A ABORDAGEM CONSTRUTIVISTA, O LÚDICO E O APRENDIZADO



A ABORDAGEM CONSTRUTIVISTA, O LÚDICO E O APRENDIZADO Autora: Elisa Oliveira da Conceição RESUMO: Este artigo trata de forma breve sobre a abordagem baseada na Teoria do Desenvolvimento de Jean Piaget, sobre os processos de conhecimento do ser humano e que se apóia na idéia de que este se dá através da interação entre organismo e meio. Além desse aspecto, entender que o lúdico pode tornar o processo de aprendizagem mais eficaz e desse modo, tornar a criança um ser ativo na construção do seu conhecimento. ABSTRACT: This article deals briefly about the approach based on development theory of Jean Piaget, knowledge about the processes of the human being and which rests on the idea that this happens through the interaction between organism and environment. Apart from this, understand that the play can make the learning process more efficient and thereby make the child an being active in building their knowledge. INTRODUÇÃO: Através de estudos e pesquisas percebe-se nitidamente que a ação lúdica tem o "poder" de permitir que o educador introduza no contexto educacional conteúdos escolares indispensáveis ao aprendizado e ao desenvolvimento intelectual de uma forma mais dinâmica. Contudo, para que essa ação seja possível e torne-se verdadeiramente eficaz, se faz necessário adequar as atividades lúdicas ao conteúdo que será emitido, considerando que cada ação presente neste processo está relacionado a uma área específica da inteligência a ser desenvolvida e estimulada. DESENVOLVIMENTO: Almeida (2003, p. 11) entende que: O ser humano nasceu para aprender, para descobrir e apropriar-se de todos os conhecimentos, desde os mais simples (levar a colher à boca) até os mais complexos (criar e solucionar problemas), e é isso que lhe garante a sobrevivência e a integração na sociedade como ser participativo, crítico e criativo. O ser humano, através do processo de aprendizagem, sendo este dentro de uma sala de aula ou não, deve tornar um cidadã o apto a relacionar-se com o mundo cujo qual faz parte. Segundo Piaget, o processo de adaptação dá-se através de dois elementos básicos: a assimilação e acomodação. O processo de adaptação, em algum momento à procura de estabilidade, e em outros a mudar. O educando deve estar apto a mudar, a entender, conhecer e ter novas experiências que o tornem um cidadão que possa sempre estar desenvolvendo-se intelectualmente. A idéia principal da abordagem piagetiana era que "a lógica de funcionamento mental da criança é qualitativamente diferente da lógica adulta". ABORDAGEM CONSTRUTIVISTA: A implantação da abordagem construtivista nas escolas deu-se na década de 80. Nessa abordagem, o objetivo do professor era o de favorecer a descoberta individual, não determinando a velocidade e a forma de construção do conhecimento para o educando. Os conceitos colocados pela abordagem Construtivista sugeriam que o aprendiz compreendia o mundo através da sua percepção, construindo significados para este mundo. Estas novas idéias tinham no suíço Jean Piaget o seu maior expoente. Sua pesquisa focaliza-se nas estruturas internas e processos que proporcionam a aquisição de conhecimento pelo indivíduo e seus estudos têm como ponto inicial a Teoria dos Estágios de Desenvolvimento Cognitivo, onde Piaget afirma que "a forma como uma pessoa representa o mundo - as estruturas mentais internas ou esquemas - muda sistematicamente com o desenvolvimento". Ou seja, a criança desenvolve a capacidade de pensar em termos de hipóteses e possibilidades, começando a aparecer o raciocínio científico em sua forma sistemática. CONCLUSÃO: Assim, nota-se que unindo o lúdico e o processo de abordagem construtivista tem-se maior possibilidade de que o educando construa o seu próprio ponto de vista seja capaz de raciocinar e criar hipóteses, questionando e até mesmo criando soluções para problemas que porventura venha confrontar, tornando-o um cidadão crítico. Desta forma o educador deve auxiliá-lo para que isto se torne algo real. REFERÊNCIAS: ALMEIDA, Paulo Nunes de. Educação Lúdica: Técnicas e jogos pedagógicos. 11ª Ed. São Paulo: Ed. Loyola, 2003. FONTE: . Acesso em 12 de março de 2011. Acesso em 12 de março de 2011. Acesso em 12 de março de 2011.
Autor: Elisa Oliveira Da Conceição


Artigos Relacionados


Construtivismo

Construtivismo Como Prática Educativa: Esboçando Algumas Idéias

Teoria Da Aprendizagem: Jean Piaget

A OrganizaÇÃo Do EspaÇo FÍsico Escolar E Suas InterferÊncias Na Aprendizagem Da CrianÇa

Os Estágios Do Desenvolvimento Do Conhecimento: Segundo Piaget

Lúdico E Sua Definição

VisÕes Piagetiana E Vygotskyana Do Comportamento Humano