base a educação tradicional.
O que se pretende dentro de um novo enfoque é transformar a avaliação num instrumento de verificação das práticas com a intenção de investigar se os objetivos propostos foram alcançados para que se possa repensar métodos e abordagens. Quando avaliamos, temos que ter objetividade antes de qualquer outra coisa. Estabelecer indicativos claros para termos condições de sermos justos(as) e empreender um diálogo efetivo em que só possamos vir a crescer e enriquecer as práticas de ensino/aprendizagem.
Autor: Lucia Czer
Artigos Relacionados
A AvaliaÇÃo Nas SÉries Inicias
O Processo Avaliativo Do Ensino E Aprendiz EducaÇÃo Infantil
Prova: Um Instrumento Eficaz Para AvaliaÇÃo?
AvaliaÇÃo No Processo Ensino - Aprendizagem
AvaliaÇÃo Qualitativa
AvaliaÇÃo
A Avaliação Como Propósito Para Melhoria Da Educação Nas Escolas Públicas