‘Ávi Serra!’ Os alhos e bugalhos da atual Educação?



‘Ávi Serra!’ Os alhos e bugalhos da atual Educação?

Nosso escopo se pautará em instantâneas reflexões no que fere a administração educacional de nosso honrado governo de São Paulo. Seu comando é ‘alhos ou bugalhos?’
Não é simples dirigir um Povo, Estado, País. O que não quer dizer que seja impossível criar leis que sejam sensatas para a maioria dos cidadãos. Educação, dizem vários intelectuais, é a base para um povo ser menos ignorante, mais crítico. Nossos líderes de governo estariam a proporcionar isso?
O governo de José Serra tem nos dado aulas excelentes sobre Tirania no tocante a educação e, principalmente no que tange ao professorado. Professor para ele ao que parece, é sinônimo de capacho, idiota, banal. Concordam? Estudaram para isso?
As propagandas que tem sido exposta em prol a educação, não passam de devaneios, de números para ‘inglês’ ver. Divulgações precipitadas de cunho político visando uma possível eleição a presidência. O povo como sempre está alheio a tais merchandisings, acredita que tudo é realmente verdade e que este governo é o que melhor temos no momento para a presidência da república. E, pior, tem ‘professor’ que também crê nisso! ‘Salve-nos destas mentes impuras que não lêem nem bula de remédio! Sai desse corpo que não te pertence bando de rezingues que não lutam por seus Direitos!’. Sarabanda!
Agora, a ‘educação’ tem categoria? ‘F’, de faz de conta que você é professor, ‘ta ligado?’ A ‘L’, de livre, você já era meu amigo! Não é mais professor. Tente vender seu diploma na Rua 25 de março. Dez reais, valor que o sindicato dos professores cede para estes se alimentarem quando tem manifestação. Povo organizado! Ah! Está faltando a ‘Ó’, de otário. Não venda seu diploma na rua à qual citei logo acima, o governo Serra manda te prender. Dica: se tiver dinheiro faça um churrasco e o queime longe de um político qualquer. Sei que será difícil! Tem também os Efetivos, que tem tomado há anos no ânus. Muitos até gostam. Para quê greve? O Serra diz que é coisa de arruaceiros que não tem o que fazer. Coisa de docente vagabundo.
Com o ‘salário’ que ele nos paga, nem isso somos! Já viram e ouviram na TV? “O professor é dez! O ensino é dez!”. Esqueceram de dizer que estamos há dez anos sem reajuste! Sabiam? ‘Ávi Serra! O imperador!’. Nosso futuro presidente da república! Se ele faz isso com a Educação que dirá com o resto. Se é que sobrará algo.
É mentira que o ‘professor e o ensino público são dez’. Na verdade, busca-se melhoria na Educação visando boa formação de professores e alta na qualidade de ensino. Resultados estes que serão plausíveis daqui a mais ou menos 60 a 80 anos. Enquanto isto caros cidadãos, as apostilas e as supostas melhorias curriculares não são de bom nível. A estrutura do bônus é passível de grandes gargalhadas. Vários professores estão sem poder lecionar. E, para seu conhecimento, nem mesmo Doutores em Universidades Públicas ganham seis mil reais. Pergunto: na Educação, São Paulo está cada vez melhor? E mais, as municipalizações escolares que tem ocorrido em massa é uma forma de proferir aos prefeitos: ‘virem-se, o Estado não tem mais nada haver com os problemas do Ensino!’. Bugalhos ou alhos?
Para findar, nossas breves análises tiveram como intenção demonstrar o outro ‘lado da moeda’ da educação em São Paulo. Não foram estabelecidos todos os problemas. Garanto que ao vivo, tem muita sujeira! Meu partido caro leitor é o da Consciência Cidadã. Dos Direitos e Deveres para com o Ser Humano em si. Não tem sorriso fabricado. Não tem mundo de faz conta. Não vim para salvar o mundo. Vim para colocar fogo na mesmice humana.

 

“... a juventude passa... A ignorância pode ser sanada, já a estupidez, é eterna!”. (Aristófanes. Filme: clube do Imperador)


Autor: Bessani, Dinaldo


Artigos Relacionados


Por Que O Nada Existe? É?

A Não Filosofia Da Educação E A Inquisição Escolar

O Que Você Está Fazendo Hoje Para Benefício Do Seu Futuro?

Por Que A Voz Do Povo Não é A Voz De Deus?

A Filosofia Aos Domingos Existe?

Se For Assim, A Filosofia Não é, Melhor Sem?

Direitos? Fala Sério! E O Dever?