Relexões sobre a Educação de Jovens e Adultos



O texto 1 EDUCACÃO DE JOVENS E ADULTOS: Algumas reflexões, faz um apanhado geral sobre a transformacão que a EJA vem sofrendo ao longo de sua existência, precisamente através de grupos latino-americanos.
Essa transformacão da Educacão de Jovens e Adultos para Educacão Popular se mostra interessante e necessária na medida que abarca diversas áreas do cotidiano dos educandos, tornando-os verdadeiros protagonistas do processo ensino-aprendizagem.
Na perspectiva de Paulo Freire os educadores e educadoras não deveriam se portar em sua prática como depositários de temas e estudos em jovens e adultos suposta e errôneamente identificados e julgados vazios em sua essência e meros receptores de conteúdos.
A Educacão Popular em sua dimensão abrange todo o universo das classes populares, dos jovens e adultos ditos excluídos, buscando a conscientizacão dos mesmos, abre ou deveria abrir espaços para manifestaçao das experiências vividas por eles, orientando-os para um posicionamento mais consciente de seu papel na sociedade. Chama a atencão para a necessidade de humanizacão do processo, do trato menos político e mais humano na prática pedagógica.
Essa humanizacão só é possível quando nos aproximamos desses sujeitos procurando nos aprofundar em suas realidades.
Ao longo da leitura do texto 2 - PENSAMENTO PEDAGÓGICO EM NOSSA AMÉRICA, vamos conhecendo um pouco do pensamento dos autores latino-americanos, dentre eles destacamos o brasileiro Paulo Freire, fazendo um comparativo entre as duas leituras, percebemos que em ambas se faz presente a questão da história, não a leitura de meros fatos históricos e sim como a educacão se faz ao longo da história, principalmente dos sujeitos que estão inseridos nestes diversos grupos populares, quais trilhas foram percorridas, para podermos compreender esse processo de mudança nos dias atuais.
Os autores enfatizam a diversiade dos povos, não como algo que os distância e separa, mas uma diversidade que age como elo de ligacão entre estes povos. Possibilitando a circulação de conhecimentos e culturas diferentes entre si, sem priorizar uma em detrimento de outra. Tampouco deve-se ignorar os pensadores europeus, norte-americanos ou asiáticos como também se faz desnecessário elevá-los ao posto de dominantes.
Para Manoel Bomfim, brasileiro, a soberania de um povo anula-se no fato de ter que se submeter a protecão de outro.


Referências:

ROMÃO, José Eustáquio e GADOTTI, Moacir. Educação de Jovens e Adultos ? Teoria, Prática e Proposta, São Paulo: Cortez, 2001.
Streck, Danilo R. (Org.) Fontes da pedagogia latino-americana : uma antologia. ? Belo Horizonte : Autêntica Editora, 2010.

Autor: Margarete Melo


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