Homossexualidade: uma abordagem clínica



A homossexualidade é um assunto polêmico e complexo, que é objeto de vários pontos de vistas, como, por exemplo, científico, religioso e jurídico. No âmbito da ciência, é uma condição; não é doença e, nas sociedades democráticas capitalistas, como é o caso do Brasil, é crime discriminá-la...
A pessoa homossexual é aquela que possui atração sexual por outra pessoa do mesmo sexo. Ainda existe o bissexual, aquele que se atrai pelos dois sexos. Mas é bom enfatizar que existem indivíduos masculinos que possuem gestos femininos, e mulheres que se comportam como homens, que não são homossexuais (a ser discutido em outra ocasião).
Há relatos de casos de indivíduos que procuraram uma clínica de Psicanálise. O paciente A é homossexual convicto. Desde os dois anos de idade os seus pais já o achavam diferente dos demais meninos. O seu pai não lhe dava muita atenção e era grosseiro. Já a mãe, exagerava nos afetos. Depois de adulto, ainda com medo de se assumir, namorou com mulheres, mas a sua orientação sexual foi mais forte. Assim, tudo indica, enquanto possibilidade, que esse paciente se identificou com o gênero da mãe, mulher, rejeitando o comportamento masculino. A partir daí, a sua orientação foi homossexual.
O paciente B sente atração por outros homens. Assume - se como gay, mas possui uma neurose (pequeno conflito), pois, tem dúvidas sobre a sua homossexualidade, desde quando, sente atração por mulheres. Quer um tratamento psicanalítico para resolver esse problema. Neste caso há três hipóteses: primeira, o paciente pode ser bissexual, isto é, sente atração pelos dois sexos; segunda, pode não se aceitar como homossexual, em função de uma discriminação que sofre de todos os lados da sociedade, incluindo sua família; terceira, é heterossexual (aquele que sente atração por pessoa de sexo diferente), ou seja, a sua homossexualidade foi forçada em função de diversos fatores, que serão revelados ao longo do tratamento.
A paciente C sabe que é lésbica, mas não se assume. Fica com receio de ser rejeitada pela família, pelos amigos e pela sociedade. É feminina, não se comporta como homem, todavia sente atração por mulheres. Afirma que procurou um psicanalista para ter coragem a se assumir para todos, principalmente para a sua família.
Os três casos relatados revelam que o homossexualismo é um assunto inconclusivo. No ponto de vista clínico, cada caso é cada caso; se leva em consideração diversos aspectos de cada indivíduo.

Autor: André Luiz Alves De Souza


Artigos Relacionados


Série Dicas De Sedução, Conquista E Relacionamentos - Dica N° 2

Homossexualidade Adolescente

Sobre A Homossexualidade

União Homoafetiva

Homossexualidade: Como A Tendência Homossexual Se Desenvolve

Homossexualismo - Como A Tendência Homossexual Se Desenvolve?

Homossexualidade Enrustida Na Adolescência.