A fé que salva



A FÉ QUE SALVA
No evangelho de Marcos 10: 46-52, lemos:
Depois, foram para Jericó. E, saindo ele de Jericó com seus discípulos e uma grande multidão, Bartimeu, o cego, filho de Timeu, estava assentado junto do caminho, mendigando. E, ouvindo que era Jesus de Nazaré, começou a clamar, e a dizer: Jesus, filho de Davi, tem misericórdia de mim. E muitos o repreendiam, para que se calasse; mas ele clamava cada vez mais: Filho de Davi! tem misericórdia de mim. E Jesus, parando, disse que o chamassem; e chamaram o cego, dizendo-lhe: Tem bom ânimo; levanta-te, que ele te chama.E ele, lançando de si a sua capa, levantou-se, e foi ter com Jesus.E Jesus, falando, disse-lhe: Que queres que te faça? E o cego lhe disse: Mestre, que eu tenha vista.E Jesus lhe disse: Vai, a tua fé te salvou. E logo viu, e seguiu a Jesus pelo caminho.
O texto em tela narra um dos muitos milagres realizados por Jesus durante seu ministério, e nele observamos a fala de Jesus como em outras curas que realizou, "vai a tua fé te salvou"., com base nesta palavra do mestre e no texto, podemos destacar algumas características de uma fé que salva.
Não deixa passar a oportunidade. Aquela oportunidade era única, Jesus está saindo de Jericó, vai entrar em Jerusalém, onde ocorreria a páscoa, em Jerusalém seria crucificado, morto e a oportunidade passaria, mas Bartimeu já tinha ouvido falar certamente de Jesus e não deixa escapar esse momento, ouve um barulho diferente, gente falando, ouve o "tropel da multidão", alguém diz: Jesus estava passando, é a chance e Bartimeu então começa a clamar. Quantas pessoas, já ouviram falar de Jesus, mas deixam passar a oportunidade de salvação, postergam, priorizam outras coisas, acham que ainda não é tempo. Alguém já disse: "Só existem dois dias no ano em que você não pode fazer nada pela sua vida: Ontem e Amanhã." Não podemos deixar para amanhã o que podemos fazer hoje, sobretudo quando se trata de salvação eterna.
Enfrenta e supera os obstáculos. O texto refere quando Bartimeu começa aclamar, apareceram pessoas o repreendendo, dizendo para que ele calasse, ou seja desistisse de Jesus, todavia mas ele gritava: "Jesus Filho de Davi tem compaixão de mim". Não é diferente na vida de algumas pessoas que tentam uma aproximação de Deus, que busca Jesus, que o aceita como salvador, aparecem logo pessoas as vezes da família, círculo de amizade, desestimulando, desfazendo, criticando, enfim. Mas, a fé que salva enfrenta e supera e persevera na busca por Jesus.
Atende o chamado do Salvador. Bartimeu ao ser chamado imediatamente levanta. Alguém diz: "Tem bom animo Ele te chama", ele então levanta e um detalhe, diz o texto: lança de si a capa, a capa que o protegia do sol, do tempo frio, não tem mais importância. A capa que representa a miséria, vida que ele não queria vida velha é deixada para trás. Parece que ele sabia que a partir daquela hora sua vida não seria mais a mesma, sua visão seria restaurada , a transformação, o milagre da vida nova. Tudo porque ao ser chamado pelo mestre não hesitou, levantou-se e foi. Queridos, a bíblia diz: "Hoje quando ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração", se você quer vida nova, ao ouvir o chamado de Jesus, não demore, não deixe para amanhã. Se você vier hoje Ele tem vida nova, pois Ele diz:"Eu vim para que tenham vida e vida em abundância".
Reconhece sua verdadeira necessidade. Jesus pergunta-lhe: "O que queres que eu te faça?" Bartimeu podia ter pedido qualquer outra coisa, mas sua verdadeira necessidade era voltar a ver, pois isto sim o tiraria da condição em que estava, mendigo, dependendo da caridade dos outros, marginalizado, desprezado, discriminado. Quantas pessoas vão a Jesus clamando apena por coisas temporais, quando a verdadeira e maior necessidade é de reconciliação com Deus, salvação eterna que para muitos é deixado para depois, pois o que interessa são os tesouros desta vida. Em uma parábola contada por Jesus de um homem que só pensava na prosperidade terrena, Jesus arrematou aos seus ouvintes: "pois o que adianta o homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma."
Querido leitor, Jesus chama você batendo a porta do seu coração, atenda ao seu chamado, não adie, não deixe pra amanhã, reconheça que sua maior necessidade é deixar com que Ele faça parte de sua vida, confie Nele, pois esta é a fé que salva.

Autor: Aldir Silva De Oliveira


Artigos Relacionados


O Milagre Requer Renuncia

ReflexÃo Do Evangelho De Mc 10,46-52 – Cego Bartimeu

Marcos 10 - 46 - Bartimeu, O Milagre E Suas Implicações

O Cego

Oração Pra Jesus

A Confissão De Pedro.

'em Busca De Um Grande Milagre'