Resenha do Filme



Quase Deuses

QUASE deuses. Direção: Joseph Sargent. Roteiro: Peter Silverman e Robert Caswell. Produção: Mike Drake e Julian Krainin. Interpretes: Alan Rickman; Mos Def; Mary Stuart; Kyra Sedgwick e outros. Hollywood, EUA: HBO, 2004. 1 DVD (110 min.), son., color.

O filme Quase Deuses narra a história real de Vivien Thomas, um afro-americano que sonhava em ser médico e que recebeu esse nome por um erro de sua mãe ao achar que seria uma menina, e quando veio ao mundo a papelada já estava pronta então resolveram deixar assim.
Quando Vivien já estava crescido, ele conseguiu um emprego como faxineiro na Clinica Veterinária do Dr. Alfred Blalock e com muito esforço, tecnicidade e dedicação logo se tornou auxiliar. Mesmo com dificuldades e muitas vezes passando por humilhações, juntamente com o Dr. Alfred, Vivien faz importantes descobertas na medicina. Toda experimentação da dupla com cachorros, muitas vezes incompreendida, fazia-se necessária e com muita persistência conseguiram fazer primeira cirurgia cardíaca do mundo.
Apesar de sua genialidade Vivien vivia a sombra das aclamações por ser negro, e sua tristeza era visível dada ao não reconhecimento de seu trabalho e a discriminação freqüente, assim não conseguiu cursar medicina. Toda sua genialidade só foi reconhecida tempos depois com o ganho de um tardio prêmio.
No filme é bastante visível racismo e preconceito. Os negros eram discriminados, separados como raça inferior vivendo numa liberdade "escravizada". Por Vivien ser de família de classe social baixa, não tinha escolaridade, não poderia freqüentar ambientes destinados à elite branca, até mesmo dentro de instituições públicas. Porém sua história de vida é incrível pois foi um negro que superou adversidades incríveis em nome de seu sonho.
Portanto, o filme é uma história muito bacana que deixa uma lição de vida para aprendermos como agir em certas situações e também nos mostra como vencer na vida, lembrando-se sempre a importância de persistir no que queremos.


Autor: Sâmia Barreto


Artigos Relacionados


Quase Deuses

Eu Só Acredito Em Deuses Que Dançam

Mãos Talentosas

PrÊmio Nobel Da Guerra

O Melhor Final De Filme De Todos Os Tempos

Resenha Do Filme ''preciosa Uma HistÓria De EsperanÇa''

Reflexão: Racismo No Brasil