Vitaminas do Complexo B diminuem o risco de Doença de Alzheimer



A quantidade de casos da Doença de Alzheimer está crescendo a um ritmo sem precedentes. E as estatísticas prevêm que esse número dobre até o ano de 2030. Esta nova notícia internacional sobre a Doença de Alzheimer faz com que as Comunidades Médica e Científica considerem isso como um dos pontos mais importantes em se falando de saúde e crises sociais do século 21.

Há muita confusão sobre os fatores que levam ao Alzheimer, e também sobre o que pode ser feito para prevenir e reduzir o risco de se desenvolver essa doença insidiosa. Profissionais de Saúde Natural entendem que a má alimentação contribui seriamente para o aparecimento desta doença, e que portanto ela pode ser evitada. Além de dietas adequadas, novas pesquisas estão começando a criar luz sobre um super nutriente, que pode ser a chave para a prevenção: A Vitamina B12.


Homocisteína em altos níveis dobra o risco da Doença de Alzheimer

A homocisteína é um aminoácido presente no nosso organismo que comumente passa a ficar em excesso, devido a uma dieta rica em fontes de carne e proteína. Uma pesquisa publicada no New England Journal of Medicine demonstrou que níveis elevados de homocisteína aumenta em duas vezes o risco da doença de Alzheim. A Vitamina B6 (piridoxina) e a vitamina B12 são conhecidas por reduzirem drasticamente os níveis de homocisteína no sangue, diminuindo os risco da doença.


Deficiência de Vitamina B12 associada à Doença de Alzheimer

Evidências científicas estão mostrando que uma deficiência de vitamina B12 pode estar ligada a um grande risco de se desenvolver o Alzheimer. Os resultados de um estudo divulgado na revista Neurology estudaram a fundo os níveis de homocisteína e vitamina B12 em idosos. Eles descobriram que para os casos de elevados níveis de homocisteína no sangue, o risco de Alzheimer aumentou em 16%. Da mesma forma, o risco diminuiu
2% a cada aumento de uma unidade de concentração de vitamina B12 no sangue. Sabe-se que a concentração de vitamina B12 pode tornar-se perigosamente baixa com a idade, e representa um fator significativo no desenvolvimento da doença de Alzheimer.


O encolhimento do cérebro reduzido pela metade com Vitaminas B

O encolhimento do cérebro com o avançar da idade é considerado normal pela medicina moderna, mas os cientistas foram capazes de mostrar que a diminuição pode ser interrompida e reduziu com altas doses de vitaminas do complexo B. Pesquisadores da Universidade de Oxford fizeram testes em participantes voluntários com as vitaminas do Ccmplexo B por um período de dois anos, e descobriram que eles foram capazes de reduzir o encolhimento do cérebro em 50%, em comparação a um grupo que recebeu placebo. Os autores do estudo concluem: "É nossa esperança que este tratamento simples e seguro irá atrasar o desenvolvimento da Doença de Alzheimer..."


Proteja-se com redução de carne e suplementação com vitaminas B

Mais do que suficientes evidências demonstram que a má alimentação e a falta de vitaminas do complexo B representam fatores de risco independentes para o desenvolvimento da Doença de Alzheimer. Você pode diminuir o risco de desenvolver esta doença ao fazer uma dieta pobre em proteínas animais (podem até cogitar uma dieta vegetariana), para restringir a produção de homocisteína.

Também cortar ou reduzir açúcar e carboidratos processados, em favor de uma dieta repleta de vegetais frescos e naturais, nozes, sementes e gorduras Omega-3. Dê preferência a alimentos orgânicos ricos suplementos vitamínicos do complexo B, e diariamente, verifique os seus níveis de homocisteína no sangue.

Pesquisa confirma que a dieta é o fator de risco isolado mais importante que leva à doença de Alzheimer. Muitos estudos estão mostrando que as vitaminas B são fundamentais para a saúde do cérebro e que podem prevenir a demência na terceira idade. Enquanto toda a família de vitaminas do complexo B protege o cérebro, mais estudos se concentram em Vitamina B12, também chamada de Cobalamina, e também a vitamina B6. Reduza o seu risco de Alzheimer, modificando sua dieta e complementando-a com as vitaminas B, reduzindo fatores de risco, prolongando a sua vida.
Autor: Rafael Silva


Artigos Relacionados


O Portador De Alzheimer E O Exercício Físico

MemÓria Boa Ou Fitinha No Dedo

A Escolha Pelo Vegetarianismo

Entendendo Os Alimentos E Alzheimer

O Cuidado Aos Portadores De Alzheimer

A Importância Da Vitamina D

A Percepção Do Enfermeiro Frente As Dificuldades Do Portador De Azheimer